quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Domínio público - documentário importante precisa de ajuda pra existir




Esse filme revela os por trás dos acontecimentos, traz à mostra a realidade por trás da realidade em que a maioria acredita. São revelações necessárias, raras, que tratam com todas as dificuldades que o sistema põe em seu caminho. Uma iniciativa pra se apoiar, de humanidade, de inconformação, de solidariedade.

Abraços a todos,
                             Eduardo.




Domínio Público

"Esse documentário começou a ser filmado há um ano atrás, de forma independente, com pouquíssimo recurso conseguido através da produção de um evento cultural. A equipe abriu mão de seus salários e os equipamentos foram cedidos gratuitamente. Percorremos as comunidades do Vidigal, Vila Autódromo, Providência, toda a Zona Portuária do Rio de Janeiro e o Maracanã, obtendo diversas imagens, entrevistando muitos moradores, participando de reuniões, debates e conflitos. Além disso, entrevistamos o professor Carlos Vainer do IPPUR/UFRJ, pesquisador sobre megaeventos, o Deputado Estadual Marcelo Freixo e o Deputado Federal Romário. Para entrevistar esse último, tivemos que nos deslocar de carro até Brasília, aproveitando a ocasião para fazer algumas imagens da cidade e das obras do estádio Mané Garrincha. Nesse período, investigamos para onde estão indo todos os bilhões investidos no Brasil, principalmente no Rio de Janeiro, visando a Copa do Mundo e as Olímpiadas. Está muito claro para nós, que grande parte desse dinheiro sairá dos cofres públicos e servirá para enriquecer um grupo muito restrito de empreiteiros, políticos, bancos e empresários envolvidos com esses megaeventos. O legado que vai ser deixado para a população é muito pequeno. E o pior de tudo: várias comunidades estão sendo removidas, ilegalmente, das áreas de forte interesse imobiliário para periferias distantes, sem nenhuma infraestrutura e dominadas por milícias fortemente armadas e extremamente violentas. Se você pensa que pode fazer algo para mudar essa realidade e não sabe o quê, colabore com o nosso projeto, onde o roteiro está aberto e podemos mudar o final dessa história. A sua doação vai ajudar na produção e divulgação dessas informações, incentivando a participação da população nas decisões sobre o seu futuro. Precisamos de 90.000 reais, o que ainda é pouco, pois queremos filmar muito mais, finalizar um longa-metragem, divulgar na internet e exibir nas ruas, praças e comunidades através do Cine Ataque. Acreditamos que o nosso vídeo pode chamar a atenção da sociedade para as injustiças que estão sendo cometidas contra o povo brasileiro. JUNTOS, NÓS PODEMOS INTERVIR NESSA REALIDADE. PARTICIPE !!!! ACESSE: catarse.me/dominiopublico"

Fausto Mota, Raoni Vidal e Henrique Ligeiro



http://www.facebook.com/ProjetoDominioPublico 



PARA ASSISTIR O FILME E DOAR, ACESSE: 

www.catarse.me/dominiopublico 



Texto da postagem de 20 setembro


Acabei de assistir esse vídeo, precioso por sua raridade, por seu ponto de vista do chão da sociedade onde toda a estrutura se sustenta.  

A coisa toda é simples demais. Os mais ricos dos mais ricos dominaram a sociedade. Pressionam o supremo tribunal, o congresso, as câmaras legislativas, mandam em governos, dispõem de farto apoio dos organismos públicos, dominam as comunicações, fazem a cabeça do povo pobre, das classes médias e das elites subalternas. Induzem comportamentos e valores que sustentam todo o sistema, esvaziando a vida de qualquer sentido além do consumo compulsivo, a busca de riquezas, a competição permanente, os preconceitos, as divisões, as rixas e disputas. A estrutura social se alimenta dessas coisas. E nós pagamos o preço em angústia, colaborando inconscientemente, sem questionar se nossos valores são mesmo criados por nós - ou são induzidos pelas convenções e pela psicologia do inconsciente, muito usada pela publicidade, além da própria educação -, se queremos realmente viver como vivemos e senão, por que vivemos assim, quais são as causas dentro de nós, como foram e são produzidas desde fora - por cabeças estudiosas das entranhas do inconsciente - e o que podemos fazer pra acabar com elas. Senão na sociedade toda, pelo menos em nossas vidas, cada um na sua. E estaremos fazendo por nós e pelo mundo. 

A mentalidade empresarista está entranhada no dia a dia, no palavreado, nos valores, nos comportamentos. O primeiro passo é perceber em nós mesmos. O resto é conseqüência, a vida dá seqüência.

Merece apoio quem trabalha com a busca da verdade, com a humanização da sociedade, pelo esclarecimento e conscientização das pessoas, em todos os níveis. Esse é um trabalho merecedor.

Divulgue-se.

Abraços a todos e bom proveito. 

O documentário (em curta) completo, no vimeo:
https://vimeo.com/49419197

3 comentários:

  1. Muito interessante o blog cara. Gostei bastante. Já estou te seguindo.
    abaixo está o link do meu blog, se puder siga ae :

    altoteorsubversivo.blogspot.com

    valeu;

    ResponderExcluir
  2. Legal, Eduardo! Te achei hoje por acaso e já partilhei três documentários. Posts antigos, mas com tudo a ver com o agora.

    ResponderExcluir

observar e absorver

Aqui procuramos causar reflexão.