domingo, 31 de agosto de 2014

Importância escondida (Pençá nº5)

Escuto falar que, no dia em que o morro descer pro asfalto - ou a periferia "invadir" o centro, será o caos. Concordo. Mas um caos de violência, de saques, destruições e repressão armada, com gases, fuzis, helicópteros, bombas, choques, espancamentos, prisões, feridos e mortos.

Imagino um caos bem melhor - e revelador - no dia em que o morro não descer pro asfalto - ou a periferia não vier pro centro. Porque aí, nada funciona. Ninguém pra ligar as máquinas, acionar os motores, fazer os transportes; ninguém pra abrir as portas e os portões, ninguém pra trazer a comida, nem pra fazer, nem pra servir. Ninguém pra limpar, nem pra tirar o lixo, arrumar as prateleiras e as coisas, ninguém pra atender, pra fazer as entregas, ninguém nas portarias. Nem secretários, nem acensoristas, nem operários, nem serventes, nem balconistas, nenhum engraxate, ninguém nas recepções. Ninguém pra carregar os doentes e feridos, ninguém pra cuidar.

Aí, sim, se perceberia a classe de pessoas mais indispensável de toda a sociedade. E se veria sua real importância na coletividade.

_________________________________________________________________________________


As pessoas que têm os seus direitos respeitados, acesso à instrução, à informação, à moradia decente, a esporte e lazer, à boa alimentação e saúde, e que reconhecem a injustiça social com a imensa maioria roubada em seus direitos, muitas vezes se penalizam e desejam fazer alguma coisa pra "ajudar os mais pobres". A esses eu digo - os mais pobres precisam é de respeito. Que a sociedade respeite seus direitos e invista realmente nas obrigações do Estado com sua população em primeiríssimo lugar e o desenvolvimento será acelerado grandemente, pra todo mundo, sem miséria a nos constranger a todos. A capacidade de superação da miséria e da ignorância existe, tá na cara, conhecimentos, produção, grana, tudo existe pra mudar essa realidade. Menos consciência.

Que se perceba o trabalho intenso, extenso e profundo no sentido de criar ignorância e alienação, pra favorecer um punhado em prejuízo de todos. Instrução, informação e consciência espalhados são tudo o que "deve ser evitado".

3 comentários:

  1. Sempre revelador! Tenho debatido suas ideias com alguns conhecidos. E sempre vem aquela pergunta " o que fazer ?". As eleições são teatros para engabelar o povo e dar a impressão de uma disputa honesta. Como voce tem analisado as eleições aqui no RJ e a nível nacional. Obrigado.
    Onde podemos comprar o Pença?

    ResponderExcluir
  2. Tão bom encontrar alguém que pensa parecido...
    Dá uma sensação de acolhimento, conforto e menor inadequação.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Caos ao contrário!
    Um bom começo para ampliar os conceitos...

    ResponderExcluir

observar e absorver

Aqui procuramos causar reflexão.