OBSERVAR E ABSORVER -
observareabsorver.em@gmail.com
- Pra ver o trabalho, com dimensões e preços, clique no link abaixo de "Ver o trampo".
quinta-feira, 7 de abril de 2011
"Uma breve noção da dimensão humana" ou "o ridículo do orgulho e da superioridade"
O cara dá bem a nossa dimensão humana. E demonstra a pequeneza do pensamento convencional, o ridículo do sentimento de superioridade, o primarismo do preconceito e a precariedade das "verdades".
Magnifíco, revelou nossa estúpidez humana, ou melhor, de minorias que por terem bens materiais se acham donos do mundo, até se fosses seriam tão minúsculos à beira do ridículo, no meio desse infinito!! Valeu Eduardo, poste mais vídeos das suas ideias, são muito produtivas!!!
É só olhar pro céu à noite, quando estiver em lugares pouco habitados pelo homem (infelizmente, só esses lugares, ainda, estão a salvo da poluição)... e tem-se uma lição de humildade.
Olá Eduardo acompanho seu trabalho aqui de Fortaleza, Ceará. Ótimas idéias, verdadeiramente profundas e reflexivas. Cara queria que você desse sua opinião sobre o caso de Realengo no Rio de Janeiro, não especificamente ele mas que ele fosse a chave para você abrir uma reflexão sobre a formação de pessoas,seres humanos em todo mundo, já que vivemos hoje numa sociedade cujo maior investimento é centrado para tecnologia,computadores e não para formação de pensadores,pessoas. Obrigado e Continue com o trabalho .
Oi Eduardo, acabei de ver um vídeo seu, que seria uma previa do documentário.
Cara, só tenho a te dizer uma coisa, foi bom te escutar. Continue assim e vc é mais uma manifestação de outros sites que sigo para passar o tempo livre entendendo as coisas. Só uma sugestão, se o documentário ainda esta em fase de gravação ou seleção de conteúdo, tenho uma ideia, gravem em locais mais silenciosos, num bar tranquilo, não sei. Consegui te escutar, mas sem o som dos transportes sinto que ficaria melhor. Se puder, põe tbm um pouco de arte, digo, plástica, algo assim no documentário, para dar uma calmaria à mais na coerência visual do todo.
Assisti outro vídeo. rs Mais uma vez gostei de te escutar. Vc esta sem camisa e fala do sitema, da arte, um pouco de sua vida, que fez Direito.
Agora me veio uma idéia. Como gostei de sua crítica, queria ver um vídeo, ou no próprio documentário, ou um texto, em que você fale do sistema jurídico, dê uma lapada na consciência sobre essa questão. Estou cursando Direito, entrei recentemente, estou no 1º período, cursou até que período?
Ressalto uma outra coisa. Curso direito, estou gostando, mas minha maior paixão msmo é a fotografia, se eu pudesse vivia fotografando.
Mas, minha ideia é ter dinheiro para mais tarde fotografar o que quero, para não ser abargantado pelo corporativismo e pelo egocentrismo de um mercado.
Na faculdade eu cursei, mesmo, só o primeiro período. Depois, minhas atividades se viraram pro movimento estudantil - ainda era ditadura -, os debates, as assembléias, os encontros, os festivais. Em pouco tempo eu saía a campo, pra pesquisar a vida, fora da academia. Anos depois, já fazendo artesanato, voltaria a freqüentar as universidades, mas não mais como estudante. Com o tempo, percebendo o processo de despolitização estudantil, de alienação e de virada pra os objetivos do "mercado", parei, porque me dava tristeza ver aquilo.
Ei Eduardo, você conhece o movimento Zeitgeist? É um movimento social de escala mundial, que advoca conceitos sobre mudança social. Acho que tem tudo a ver com suas ideias...
http://www.youtube.com/watch?v=4Z9WVZddH9w (para ativar a legenda é só clicar em 'cc' bem embaixo do vídeo)
Hum. Sería interessante você postar em um vídeo ou texto sobre isso. Mas que objetivos do mercado tiveram alvo os futuros operadores do direito na carreira jurídica? Além da ideia de status social.
Num certo vídeo, você disse que era menos de 0,1% da humanidade que estava destruindo a biodiversidade, sendo a culpa restante ficando para as grandes corporações... Onde você viu esse dado estatístico?
Grupo (ou Clube) de Bilderberg, pesquise. Leia Daniel Estulin, pesquisador a respeito - ele é chato e traumatizado com o comunismo, o pai foi da KGB e caiu em desgraça no sistema e ele não consegue separar as coisas. Mas o trabalho a respeito dessa elitezinha que ele fez (e acho que ainda faz) é de se levar em conta, apesar de alguns desvarios. Há outras e muitas fontes, além dele, que é apenas o mais obstinado. Projeto HAARP, ou Jesse Ventura (ex-combatente e ex-governador de Minnesotta), esse tem vídeos no youtube. Vai no IBGE ver as estatísticas populacionais, a posse do território, a força privada sobre o Estado. Como disse Milton Santos, qualquer um com uma curiosidade mais aguçada, hoje em dia, pode ver como o mundo funciona. Abraço.
Menos de 0,uns por cento construíram e mantêm essa estrutura social insana, injusta, perversa, escravizante, alienante, doentia e suicida, usando sua concentração de poder pra colocar os Estados e a coletividade a seu serviço. As grandes corporações e empresas transnacionais PERTENCEM a este número ínfimo de pessoas que se sentem donas do mundo, superiores a todos os demais seres humanos, revelando, ao contrário, sua própria desumanidade.
salve eduardo!!! cara voce citou esse "Bilderberg" eu tava vendo uns vidios no tube sobre a teoria iluminatis e apareceu esse "Bilderberg" é um lance muito loko d acreditar... mais que tem tudo a ver...e tem a nova ordem mundial tambem que pelo jeito essa elitezinha q voce fala ta envolvida...cara é complicado em... muito bom esse video , eu ja vi entrevistas dele ele é de boa...filosofia né , é o que tambem falta pra massa...
Grupo Bilderberg - Conspiração Illuminati http://www.youtube.com/watch?v=IiZaCMAsDKA&feature=PlayList&p=F5744BD4332FB780&index=0&playnext=1
Zaithgaist... Será tudo uma verdade angustiante? Se é assim, o que o povo pode fazer sem educação e instução? Sendo alienados por uma educação que não mostra essas realidades, quando tudo esta forjado e se fosse pra combater esse sistema tería de ser necessário uma conscientização massiva desde ontem a esse respeito? ...
Parece tudo tão evidente, o projeto de lei Azeredo... Ate quando vc pode ter certeza por exemplo, que blogs como este e outros não sumirão na hospedagem?!
Sou Thales 19 anos , tenho orgulho de ter um pensador como você em meu país, pois seus textos só ajudam a confirmar as coisas que nós jovens vemos no Brasil de hoje...e no mundo também. Continue assim , seguindo seus ideais , que você é um grande artista, e com certeza deixará marcas na história, grande abraço Thales Von-Held Cabral.
Achei incrivelmente simples a forma como ele expressou algo de tão grande valor! Perfeito!
Logo no início, alguém citou o Carl Sagan. Aquele vídeo é apenas um trecho de 5 minutos de um documentário criado por ele no fim da década de 70 que tem 13 episódios, cada um com 1 hora de duração, e que se chama COSMOS.
Vale a pena ver e se inspirar no que é realmente humano, sobre os humanos!
Obrigado por compartilhar tanto material legal, Eduardo! Abraço!
Ainda somos proprietários do planeta por estarmos em uma condição evolutiva primitiva, faz pouco que descobrimos nós mesmos, eu ou ego, a espécie que sabe que sabe. Ainda somos idéias novas para nós mesmos e, realmente, é magnífico. Vários homens já estão mais ativos e agora olham os mais pacivos. formadores de opniões como ativos e políticos partidários como exemplo de pacivos. Tranquilo, estamos no caminho, parece lógico que em 'outra vida' já passamos por condições inferiores e iguais aos pacivos de hoje. Estamos abrindo nossos olhos e assumindo nossa responsabilidade de mostrar, sem querer convencer, que existe outras possibilidades mais eficientes e tranquilas de convivência com tudo que existe. Cada um na sua espiral evolutiva.
Tenho muita vontade de passar uns dias aí contigo trocando umas idéias! abraço!
A questão é por onde agir. Também não me encaixo na direita e muito menos na esquerda. Agora, uma pergunta que eu sempre faço é "O ser humano adulto já "ignorantizado" (utilizando seu próprio termo) pode entrar num processo educacional para compreender toda a complexidade da estrutura social em que vive e adquirir valores mais humanos?" Eu tenho a opnião (sem base científica) de que o processo de "ignorantização" é parcialmente irreversível em adultos. Tenho lido muito Jean Piaget e Lauro de Oliveira Lima. Um abraço,
Podi crê. Respeito sua opinião. Mas já vi o momento de "se tocar" em muitas fases da vida, por aí. Não se iluda com o corpo, temos todos milhões de anos. Aprender é a função, em todos os momentos. Na minha opinião, claro, que se baseia no meu sentimento. Mas isso é papo pra imeio, o endereço tá no cabeçário.
Me deu uma puta vontade de dizer as coisas que eu sei sobre isso, entende? Que Edwin Hubble foi quem comprovou a expansão do universo, blablabla, até porque eu adoro esse assunto. Claro, retardado ficar querendo provar que sei algo, se eu só sei porque gosto, e não sei porque quero que os outros saibam que eu sei. Maaaaas, eu sou contra algo: Ridicularizar-nos, quase que mostrando que não somos porra nenhuma no meio de tudo, mas, a importância não está no tamanho, assim como os elétrons tem uma massa desprezível demais, nunca ninguém viu um elétron, mesmo existindo o microscópio eletrônico que é foda pra caralho. E o que seriamos de nós sem os elétrons, sem o equilíbrio magnético? São minúsculos de extrema importância. O que me faz pensar que no universo tudo está em equilíbrio, tudo! maaas aí não partirei pra outro assunto, enfim, meu ponto de vista é não ridicularizar e não superestimar, mas sim, equilibrar. :}
Não se trata de ridicularizar a espécie, mas expor o sentimento de soberba que, por si só, é ridículo. Mas é tão estimulado pela cultura atual, superficial e implantada por estratégias de influências econômicas, com sua parafernália midiática, que a esmagadora maioria nem percebe e vive o inferno da arrogância, da busca de superioridades ilusórias e nada mais que aparentes e da frustração de múltiplas derrotas, com o sacrifício das partes mais bonitas e sagradas do ser.
Eh realmente frustrante reconhecer a forma de comportamento humano. Primeiro pq somos nascidos em um meio aonde toda a cultura, comportamento e aprendizado sao depois trocados pelo termo "natureza humana". Tudo que vimos e interpretamos como realidade nao vem de pensamentos livres, de opinioes proprias ou acoes autenticas. Todas as interpretacao dessa "realidade" sao condicionadas a serem comuns e generalizadas atraves do planeta, com uma base de certo e errado, bom ou ruim, deve ou nao deve, ser ou nao ser, aceitavel ou naum, etc. Usamos esse aprendizado de "como o mundo eh e funciona" para ditar o rumo de nossas decisoes e conceitos eliminando assim, abstratamente, qualquer possibilidade de mudanca coletiva.
Eu acho que fica uma visão unilateral dizendo que se trata apenas disso e pronto! Como se o que eu pensasse estivesse errado, mas, beleza, entendo o que quis dizer.
O que nós pensamos ESTÁ errado. Vamos nos aproximando aos poucos da verdade, percebendo erros, restabelecendo rotas. Não podemos ter medo das mudanças. Precisamos delas. A realidade que nos apresentaram é toda mentira, e vem com ameaças aos que não acreditarem. Observando bem, no fundo, é ridículo. Mas é padrão, e quem denuncia e não se submete, é maldito. Aos que têm espírito livre, bendita maldição.
Argumentando assim, você mergulha em um paradoxo. ''O que nós pensamos ESTÁ errado.'' Você se incluiu, e nem deixou em especifico qual pensamento, simplesmente, generalizou. Aí você lançou mais argumentos que se tornaram inválidos desde a sua primeira frase. Poxa Eduardo, concordo com você em muita coisa e você tem um feeling que faz funcionar o cérebro de pessoas que os desligaram a anos, entretanto, apesar de aceitar seu estilo de expor suas ideias, sou a favor de visões diferentes sobre tudo, inclusive sobre isso... ''A realidade que nos apresentaram é toda mentira'', você colocou a palavra ''toda'' que generalizou mais uma vez, dentro do silogismo, isso é uma falácia. Não só torna a frase uma falácia como a deixa sem brechas para outros pontos de vista, como se dizer: Nem toda realidade é de mentira. Fosse errado. Entende? Mas, é isso aí Eduardo, curto muito seus textos, visitei também seu blog de trabalhos que é style demais, espero não ter deixado nenhum sentimento de intriga. :}
Não disse que tudo o que pensamos está errado. Mas há muitos erros em nossas convicções, se levássemos isso em conta, aprenderíamos mais e melhor o que precisamos aprender. Eu me coloco incluído porque estou me referindo à minha humanidade, minha maneira de ver as coisas da coletividade onde me encontro e do indivíduo sendo eu ou qualquer outro. Se você vê falácia, é sua visão e eu respeito. Mas eu não acho, não. Aliás, isso é papo pra imeio, né? Aqui é "comentários". rs O endereço tá no cabeçário.
Assisti ao filme Zeitgeist e fucei um pouco mais sobre o movimento. Realmente o "projeto" final é maravilhoso, acho que é viável, sim! Seria muito interessante se esse tipo de informação e educação fosse mais massificado! Pra galera que frequenta o blog e não assistiu ainda, tirem 2he40min da rotina pra conferir, vale a pena!
Eduardo,
Parabéns pelo blog! Contém informações valiosas e profundas sobre às quais muitos de nós nos questionamos, porém poucos vão fundo!
Em relação ao vídeo, já havia assistido e re-assisti. Realmente é muito bacana a didática dele. Outras palestras dele também são muito boas.
Pra quem não conhece, o TED vale a pena conferir. www.ted.com - Diversos assuntos discutidos em palestras muito interativas e interessantes. Tem o site do Brasil também, vale a pena ver!
Penso que a realidade é o que queremos que ela seja. Uma observação mais consistente pode questionar se o que queremos é realmente nosso desejo ou se é um desejo "implantado" por outro em nós. Ter consciência desta situação já abre espaço para a reflexão. Não a mental, mas da intuição, de nossa essência. Do que realmente temos MEDO? O medo nos move...Qual pílula você vai tomar? A vermelha ou a azul?
Olho na TV Porque a tragédia me emociona Qualquer gosto que isso tenha
Como "ser assassinada pelo marido" "Afogado pelo oceano" "Baleado pelo próprio filho" "Ela usou um veneno no chá dele, E deu-lhe um beijo de adeus" É meu tipo de história Nunca é tão engraçado até alguém morrer
Não olhe pra mim como se eu fosse um monstro Despreze seu único rosto Mas com o outro Olhe como um viciado para a TV Olhe como um zombi Enquanto as mães seguram seus filhos E os assistem morrer Mãos aos céus chorando Por quê, por quê?
Porque eu preciso assistir a coisas morrerem À distância Vicariamente eu vivo enquanto o mundo inteiro morre Vocês todos precisam disso - não mintam
Então porque nós não podemos admitir? Então porque nós não podemos admitir?
Nós não daremos pausa até o sangue correr Nem os bravos, nem negrito Nem o mais brilhante de histórias contadas Nós não daremos pausa até o sangue correr
Eu preciso assistir a coisas morrerem A uma boa distância segura Vicariamente eu vivo enquanto o mundo inteiro morre Todos vocês sentem o mesmo.
Então porque nós não podemos admitir?
Sangue como a chuva caindo, Tambor no túmulo e no solo
Parte vampiro, parte guerrilheiro Carnívoro e voyeur Olhe para a transmissão Cante para a batida morta
La-la-la-la-la-la-la-mentira(4x)
Crédulos no melhor Seu desejo de acreditar em Anjos nos corações dos homens Mas puxe sua cabeça para fora da sua névoa hippie E ouça Não deveria ter que dizer tudo isso de novo.
O universo é hostil Tão impessoal Destrói pra sobreviver Então é, é assim que sempre foi...
Nós todos nos alimentamos de tragédia É como sangue para um vampiro
Vicariamente, eu vivo enquanto o mundo inteiro morre Muito melhor você do que eu... TOOL.
Oi Eduardo sou Fansaço seu e do seu trabalho vc tem me ajudado a me despertar a refletir melhor sobre o mundo sou muito grato a vc ...assisti tds os seus videos....Permita me uma sugestão : vc fazer um filme um documentário a respeito da Malucagem da estrada das ruas enfim expor a real da ideologia desse pessoal tao discriminado......um livro tb Grande Abraço. ..Fernando
Muito bom esse vídeo, Eduardo. Há muita gente com essa prepotência de ser o "escolhido".
ResponderExcluirRecomendo um vídeo na mesma linha, de Carl Sagan - um Físico e grande divulgador da Astronomia
http://www.youtube.com/watch?v=EjpSa7umAd8&feature=related
"O vice-treco do sub-troço"
ResponderExcluir"Louco, sim, louco, porque quis grandeza
qual a sorte a não dá.
Não coube em mim minha certeza;
por isso onde o areal está
ficou meu ser que houve, não o que há.
Minha loucura, outros que me a tomem
com o que nela ia.
Sem a loucura que é o homem
mais que a besta sadia,
cadáver adiado que procria?"
Fernando Pessoa.
Mário Sérgio Cortella é um monstro!
ResponderExcluirFilósofo que não fala academês, que não é pedante, sem que haja qualquer prejuízo quanto a pensamentos e ideias.
Pra mim, essa é a expressão máxima da inteligência.
Ótimo, Eduardo. Aliás, bacana ter começado a incluir vídeos no blog, ficou melhor ainda!
Magnifíco, revelou nossa estúpidez humana, ou melhor, de minorias que por terem bens materiais se acham donos do mundo, até se fosses seriam tão minúsculos à beira do ridículo, no meio desse infinito!! Valeu Eduardo, poste mais vídeos das suas ideias, são muito produtivas!!!
ResponderExcluirÉ só olhar pro céu à noite, quando estiver em lugares pouco habitados pelo homem (infelizmente, só esses lugares, ainda, estão a salvo da poluição)... e tem-se uma lição de humildade.
ResponderExcluirOlá Eduardo acompanho seu trabalho aqui de Fortaleza, Ceará. Ótimas idéias, verdadeiramente profundas e reflexivas. Cara queria que você desse sua opinião sobre o caso de Realengo no Rio de Janeiro, não especificamente ele mas que ele fosse a chave para você abrir uma reflexão sobre a formação de pessoas,seres humanos em todo mundo, já que vivemos hoje numa sociedade cujo maior investimento é centrado para tecnologia,computadores e não para formação de pensadores,pessoas. Obrigado e Continue com o trabalho .
ResponderExcluirOi Eduardo, acabei de ver um vídeo seu, que seria uma previa do documentário.
ResponderExcluirCara, só tenho a te dizer uma coisa, foi bom te escutar. Continue assim e vc é mais uma manifestação de outros sites que sigo para passar o tempo livre entendendo as coisas. Só uma sugestão, se o documentário ainda esta em fase de gravação ou seleção de conteúdo, tenho uma ideia, gravem em locais mais silenciosos, num bar tranquilo, não sei. Consegui te escutar, mas sem o som dos transportes sinto que ficaria melhor. Se puder, põe tbm um pouco de arte, digo, plástica, algo assim no documentário, para dar uma calmaria à mais na coerência visual do todo.
um abç
Assisti outro vídeo. rs
ResponderExcluirMais uma vez gostei de te escutar. Vc esta sem camisa e fala do sitema, da arte, um pouco de sua vida, que fez Direito.
Agora me veio uma idéia. Como gostei de sua crítica, queria ver um vídeo, ou no próprio documentário, ou um texto, em que você fale do sistema jurídico, dê uma lapada na consciência sobre essa questão. Estou cursando Direito, entrei recentemente, estou no 1º período, cursou até que período?
abc
Ressalto uma outra coisa. Curso direito, estou gostando, mas minha maior paixão msmo é a fotografia, se eu pudesse vivia fotografando.
ResponderExcluirMas, minha ideia é ter dinheiro para mais tarde fotografar o que quero, para não ser abargantado pelo corporativismo e pelo egocentrismo de um mercado.
outro abc
Na faculdade eu cursei, mesmo, só o primeiro período. Depois, minhas atividades se viraram pro movimento estudantil - ainda era ditadura -, os debates, as assembléias, os encontros, os festivais. Em pouco tempo eu saía a campo, pra pesquisar a vida, fora da academia. Anos depois, já fazendo artesanato, voltaria a freqüentar as universidades, mas não mais como estudante. Com o tempo, percebendo o processo de despolitização estudantil, de alienação e de virada pra os objetivos do "mercado", parei, porque me dava tristeza ver aquilo.
ResponderExcluirEi Eduardo, você conhece o movimento Zeitgeist?
ResponderExcluirÉ um movimento social de escala mundial, que advoca conceitos sobre mudança social. Acho que tem tudo a ver com suas ideias...
http://www.youtube.com/watch?v=4Z9WVZddH9w
(para ativar a legenda é só clicar em 'cc' bem embaixo do vídeo)
http://www.youtube.com/watch?v=5xj-sip8qag
Hum. Sería interessante você postar em um vídeo ou texto sobre isso. Mas que objetivos do mercado tiveram alvo os futuros operadores do direito na carreira jurídica? Além da ideia de status social.
ResponderExcluirNum certo vídeo, você disse que era menos de 0,1% da humanidade que estava destruindo a biodiversidade, sendo a culpa restante ficando para as grandes corporações... Onde você viu esse dado estatístico?
vlw
Grupo (ou Clube) de Bilderberg, pesquise. Leia Daniel Estulin, pesquisador a respeito - ele é chato e traumatizado com o comunismo, o pai foi da KGB e caiu em desgraça no sistema e ele não consegue separar as coisas. Mas o trabalho a respeito dessa elitezinha que ele fez (e acho que ainda faz) é de se levar em conta, apesar de alguns desvarios. Há outras e muitas fontes, além dele, que é apenas o mais obstinado.
ResponderExcluirProjeto HAARP, ou Jesse Ventura (ex-combatente e ex-governador de Minnesotta), esse tem vídeos no youtube.
Vai no IBGE ver as estatísticas populacionais, a posse do território, a força privada sobre o Estado.
Como disse Milton Santos, qualquer um com uma curiosidade mais aguçada, hoje em dia, pode ver como o mundo funciona.
Abraço.
Menos de 0,uns por cento construíram e mantêm essa estrutura social insana, injusta, perversa, escravizante, alienante, doentia e suicida, usando sua concentração de poder pra colocar os Estados e a coletividade a seu serviço. As grandes corporações e empresas transnacionais PERTENCEM a este número ínfimo de pessoas que se sentem donas do mundo, superiores a todos os demais seres humanos, revelando, ao contrário, sua própria desumanidade.
ResponderExcluirsalve eduardo!!! cara voce citou esse "Bilderberg"
ResponderExcluireu tava vendo uns vidios no tube sobre a teoria iluminatis e apareceu esse "Bilderberg" é um lance muito loko d acreditar... mais que tem tudo a ver...e tem a nova ordem mundial tambem que pelo jeito essa elitezinha q voce fala ta envolvida...cara é complicado em...
muito bom esse video , eu ja vi entrevistas dele ele é de boa...filosofia né , é o que tambem falta pra massa...
Grupo Bilderberg - Conspiração Illuminati
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=IiZaCMAsDKA&feature=PlayList&p=F5744BD4332FB780&index=0&playnext=1
Zaithgaist... Será tudo uma verdade angustiante? Se é assim, o que o povo pode fazer sem educação e instução? Sendo alienados por uma educação que não mostra essas realidades, quando tudo esta forjado e se fosse pra combater esse sistema tería de ser necessário uma conscientização massiva desde ontem a esse respeito? ...
Parece tudo tão evidente, o projeto de lei Azeredo... Ate quando vc pode ter certeza por exemplo, que blogs como este e outros não sumirão na hospedagem?!
ResponderExcluirÉ... o negócio tá feio. Não sei se há o q fazer... Vejo que as pessoas não querem acordar pra realidade; quando acordarem já será tarde demais...
ResponderExcluirSou Thales 19 anos , tenho orgulho de ter um pensador como você em meu país, pois seus textos só ajudam a confirmar as coisas que nós jovens vemos no Brasil de hoje...e no mundo também. Continue assim , seguindo seus ideais , que você é um grande artista, e com certeza deixará marcas na história, grande abraço Thales Von-Held Cabral.
ResponderExcluirAchei incrivelmente simples a forma como ele expressou algo de tão grande valor! Perfeito!
ResponderExcluirLogo no início, alguém citou o Carl Sagan. Aquele vídeo é apenas um trecho de 5 minutos de um documentário criado por ele no fim da década de 70 que tem 13 episódios, cada um com 1 hora de duração, e que se chama COSMOS.
Vale a pena ver e se inspirar no que é realmente humano, sobre os humanos!
Obrigado por compartilhar tanto material legal, Eduardo!
Abraço!
Ainda somos proprietários do planeta por estarmos em uma condição evolutiva primitiva, faz pouco que descobrimos nós mesmos, eu ou ego, a espécie que sabe que sabe. Ainda somos idéias novas para nós mesmos e, realmente, é magnífico. Vários homens já estão mais ativos e agora olham os mais pacivos. formadores de opniões como ativos e políticos partidários como exemplo de pacivos. Tranquilo, estamos no caminho, parece lógico que em 'outra vida' já passamos por condições inferiores e iguais aos pacivos de hoje. Estamos abrindo nossos olhos e assumindo nossa responsabilidade de mostrar, sem querer convencer, que existe outras possibilidades mais eficientes e tranquilas de convivência com tudo que existe.
ResponderExcluirCada um na sua espiral evolutiva.
Tenho muita vontade de passar uns dias aí contigo trocando umas idéias!
abraço!
A questão é por onde agir. Também não me encaixo na direita e muito menos na esquerda. Agora, uma pergunta que eu sempre faço é
ResponderExcluir"O ser humano adulto já "ignorantizado" (utilizando seu próprio termo) pode entrar num processo educacional para compreender toda a complexidade da estrutura social em que vive e adquirir valores mais humanos?"
Eu tenho a opnião (sem base científica) de que o processo de "ignorantização" é parcialmente irreversível em adultos. Tenho lido muito Jean Piaget e Lauro de Oliveira Lima.
Um abraço,
Podi crê. Respeito sua opinião. Mas já vi o momento de "se tocar" em muitas fases da vida, por aí. Não se iluda com o corpo, temos todos milhões de anos. Aprender é a função, em todos os momentos. Na minha opinião, claro, que se baseia no meu sentimento. Mas isso é papo pra imeio, o endereço tá no cabeçário.
ResponderExcluirMe deu uma puta vontade de dizer as coisas que eu sei sobre isso, entende? Que Edwin Hubble foi quem comprovou a expansão do universo, blablabla, até porque eu adoro esse assunto. Claro, retardado ficar querendo provar que sei algo, se eu só sei porque gosto, e não sei porque quero que os outros saibam que eu sei. Maaaaas, eu sou contra algo: Ridicularizar-nos, quase que mostrando que não somos porra nenhuma no meio de tudo, mas, a importância não está no tamanho, assim como os elétrons tem uma massa desprezível demais, nunca ninguém viu um elétron, mesmo existindo o microscópio eletrônico que é foda pra caralho. E o que seriamos de nós sem os elétrons, sem o equilíbrio magnético? São minúsculos de extrema importância. O que me faz pensar que no universo tudo está em equilíbrio, tudo! maaas aí não partirei pra outro assunto, enfim, meu ponto de vista é não ridicularizar e não superestimar, mas sim, equilibrar. :}
ResponderExcluirNão se trata de ridicularizar a espécie, mas expor o sentimento de soberba que, por si só, é ridículo. Mas é tão estimulado pela cultura atual, superficial e implantada por estratégias de influências econômicas, com sua parafernália midiática, que a esmagadora maioria nem percebe e vive o inferno da arrogância, da busca de superioridades ilusórias e nada mais que aparentes e da frustração de múltiplas derrotas, com o sacrifício das partes mais bonitas e sagradas do ser.
ResponderExcluirEh realmente frustrante reconhecer a forma de comportamento humano. Primeiro pq somos nascidos em um meio aonde toda a cultura, comportamento e aprendizado sao depois trocados pelo termo "natureza humana". Tudo que vimos e interpretamos como realidade nao vem de pensamentos livres, de opinioes proprias ou acoes autenticas. Todas as interpretacao dessa "realidade" sao condicionadas a serem comuns e generalizadas atraves do planeta, com uma base de certo e errado, bom ou ruim, deve ou nao deve, ser ou nao ser, aceitavel ou naum, etc. Usamos esse aprendizado de "como o mundo eh e funciona" para ditar o rumo de nossas decisoes e conceitos eliminando assim, abstratamente, qualquer possibilidade de mudanca coletiva.
ResponderExcluirEu acho que fica uma visão unilateral dizendo que se trata apenas disso e pronto! Como se o que eu pensasse estivesse errado, mas, beleza, entendo o que quis dizer.
ResponderExcluirO que nós pensamos ESTÁ errado. Vamos nos aproximando aos poucos da verdade, percebendo erros, restabelecendo rotas. Não podemos ter medo das mudanças. Precisamos delas. A realidade que nos apresentaram é toda mentira, e vem com ameaças aos que não acreditarem. Observando bem, no fundo, é ridículo. Mas é padrão, e quem denuncia e não se submete, é maldito. Aos que têm espírito livre, bendita maldição.
ResponderExcluirExcelente! O cara do vídeo é ótimo.
ResponderExcluirArgumentando assim, você mergulha em um paradoxo. ''O que nós pensamos ESTÁ errado.'' Você se incluiu, e nem deixou em especifico qual pensamento, simplesmente, generalizou. Aí você lançou mais argumentos que se tornaram inválidos desde a sua primeira frase. Poxa Eduardo, concordo com você em muita coisa e você tem um feeling que faz funcionar o cérebro de pessoas que os desligaram a anos, entretanto, apesar de aceitar seu estilo de expor suas ideias, sou a favor de visões diferentes sobre tudo, inclusive sobre isso... ''A realidade que nos apresentaram é toda mentira'', você colocou a palavra ''toda'' que generalizou mais uma vez, dentro do silogismo, isso é uma falácia. Não só torna a frase uma falácia como a deixa sem brechas para outros pontos de vista, como se dizer: Nem toda realidade é de mentira. Fosse errado. Entende? Mas, é isso aí Eduardo, curto muito seus textos, visitei também seu blog de trabalhos que é style demais, espero não ter deixado nenhum sentimento de intriga. :}
ResponderExcluirNão disse que tudo o que pensamos está errado. Mas há muitos erros em nossas convicções, se levássemos isso em conta, aprenderíamos mais e melhor o que precisamos aprender. Eu me coloco incluído porque estou me referindo à minha humanidade, minha maneira de ver as coisas da coletividade onde me encontro e do indivíduo sendo eu ou qualquer outro. Se você vê falácia, é sua visão e eu respeito. Mas eu não acho, não. Aliás, isso é papo pra imeio, né? Aqui é "comentários". rs O endereço tá no cabeçário.
ResponderExcluirsomos pequenos demais tal como formigas mas com um cérebro capaz de pensar gigante ou tão pequeno quantos nós mesmos.
ResponderExcluirRebecca,
ResponderExcluirAssisti ao filme Zeitgeist e fucei um pouco mais sobre o movimento. Realmente o "projeto" final é maravilhoso, acho que é viável, sim! Seria muito interessante se esse tipo de informação e educação fosse mais massificado! Pra galera que frequenta o blog e não assistiu ainda, tirem 2he40min da rotina pra conferir, vale a pena!
Eduardo,
Parabéns pelo blog! Contém informações valiosas e profundas sobre às quais muitos de nós nos questionamos, porém poucos vão fundo!
Em relação ao vídeo, já havia assistido e re-assisti. Realmente é muito bacana a didática dele. Outras palestras dele também são muito boas.
Pra quem não conhece, o TED vale a pena conferir. www.ted.com - Diversos assuntos discutidos em palestras muito interativas e interessantes. Tem o site do Brasil também, vale a pena ver!
Um abraço a todos,
Michel
Muito bom !!
ResponderExcluirPenso que a realidade é o que queremos que ela seja. Uma observação mais consistente pode questionar se o que queremos é realmente nosso desejo ou se é um desejo "implantado" por outro em nós. Ter consciência desta situação já abre espaço para a reflexão. Não a mental, mas da intuição, de nossa essência. Do que realmente temos MEDO? O medo nos move...Qual pílula você vai tomar? A vermelha ou a azul?
ResponderExcluirdflorence,
ResponderExcluirInfelizmente, a imensa maioria escolhe a pílula azul. Fico puto com isso.
P.S.: não tô falando de Viagra.
"Você sabe com quem está falando? Claro, com um Homo Arrogantis..."
ResponderExcluirOlho na TV
ResponderExcluirPorque a tragédia me emociona
Qualquer gosto que isso tenha
Como
"ser assassinada pelo marido"
"Afogado pelo oceano"
"Baleado pelo próprio filho"
"Ela usou um veneno no chá dele,
E deu-lhe um beijo de adeus"
É meu tipo de história
Nunca é tão engraçado até alguém morrer
Não olhe pra mim como se eu fosse um monstro
Despreze seu único rosto
Mas com o outro
Olhe como um viciado para a TV
Olhe como um zombi
Enquanto as mães seguram seus filhos
E os assistem morrer
Mãos aos céus chorando
Por quê, por quê?
Porque eu preciso assistir a coisas morrerem
À distância
Vicariamente eu vivo enquanto o mundo inteiro morre
Vocês todos precisam disso - não mintam
Então porque nós não podemos admitir?
Então porque nós não podemos admitir?
Nós não daremos pausa até o sangue correr
Nem os bravos, nem negrito
Nem o mais brilhante de histórias contadas
Nós não daremos pausa até o sangue correr
Eu preciso assistir a coisas morrerem
A uma boa distância segura
Vicariamente eu vivo enquanto o mundo inteiro morre
Todos vocês sentem o mesmo.
Então porque nós não podemos admitir?
Sangue como a chuva caindo,
Tambor no túmulo e no solo
Parte vampiro, parte guerrilheiro
Carnívoro e voyeur
Olhe para a transmissão
Cante para a batida morta
La-la-la-la-la-la-la-mentira(4x)
Crédulos no melhor
Seu desejo de acreditar em
Anjos nos corações dos homens
Mas puxe sua cabeça para fora da sua névoa hippie
E ouça
Não deveria ter que dizer tudo isso de novo.
O universo é hostil
Tão impessoal
Destrói pra sobreviver
Então é, é assim que sempre foi...
Nós todos nos alimentamos de tragédia
É como sangue para um vampiro
Vicariamente, eu vivo enquanto o mundo inteiro morre
Muito melhor você do que eu...
TOOL.
Emancipação Mental, Vem Quem qué, Fica Quem Agüenta!!!
ResponderExcluirOi Eduardo sou Fansaço seu e do seu trabalho vc tem me ajudado a me despertar a refletir melhor sobre o mundo sou muito grato a vc ...assisti tds os seus videos....Permita me uma sugestão : vc fazer um filme um documentário a respeito da Malucagem da estrada das ruas enfim expor a real da ideologia desse pessoal tao discriminado......um livro tb Grande Abraço. ..Fernando
ResponderExcluir