quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Desmatamento amazônico, degradação social.

Agora tá a três campos de futebol oficial por minuto. Mil, quinhentos e quarenta por dia, cento e seis mil e duzentos campos de futebol por mês. Falo do desmatamento na Amazônia, índice nunca dantes alcançado. Mais uma vitória desse governo capacho de interesses empresariais estadunidenses. O governo anterior, pelo menos, era só toalha de mão, servidor, mas não tão capacho assim. Por isso mesmo é que foi retirado: enquanto servia os colonizadores, encarnados no "mercado", sobretudo o financeiro, sem se opor ao saque cotidiano das riquezas brasileiras, investia migalhas na população mais pobre, historicamente roubada em seus direitos, desde que direitos foram criados nas instituições do Estado. Isso, a longo prazo, criaria condições de entendimento da realidade e poderia dificultar as regalias na exploração, criando senso crítico e resistência inteligente na população. Mas, sem tocar nos privilégios banqueiros, sem regular as comunicações do país, tomadas pela mídia comercial, empresarial, privada, sem regular nenhum setor estratégico, sem investigar a fundo os acontecimentos durante os governos militares, sem questionar a dívida "pública" criminosa que rouba metade do orçamento nacional todo ano, ficou fácil pros verdadeiros poderes derrubarem essa falsa "esquerda" dos cargos de mando. O que fizeram com sua incompetência, com seu vôo de galinha, com sua arrogância, foi preparar o caminho pra essa corja descarada que está cumprindo as ordens de reduzir a nação a uma colônia conformada com seu destino de escravidão, miséria, ignorância e, por conseqüência, violência e criminalidade, a começar pelo próprio aparato público e os crimes de Estado contra sua população, seu patrimônio, suas riquezas e sua soberania.

A área de preservação ambiental, o Parque Nacional do Xingu, sob o cuidado dos povos originários, não foi tocada. O governo capacho adoraria acabar com esse parque e com todas as terras indígenas do território nacional, seria uma tremenda puxada de saco nos exploradores do norte, aos pés de quem rasteja constrangedoramente a "autoridade máxima" deste país e seu grupo institucional - secretários, ministros, assessores, parlamentares, empresários, grupo elitista, escravista, anti-social, a fina flor da ignorância, da agressividade, do teleguiamento ideológico, da colonização mental e da truculência vingativa. A fina flor da indiferença com o sofrimento de milhões que só vem aumentando, com todas as medidas tomadas até agora por isso que ainda chamam de "governo".

As projeções nefastas, macabras, a médio e longo prazo. As de curto prazo já se vêem nas ruas, na quantidade de desabrigados, mendigos, drogados, abandonados sociais. Já há conseqüências, previstas e acontecendo, demonstrando a realidade das projeções com base no que está sendo feito. Violência do Estado e nas ruas, quadrilhas de bandidos pra todo lado, traficantes, milicianos, grupos se formando em empresas dos mais variados crimes... e o exemplo dado de cima dos poderes públicos.

É preparar o lombo, a criatividade e a resistência. 


3 comentários:

  1. todos que conheço não sabem o valor que tem a terra! não sabem nem quanto m² tem 1 hectare. Não sabem que existem propriedades, com um único dono, maiores que alguns países da Europa.Vivem como pombos na cidade. Alguns por opção,mas outros sem noção.
    Você foi corajoso em seguir sozinho para sua verdade! eu, nem tanto.

    ResponderExcluir
  2. Bottlecaps | Learn all about Red Wines

    We at Bottlecaps are all about drinking wine and feeling fine. After all, we offer 360 degree e-commerce liquor solutions from where you can also order your favorite liquor online.

    ResponderExcluir
  3. Atlantic System is the top point-of-sale system for liquor stores. Atlanticsystem is the most often used POS software for liquor stores.

    ResponderExcluir

observar e absorver

Aqui procuramos causar reflexão.