segunda-feira, 22 de junho de 2015

Eduardo Galeano... pequena compilação.

Minha homenagem tardia à despedida do meu xará Galeano. Gracias por haber vivido. Que siga su bueno camiño en outras dimensões.

4 comentários:

  1. Contemplar o que não se vê e passa despercebido. Como dizia Exupéry: "O essencial é invisível aos olhos."

    ResponderExcluir
  2. Ao longo da vida, lemos tantas e tantas frases de tantos e tantos livros... e algumas simplesmente ficam na memória. No meu caso, ficou uma do Galeano sobre o gesto de uma criança: 'Na varanda, Mariana empurra a parede, que é pra ajudar a Terra a girar'.

    ResponderExcluir
  3. Antigamente, tinha muitos momentos em que me revoltava, desiludia, e dizia muitas frases negativas e desesperançosas. Com o Galeano, Paulo Freire, Mercedes Sosa fui percebendo que isso é o comum, pois a realidade é que o mundo não é mesmo um mar de rosas e não é fingindo que está tudo bem que as coisas mudam. Eles me mostraram que as frases negativas já as encontramos aos montes por aí, são alimentadas diariamente e se espalham e nos influenciam. O que se necessita é quebrar isso, alimentar nossas utopias (porém, fundamentadas em um saber crítico e reflexivo) mesmo que de início de forma meio descrente, mas precisamos alimentá-las para termos energia para caminhar. Depois as coisas/mundo/vida vão ganhando novos sentidos/percepções. Assim, nos fortalecemos e fortalecemos o mundo com esse novo padrão que passamos a emitir.

    ResponderExcluir
  4. Quantas centelhas escapam aqui e acolá. Quando se encontrarem arderão em chamas.

    ResponderExcluir

observar e absorver

Aqui procuramos causar reflexão.