segunda-feira, 26 de março de 2012

Difícil de entender




              Tenho dificuldade em compreender certas situações e sua permanência.
            Em Pinheirinho foi documentada a expulsão de mais de mil e seiscentas famílias, cerca de nove mil pessoas, idosos, crianças, deficientes, mulheres e homens – e a destruição de suas casas, muitas com os poucos pertences dentro, lançando essa multidão ao desabrigo. Crianças confiscadas de seus pais pelo conselho tutelar da cidade, por estarem desabrigados, não terem aceitado passagens pra fora da cidade e ocupado os abrigos improvisados pela prefeitura – que sofreram e sofrem uma pressão estúpida, com bombas de gás lançadas dentro desses abrigos durante a noite, explosões de efeito moral e assédio ininterrupto, sem banheiros suficientes, sem higiene e com a alimentação precária. O proprietário do terreno desocupado pela polícia, um mega-especulador já denunciado há anos, responsável pela quebra na bolsa do Rio de Janeiro, nunca pagou impostos devidos ao município, a área estava abandonada e se tornou um bairro – não uma favela – com ruas, postes e saneamento, pelo esforço da própria comunidade, há oito anos. Na omissão do Estado, o povo deu seu jeito. O usucapião urbano é de dois anos, a comunidade, repito, tinha oito. Mas o Estado e seu aparato de segurança foram usados pra defender a propriedade do especulador milionário – denunciado até pela veja, a revista mais reaça do país, na época da quebra da bolsa –, atacando a população, massacrando, espancando, matando cachorros e pessoas, em cenas de barbárie explícita. Algo mais claro?
            Na Grécia, considerada o “berço da democracia” nos meios acadêmicos (apesar de ter sido um sistema escravagista e de o voto ser restrito aos poucos “cidadãos de bens”, os homens ricos), vimos no mês passado a polícia de choque circundar o parlamento para protegê-lo da fúria da população, enquanto seus “representantes” votavam mudanças na legislação impostas pelos bancos internacionais, suprimindo direitos, cortando salários e empregos, aposentadorias e pensões – covardia cada vez mais comum –, privatizando coisas públicas e destruindo a economia do país enquanto, na cidade inteira, o resto da polícia combatia focos de levantes populares, sem conseguir. Foi o caos durante dias, controlado com muito sangue, pancadaria, quebra-quebras e prisões, numa guerra generalizada onde o Estado ataca, contém e controla a população roubada, que se debate em protesto. Inutilmente. Algo mais claro?
            No Rio, os empresários do ramo imobiliário estão esgotando as áreas da Barra e zona oeste litorânea e voltam os olhos para o centro da cidade. Abandonado há décadas e com milhares de prédios sem uso, deteriorando, o centro foi tendo vários desses prédios ocupados pela população desabrigada. Na ausência do Estado, que não cumpre sua “lei máxima”, a constituição, que garante moradia, alimentação, etc., o povo sem teto toma suas iniciativas e se apropria do que é seu direito, violado pela própria estrutura social. Com a cobiça dos grandes empresários, a prefeitura apareceu com um projeto de “revitalização”, denominação mentirosa que mal encobre o processo de expulsão dos mais pobres pra longe dali, de investimento de dinheiro público na reestruturação da infra-estrutura do centro, agora transformado em patrimônio histórico, preparando a área pra chegada dos empresários. É o que eles chamam, na encolha, de “limpeza”. Pra eles, os pobres são lixo e devem ser removidos. Comunidades inteiras têm sido removidas no interesse dos financiadores de campanhas de legisladores e governantes, tornando-os seus agentes, travestidos de representantes do povo. Algo mais claro?
            Em São Paulo, favelas em locais valorizados são assediadas de todas as formas, legais e ilegais, físicas e psicológicas. Os incêndios nessas comunidades se tornaram comuns, a ponto de surgirem métodos de combate ao fogo pelos próprios moradores. Eles perceberam não poder contar com o poder público. Apesar dos chamados insistentes aos bombeiros, quando começa um desses incêndios, quem chega primeiro é a polícia, cercando a comunidade, enquanto empresários e seus políticos esfregam as mãos, repetindo o jargão dos fanáticos religiosos diante do que acreditam ser o demônio – “queeiima!” Num desses, que por acaso contou com a presença de algumas equipes de imprensa, foi mandado um caminhão dos bombeiros, pra não ficar tão mal na foto. A polícia teve que abrir passagem pra entrada do veículo. Era um caminhão velho, estava com meia carga de água e a mangueira tinha tantos furos que os moradores amarravam plásticos e camisas pra conter os vazamentos, sem sucesso. A água não chegava com a pressão necessária. A cena da mangueira jorrando água pra todos os lados, menos no fogo, era de revirar os intestinos. Algo mais claro?
              O Estado está seqüestrado pelos poderes econômicos e em preparação constante para a guerra e o massacre contra suas próprias populações. Exemplos temos de sobra, falta assumir a realidade. A coisa pública está imersa na privada.
            E nós, boiada conduzida, vemos o mundo restrito a dois “mercados” básicos, o de trabalho e o de consumo; vemos a vida como uma competição permanente e cada irmão como um adversário; sonhamos com consumos impossíveis para todos e aceitamos trabalhos que odiamos, transformando o prazer de trabalhar em sacrifício insuportável; assistimos os jornais da mídia privada mesmo depois de provas à exaustão da desonestidade dessa mídia, das distorções da realidade e da defesa histérica e irrestrita dos interesses empresariais, em prejuízo da maioria. Não nos revolucionamos por dentro, mas pretendemos revolucionar a sociedade, numa ingenuidade desanimadora. Os protestos e mobilizações são cada vez mais inúteis e ignorados pelas autoridades – ou atacados pelas forças de segurança, pondo em risco a integridade física e mesmo a vida dos que se manifestam. Em vez de conscientizar a população, a proposta é conduzir as massas, liderar, numa arrogância planejada e produzida nos laboratórios transnacionais de psicologia do inconsciente – na criação de valores falsos, desejos superficiais e comportamentos condicionados – e imposta pela mídia. As contestações não escapam ao condicionamento, por isso são inócuas, inofensivas ao sistema empresarista estabelecido sobre os poderes públicos. Se mudanças acontecem, no mais das vezes são mudanças cosméticas, na aparência, superficiais demais pra provocar mudanças profundas e reais na estrutura social.
            Começo a achar que o movimento hippie era muito mais revolucionário que esses europeístas cheios de arrogância, condicionados de todas as formas, subalternos ideológicos ao pensamento europeu, incapazes de criar e de revolucionar o próprio comportamento, incapazes de olhar dentro de si mesmos e encontrar aí o trabalho a ser feito, em primeiro lugar. Os hippies começavam mudando seu comportamento, seus valores, sua vida. Por isso contaminavam daquela maneira avassaladora, conquistando a juventude em massa e obrigando o sistema ao trabalho intensivo de criminalização daquela onda, de perseguição implacável, de dispersão e extermínio que eu vi, ninguém me contou. Eles pregavam a vida com o mínimo necessário de material, a abolição da alimentação industrial, o uso da medicina não comercial, natural, na maior parte dos casos, o desenvolvimento das artes e das relações fraternas, o igualitarismo, a generosidade, a solidariedade irrestrita, o pacifismo e a resistência às imposições de valores e comportamentos. Mais que isso, eles praticavam e viviam essas coisas. Sua revolução partia da alma, de dentro, era preciso vivenciar os novos valores.
            Não estou dizendo que eles revolucionariam a sociedade, que por ali seria possível. Apenas que era um movimento muito mais inteiro, muito mais contagiante, por ser impossível apregoar sem vivenciar no dia a dia, sem assumir o que se propõe e viver de acordo, independente se a sociedade é assim ou não, não importam as conseqüências. Um revolucionário sem amor, arrogante e cheio de verdades não é um revolucionário. Ao contrário, esse tipo de postura desmoraliza a palavra revolução. São os revolucionários dos rebanhos, esporrentos, raivosos e inofensivos ao sistema, recusados pela população, ridicularizados pela mídia e cansativamente repetitivos, incapazes que são de mudanças reais. Dizem querer mudanças, mas não conseguem ser essas mudanças – esta é sua limitação, sua contradição, sua precariedade.
            Não há meio termo, não há como negar. A sociedade está sob controle dos poderes econômicos, dos bancos, das grandes empresas, e o povo é traído permanentemente, sabotado, enganado, explorado e excluído dos benefícios do desenvolvimento. Difícil entender como pessoas informadas, instruídas e desejosas de mudanças não enxergam essa realidade e ainda falam em democracia, na pseudo “democratização pós-ditadura”, numa ditadura que mudou de cara, mas não de essência. Estamos envolvidos por mentiras descaradas que não resistem a uma análise simples. O problema é que não analisamos sem partir de premissas falsas. Na sociedade atual, o patrimônio vale mais do que a vida, o privilégio vale mais que o direito, o rico vale muito, o pobre não vale nada. O Estado, amarrado, seqüestrado, dominado, toma dos pobres pra dar aos ricos e está cercado por vampiros, morcegos, sanguessugas, carrapatos, pulgas, piolhos, bactérias, que o enfraquecem. O remédio contra essa anemia está na instrução, na informação, na conscientização – por isso se sabota o ensino, se controla tão ferrenhamente as comunicações e se ataca todo movimento popular que defenda os direitos da maioria, reivindique, denuncie ou conscientize. É a estratégia dos zero vírgula alguma coisa por cento da população pra impedir mudanças reais e garantir seu vampirismo sobre o poder público e as riquezas do país.

13 comentários:

  1. Belo texto, parece que a gente tá sendo sufocado cada vez mais, sendo trancado num beco sem saída. Mas a mudança tem que partir de dentro das pessoas, ainda há esperança eu acho, esse sistema tem que falir prá surgir outra opção, que não seja um querer ser melhor que o outro.

    Abraço.
    Paulo César

    ResponderExcluir
  2. Nada permanece como é, tudo está em constante mudança. A única permanência que percebo é a própria mudança.

    ResponderExcluir
  3. Merece ser compartilhado no Face. Sei que poucos vão ler, mas vale compartilhar mesmo assim.

    ResponderExcluir
  4. Uma boa análise e que me fez refletir mas, diferentemente da direção apontada (contra-cultura, hippies), me parece que o caminho vai além disso, rumo ao desconhecido, pois o conhecido não tem jeito. E, por definição, não pode ser definido, para se manter desconhecido. Não há razão, não há mental que apreenda esta solução...

    Um abraço

    Mônica

    ResponderExcluir
  5. A contra-cultura e os hippies não foram apontados como solução, mas como um movimento com mais substância e poder de contágio que os movimentos das chamadas esquerdas. Como é que o conhecido não tem jeito, se é nele que vivemos e dele que tiramos a base para mudanças? Claro que o futuro é desconhecido, mas os sinais do presente apontam direções e os movimentos naturais e espontâneos vão brotando em toda parte, junto com os artificiais que também têm sua utilidade embora, até o momento, esses se restrinjam a pequenos grupos que têm muita dificuldade em agregar - no mais das vezes, criam mais conflito do que agregam, se propõem a combater o modelo vigente, e não a criar um novo padrão de comportamento e de valores. Isso, na minha opinião, é fundamental pra desfazer esse modelo, que se baseia nesses fatores pra sobreviver. Condicionados, exercemos inconscientes os padrões de conflito, de protesto e contestações inofensivos ao sistema. Deixado à natureza humana, o processo é mais lento e menos visível - e é bom e necessário que assim seja, para que não se corte as cabeças prematuramente e o processo não seja sabotado pela aparelhagem conservadora.

    ResponderExcluir
  6. Eu entendi que não foram apontados como solução, mas como um rumo viável. Não nego a tendência, apenas sinto que tudo vai além do que formos capazes de conceber e precisará ser tão radical que terá que ser inconcebível por nosso mental. A questão é que somos mentais, experimenta parar de pensar - o que tantas meditações e caminhos espirituais buscam, o samadhi, o nirvana...
    Uma coisa que dá para perceber como padrão recorrente é que qualquer solução que se apresente, mesmo a mais legal, será "observada e absorvida" por forças que detêm meios de transformá-la, de sabotar o processo, como você disse. Nisso concordamos. Apenas discordamos, me parece, na questão do desconhecer a solução. Até compreendo sua necessidade (e minha também) de conhecer, é natural no nosso estágio evolutivo, enquanto humanidade, mas ao compreender, tornamos a solução conhecida e tendemos a nos antecipar a ela - pelo bem e pelo oposto.

    É um paradoxo, mas precisa ser, acho.

    um abraço!

    (não consigo tirar este tilzinho do minha assinatura google...)

    ResponderExcluir
  7. para que haja mudança na sociedade é preciso que as pessoas mudem, enquanto as pessoas desejarem ser ricas isso nao serra possível.
    o oprimido por vezes se torna opressor quando ha oportunidade
    devemos querer uma vida melhor para todos e deixar o egoísmo de lado, mas para uma idéia dessa se disseminar deve vir de cima.. impor por baixo é muito mais dificil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se os de cima deixassem o egoísmo de lado, sairiam de cima. As coisas nascem é na parte de baixo, a língua, os costumes, a própria sociedade. Impor não é o caso, exemplificar seria bem mais eficiente, embora o trabalho fundamental pra isso, o interno, nas próprias falhas, seja mais difícil. Mas afinal, o que é fácil nesse mundo e tem algum valor real?

      Excluir
  8. Documentário ESSENCIAL para todos aqueles que lutam por um mundo mais justo.

    http://www.youtube.com/watch?v=KphWsnhZ4Ag&feature=share

    legendas em português no botão CC

    ResponderExcluir
  9. Incrível! Muito lúcido!

    A mudança está em cada um, aguardando para acontecer. Que façamos dela realidade. Que nossos olhos se abram, nossos braços descruzem. Que sejamos mais humanos. Que olhemos nos olhos dos outros, possibilitando encontros (no sentido maior da palavra). Que possamos olhar para dentro de nós e sensivelmente dialogar com o mundo em que estamos inseridos. Que façamos nossas próprias revoluções.



    Isso é o que está dentro de mim, é no que acredito. Mas, como você acabou de dizer, é difícil. É difícil discernir o necessário do luxo, o essencial do superficial, o verdadeiro do implantado socialmente. É difícil me descolar do cenário pegajoso que sempre habitei. Não sei ainda aonde quero estar.
    Sei que o questionamento nunca termina.
    Sei que tudo muda o tempo todo e, portanto, o movimento é onipresente.
    Sei que não há limite quando se trata de escolhas.
    Sei que quero sentir mais.
    E sinto muito, sinto muitas coisas
    Queria que as pessoas sentissem mais.

    ResponderExcluir
  10. E o que é fácil nessa vida e tem valor? É o difícil que vale, o raro.

    ResponderExcluir

observar e absorver

Aqui procuramos causar reflexão.