terça-feira, 21 de agosto de 2012

La Educación Prohibida - Película Completa HD


Este documentário demonstra a origem e as intenções da forma de educação imposta de cima pra baixo, padronizada sem levar em conta as características individuais de cada pessoa. Ao contrário, o que me parece claro é o processo de massacre às diferenças, a transformação da coletividade em gado humano, conduzido nos pensamentos, nos valores, nos comportamentos - sempre no padrão consumista, que pressupõe valor pessoal na capacidade adquirida ou herdada de consumo e patrimônio. É a lei do mais forte atualizada em nosso tempo, em nossa realidade social. O forte é o rico, o fraco é o pobre. Os mais ricos entre os ricos - pouquíssimos - impõem sua vontade aos gerentes sociais - governos, legislaturas, instituições... - e são os verdadeiros determinantes da estrutura social em que vivemos, uma estrutura baseada em mentiras, distorções e falcatruas nos bastidores do teatro de marionetes apresentado sob o título "democracia". O ponto fraco é que somos nós, a maioria, quem constrói, mantém e sustenta toda a estrutura. É preciso, é vital pros dominantes, entorpecer as consciências, reafirmar as mentiras cotidianas tempo integral, controlar a deseducação, direcionando-a para o "mercado", manter a ânsia de consumo com o massacre publicitário, desqualificar qualquer iniciativa de questionamento, esclarecimento, conscientização, enfim, de humanização. O centro da sociedade é a economia, quando deveria ser a humanidade, o ser humano - a "felicidade humana", como disse Pepe Mujica, na cúpula do rio+20 (em minúsculas, mesmo).

As iniciativas aqui expostas são ainda isoladas, mas demonstram bem as possibilidades infinitas do ensino sem tirania, do ensino amigo, cooperador, onde a índole de cada um é determinante na sua educação. O sistema de falsa democracia não estimula tais iniciativas. Aos dominantes vampiros da humanidade não interessa uma educação criadora de independência, que desenvolve a capacidade crítica, de onde saem seres humanos com vontade e disposição de serem úteis à sua coletividade e não competidores para o mercado de trabalho, condicionados a valores que só interessam aos patrões, alta competitividade e conhecimentos que gerem lucros, capacidade destrutiva sem consciência, quando interessar às empresas.

Já se vislumbram os caninos dos vampiros. Aos poucos se percebe os dentes cravados no pescoço do Estado e das coletividades. A história se acumula. E os vazamentos de informações, antes raríssimos e facilmente obstruídos, aumentam cada vez mais. Qualquer um pode acessar as informações hediondas do genocídio social, dos saques, dos ataques às coletividades que dão o azar de estar no caminho dos interesses dos poderosos.

Quando as marionetes em campanha falam em "melhorar a educação" eu me pergunto como se pode melhorar algo que não existe? É preciso criar a educação e acabar com o que se chama descaradamente de "sistema de ensino" sem dó. Professor e médico, só passando por testes vocacionais, só adorando sua profissão. Senão são apenas vendedores de mentiras e correntes. Um enorme perigo para a sociedade.

O foco do filme é claro. O amor na base de tudo. Simples assim. Com amor verdadeiro, todas as intenções são boas, toda opinião é humilde, todo prazer é o bem geral.


11 comentários:

  1. Um dos melhores artigos escritos, por você, que já li. O vídeo é importantíssimo.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. MUITOOOO legal... parabéns pelo texto e indicação do vídeo.

    Carlos Azeitona
    Curitiba-PR

    ResponderExcluir
  3. Sou filho de professora do estado e do município do RJ, e sei como é dura a realidade. Como bem dito pelo nosso Eduardo, não existe a educação, como ela devia realmente de ser.

    Vou assistir o doc. agora mesmo, obrigado pela dica!

    ResponderExcluir
  4. Esse documentário, pra mim, foi como um presente... me deu um pouco mais de esperança em relação a educação, a muito tempo eu já questionava o sistema de ensino habitual, e fiquei muito feliz em ver que o despertar para um mudança nessa atual situação já teve um início. Muita mudanças são necessárias, e pelo pouco que tenho visto, por vários cantos do planeta parecem ter pessoas despertando e tentando mudar essa realidade cruel.

    Faço minhas as palavras de Eduardo Galeano: "Ojalá podamos ser tan porfiados para seguir creyendo, contra toda evidencia, que la condición humana vale la pena, porque hemos sido mal hechos, pero no estamos terminados."

    ResponderExcluir
  5. Belíssimas palavras.Seu discurso comove e tem uma força impressionante.Impossível não sair do transe a qual somos submetidos!

    Daniel Zimmermann

    ResponderExcluir
  6. Me fez lembrar o Professor Paulo Freire... "Não se pode falar de educação sem amor. ".
    Não é mesmo?!

    ResponderExcluir
  7. esse video fo iidealizado por Matias de Stefano, um argentino que além desse tema tem falado muita coisa interessante. Se me permite eduardo, vou usar suas palavras no face para publicar o video...
    abraço

    ResponderExcluir
  8. Edu vê o documentário, A servidão moderna...

    garanto que vc não irá se arrepender...

    Abraços ...

    ResponderExcluir

observar e absorver

Aqui procuramos causar reflexão.