quinta-feira, 29 de março de 2012

Anistia



Com a criação da Comissão da Verdade, fala-se que os torturadores e assassinos do período de destruição das brechas do sistema são anistiados e não podem ser acusados, processados ou presos.

Eu penso aqui na minha ignorância. Anistia não é o que se dá a uma pessoa que foi presa, julgada e condenada? Anistia não é uma espécie de perdão? Como é que se anistia quem não foi acusado, nem é condenado? Prender, julgar e condenar não é condição pra se anistiar? Mesmo os exilados foram presos e condenados.

Posso estar enganado, mas me parece muito esquisito isso. Se eles querem ser anistiados, que se apresentem como criminosos. Senão, como obter uma anistia? O que acontece é cumplicidade com os crimes, isso sim, é o que me parece. Proteção devido aos “serviços prestados”. Mais uma mentira, mais um deboche. Mais uma falta de dignidade.

Nós todos feitos de otários, mais uma vez. 

6 comentários:

  1. Documentário ESSENCIAL para todos aqueles que lutam por um mundo mais justo.

    http://www.youtube.com/watch?v=KphWsnhZ4Ag&feature=share

    legendas em português no botão CC

    ResponderExcluir
  2. Concordo, mas esse documentário me parece mais uma síntese do Zeitgeist Addendum e do Zeitgeist Moving Forward.

    ResponderExcluir
  3. Como fazer para chegar de onde estamos à sociedade proposta? É preciso levar em conta bilhões de abandonados, ignorantizados, conduzidos como gado, reduzidos à barbárie. A proposta é bela, mas os grandes cães não largam o osso assim, não. É preciso uma proposta clara de como fazer isso a partir da realidade que nos rodeia, senão é só um sonho. O trabalho acontece, todo o tempo.

    ResponderExcluir
  4. A resposta de como mobilizar a grande massa para realizar essa e tantas outras proposta é o que muitos se perguntam todo o dia e não conseguem (ou conseguimos) encontrar. Quem encontrar essa resposta um dia terá o potencial de mudar a história da humanidade, mas, até lá, acredito que devemos nos nortear por boas propostas como essas.

    ResponderExcluir
  5. O grande problema para a implementação de propostas realmente transformadoras para a sociedade, como a do vídeo postado, é o de como realizar o processo de transição. Particularmente acredito que, diante da atual realidade, onde a elite financeira possui tanto poder em mãos, somente após um colapso socioeconômico global (o que acho não estar muito longe de ocorrer) é que as massas reagirão no sentido de buscar algo novo e revolucionário. E o que vai restar aos mais esclarecidos, após tal colapso, é tentar informar o restante da população, aliás, este trabalho de informar a população já está em ação pelo mundo todo potencializado pelo uso da internet. O mais dificil é fazer as idéias alcançarem as classes mais baixas (maioria), isto deveria ser melhor trabalhado pelos movimentos sociais. E se não fizermos do jeito certo, o sistema acabará se reerguendo, em meio a guerras e promessas de reformas estruturais, como já fez no mínimo em outras três ocasiões anteriores em que colapsou. Sendo que as ultimas duas vezes resultaram em guerras mundiais e reformas no sistema capitalista, como o keynesianismo e neoliberalismo, que só serviram para adiar os problemas e desembocar em outra grande crise, a de 2008, que ainda não atingiu seu ponto máximo e tem tudo para ser a pior de todas.

    ResponderExcluir

observar e absorver

Aqui procuramos causar reflexão.