segunda-feira, 18 de abril de 2016

A casa da traição

Tudo o que é público está ameaçado de piorar mais, muito mais do que já é ruim. Vão privatizar muitíssimas coisas e vai ser preciso pagar pra ter alguma dignidade respeitada.
Tava oiano aqui essa bosta na câmara. Uma confusão dos diabos, um gritagrita, empurrempurra que não deixa nada nem ninguém se entender. Atrás do plenário aparece a faixa fora cunha, a sessão pára em gritos, o próprio cunha preside a fanfarronice, manda tirar faixas "de qualquer tipo" do plenário.
O processo não tem lógica nem base, não tem argumentos nem provas. Não resistiria a um debate calmo, sereno e lúcido, onde se pudesse limpar das interferências e ver a realidade como ela se apresenta. Aí eu pergunto: a quem interessa a bagunça, o tumulto, o gritagrita e empurrempurra? Óbvio. Quem levantou a faixa, foi os de esquerda? Burrice? Ou falsa bandeira, na intenção de tumultuar pra não esclarecer? Tô entendendo não. Ou tô entendendo demais.

A casa da traição cumpre o seu papel. Nada de se espantar. No cenário que vejo, os movimentos sociais, as organizações das vítimas de crimes sociais, espalhadas entre milhões e milhões de sabotados, roubados em seus direitos, sabem muito bem quem são esses que ameaçam ocupar as instituições do Estado, e se preparam pra levantar uma muralha de resistência. Aqueles que há pouco tempo conheceram o respeito a alguns dos seus direitos, que viram filhos entrarem em universidades antes vedadas, não creio que assistam inertes a retirada desses direitos, agora tão sagrados, tão valorizados. Aguardo pra ver a seqüência. A institucionalidade é uma área, há muitas outras áreas a serem trabalhadas, todas interligadas. Cada um que ande nas suas, de sua escolha e sintonia, embora eventualmente precisemos circular em qualquer uma.
Nunca apoiei esse governo, nunca gostei desse governo, nem reconheço qualquer governo, em um Estado que viola sua constituição em seus artigos mais importantes, que garantem a dignidade e espaço social pro exercício pleno da vida, para todos os que queiram, sem nenhuma exceção. Mas daí a aprovar esse movimento, todo baseado em mentiras, distorções, interesses, envolvendo parlamentares pendurados em processos judiciais por malabarismos jurídicos que são fartos neste sistema, a distância enorme. Salvo algum improvável ingênuo ou totalmente equivocado, são bandidos armando um golpe institucional pra abolir leis incômodas, e abrir as portas ao saque, à revelia da população. A ameaça que está representada nas figuras de proa desse movimento impitimador inclui pré-sal, privatização do que resta público até onde possa dar lucro, dizimação de direitos trabalhistas e de programas sociais de migalhas, que ficam longe das obrigações constitucionais do Estado. Só bagaço que vem por aí, se essa porra for adiante. A começar pelos conflitos da resistência de quem tem os direitos ameaçados, se unindo e dando seu jeito. O Estado está por se declarar inimigo. Mesmo já o sendo há muito tempo. Agora a parada vai recrudescer, as migalhas serão retiradas. Se já deram os frutos, não será fácil.

36 comentários:

  1. Bela reflexão,, Marinho. Estamos juntos 👍👍👍

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. cambada de marginais bandidos criminosos, mafiosos, disfarçados de dotôres.

    ResponderExcluir
  4. Tempos obscuros.
    Noam Chomsky explica timtim por timtim.

    ResponderExcluir
  5. Será mesmo que não há nenhuma base jurídica que justifique o afastamento da Dilma? Você acredita mesmo que a Dilma não tem envolvimento nenhum no petrolão? Nem sabia de nada? Você gosta de defender o MST e outros movimentos parecidos... CACETE, o PT está há mais de 14 anos no governo e os sem terra CONTINUAM SEM TERRA, e continuam apoiando esse governo. Será que você não enxerga a possibilidade deles serem um bando de comprados? O PT comprou TODOS os sindicatos. Você fala que interesses internacionais como grandes bancos e corporações querem desestabilizar o governo. Os bancos nunca tiveram tanto lucro quanto agora, durante o governo do PT. Querem impedir que a Petrobrás se beneficie do Pré-Sal... O que impede a Petrobrás se beneficiar do Pré-Sal e ter lucros exorbitantes? Será que não é o fato da extração ser dispendiosa, e da Petrobrás estar sofrendo com a própria incompetência e corrupção endêmica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela enésima vez, não defendo nada. Que visãozinha precária, ou se ataca ou se defende. Pretendo estar fora dessa concepção binária, observo os acontecimentos e passo minhas impressões. Simples assim. Não pretendo ser o portador da verdade, procuro apenas ver com os olhos o mais limpos possível, na intenção de estar mais próximo à realidade, coisa difícil pelas tendências que se impõem, pelos condicionamentos à análise superficial, ao julgamento e às conclusões definitivas. Se "o PT" tivesse poder econômico pra comprar "todos os sindicatos" (excepcional alcance pra ter as informações de todos os sindicatos, parabéns, acho que nunca ninguém conseguiu isso), não precisaria aceitar propinas e financiamentos de campanha, como todos os outros partidos.

      Excluir
    2. Eduardo Marinho, você afirma que não defende nada mas afirma em seu texto que o processo de impeachment é um "golpe institucional", que por estranha coincidência é a mesma fala dos apoiadores do governo atual!
      Você afirma que não defende nada mas, ao mesmo tempo, afirma que "(o processo) não resistiria a um debate calmo, sereno e lúcido". Acaso a mudança está ocorrendo sem debate? Ou "sem argumentos e provas", como você diz? O debate vem ocorrendo há tempos na sociedade e os argumentos e provas vem sendo construídos com a devida calma e lucidez, etapa por etapa, e caminhando através do devido processo legal, com direito à defesa e ao contraditório.
      Tudo pode piorar? Pode. Mas se há alguma chance de melhorar, é preciso tentar. Não dá para ficar assistindo a economia brasileira desmoronando dia a dia enquanto o poder público parece mais preocupado em abafar os escândalos de corrupção em que se envolveu.
      Eduardo Marinho, observe e absorva que a mudança é melhor que a continuidade da falência!

      Excluir
    3. Rodolpho. Não tem realmente como ter certeza de muita coisa quando se envolve no detalhe do processo que está acontecendo. No entanto, tentando ver a uma certa distância, a impressão é que é uma luta de ratos. Trocam-se os ratos, mas o lixo continuará o mesmo. Aliás, nem muitos ratos serão trocados. Apenas uma pequena parte será execrada para abrir caminho aos que não tinham acesso. Mas como dito antes, é uma impressão. Pode ser que a primeira mudança crie uma reação em cadeia que levará a patamares melhores de país e sociedade. Pode ser que não. E essa é a impressão mais forte.

      Excluir
    4. Não, ainda não há nenhuma base jurídica oficial que justifique o afastamento de Dilma, processo que está sendo conduzido por um dos maiores pilantras da atual gestão política brasileira. Desde que surgiu na política, Lula é investigado e nada conseguiram provar contra ele, fazem escândalo novelístico por causa de um sítio e de um apartamento que chamam de tríplex pra impressionar povo burro, cria das mídias. Já o tal Cunha, é réu, acusado de receber 52 milhões em propina de empreiteira, tem mulher e filha juntas em acusação de gastos absurdos do dinheiro de propina. Nenhuma das duas foram levadas pra depor em condução coercitiva, já que Cunha se escapa por ter foro privilegiado. Enquanto os nomes dos justiceiros seguem jogados como merda num ventilador que volta na cara da população, a "justiça" sequestra a casa de 250 mil onde vive a mãe idosa do José Dirceu, que está doente e preso!

      criatura que só se informa pela televisão ainda banca defesa de "argumentos e provas". Vão vendo... Temer assume, Temer viaja e Cunha assume, tudo o que "ele" sempre quis... Tudo conquistado no lombo da ignorância daqueles que se deixam levar por promessas de cargos e propinas. As eleições de 2018 são adiadas e ninguém pode fazer NADA!

      Cunha prepara o Impeachment de Temer e assume a presidência, ops, ditadura. No Congresso, ele já manda. Depois dessa merda feita, povo que tá defendo o Impeachment da Dilma e gritando "fora PT" ou o asqueroso "tchau, querida" pode espernear... Não vou mais nem lamentar, vai ser bem feito!

      Excluir
    5. Esse aí se me vir de camisa preta com vermelho vai dizer que eu sou flamengo. E se eu disser que não, vai dizer que eu tô mentindo, que é claro que eu sou flamengo. Então, digo uma vez e ele que fique pensando. Problema dele, eu não gostaria de me equivocar de forma tão primária, mas... cada um é cada um.

      Excluir
    6. Juliana aline Lehmen, como "não há base jurídica oficial"? Você leu o documento oficial, de 22 páginas, elaborado pelos juristas Hélio Pereira Bicudo, Miguel Reale Júnior e Janaina Conceição Paschoal? É documento público, disponível em http://www.camara.gov.br/internet/agencia/pdf/Decis%C3%A3o_sobre_impeachment_CD.pdf
      Caso você não tenha lido e só tenha lido notícias, blogs e postagens de Facebook, é claro que você não terá o embasamento mínimo para afirmar sobre se há ou não a tal "base jurídica oficial". Nesse documento você poderá comprovar com o mínimo de detalhes cada acusação feita e cada artigo de lei que a presidente infringiu, sobretudo quanto às tais pedaladas fiscais que ela já assumiu publicamente que houve no governo dela (portanto, ela mesma já acatou provas contra ela própria). Pois saiba que, sem entrar em detalhes, "pedaladas fiscais" significam crimes (golpes) contra o erário público
      ou "crimes de responsabilidade em exercício de cargo público". Portanto, há sim "base jurídica oficial" que justifica não o afastamento sem julgamento, mas sim a abertura de processo de julgamento que poderá ter por consequência o afastamento.

      Excluir
  6. UNKNOWN, por que você não se identifica? Creio que precisas entender um pouco mais sobre os interesses que estão acima da gerencia da FAZENDA!

    ResponderExcluir
  7. Otimo texto,penso que mudar o representante de um sistema doente nao seja a solução,momento complicado ,enquanto a estrutura disso tudo não for mexida ,o comportamento do povo precisar mudar,precisamos de mais pessoas com visão ampla da situação,e como esta a sociedade atualmente não dá,sair do condicionamento e não colaborar com o sistema é uma saída

    ResponderExcluir
  8. Se me permite...
    Sem rodeios, quero chamar os 'navegantes', aqui em debate, à reflexão sobre estes dois vídeos que postarei abaixo. Tais vídeos podem ser entendidos como "O Fio da Meada" para compreender quem são os maiores interessados na desestabilização econômica e social, que vem ocorrendo em diversos países como em "Efeito Dominó".

    Veja:
    https://www.youtube.com/watch?v=hDP--rr7HgA&index=3&list=RDTGIEMyjfTV4
    https://www.youtube.com/watch?v=kPQUbdVno6A

    ResponderExcluir
  9. sinto um misto de pena com vergonha, por essa população que teve a capacidade cognitiva dominada. Dói mesmo, a desesperança que dá. O Glenn Greenwald publicou alguns fatos recentes por aqui e merece ser lido e investigado, pra que não fique só nas crenças, como a maioria dos vermes da Câmara pregam, em nome de "deus".

    https://theintercept.com/2016/04/18/porque-o-sen-aloysio-nunes-foi-a-washington-um-dia-depois-da-votacao-do-impeachment/

    vergonha internacional, vergonha Histórica! e apoiada por um bando de robozinhos cagões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. das coisas pra quem consegue pensar:
      1)Liliana Ayalde, atual embaixadora dos EUA no Brasil, foi embaixadora dos EUA no Paraguai até 2011, quando golpearam o Governo Lugo. Ela foi colocada no Brasil pra substituir o ex-embaixador em Agosto/2013, justamente quando aconteceram as primeiras manifestações populares de insatisfação com o Governo.
      2)Eduardo Cunha, Presidente da Câmara é o responsável por barrar projetos do Governo.
      3)Agora querem anistiar Cunha, parar Lava Jato e entregar o Brasil aos EUA.

      enquanto a estupidez segue apontando o dedo pro Lula e pro PT, as ratazanas se fartam! Só que quem vai tomar bem tomado depois disso tudo, são os estúpidos.

      Excluir
    2. e não sei o que pode ser pior: povo com opiniões boçalíticas "contra a corrupção"(QUE VERGONHA!), ou povo hipnotizado pra votar no Bolsonaro em uma suposta próxima Eleição.

      são as sombras da treva.

      Excluir
  10. Texto muito interessante Eduardo. Ainda meditando sobre.Quero saber o que é que o povo brasileiro - a população mais carente e que é ganha com isto em termos de serviço público de qualidade que justifique sustentar este bando de atores. Não vejo o "parlamento" representando nada além dos interesses de seus integrantes, seja lado A, B, C e penso... O povo continua dependendo apenas do povo e de poucas boas pessoas no meio que se chama de política, mas que não governa para todos, mas apenas para aqueles que lhes caem bem. Depois de gastar o meu domingo assistindo toda esta palhaçada, circo cheguei a conclusão de que a coisa está feia, seja com ou sem Dilma, seja com ou sem partido... Tu vê alguma saída que faça o Estado ou Governo servir melhor os seus patrões mano Edu? Educação, saúde e segurança pública, pelo menos por aqui onde moro é praticamente inexistente e é BEM ARBITRÁRIA. Vivo indo e voltando nestes lugares e sei com propriedade, mais do que eu gostaria, do que falo. Abração e boa noite mano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há saída. Há caminho e tamos todos dentro. Como participar, essa é a escolha.

      Excluir
  11. Apenas para registro;
    hoje(pela tarde), andava a dar continuidade à pesquisas referentes ao "Fio da Meada", quando sem nenhuma prévia... Fui interditado no 'iútube'. Todas as telas escuras...

    ResponderExcluir
  12. Reparei que alguns pensam que o Eduardo Marinho defende um lado na questão atual do Brasil. Particularmente penso que não há como não pender, um pouco que seja, a um lado. Eduardo busca ser o mais imparcial possível, e isso é honroso, agrada muita gente que busca justiça e percorre o caminho da empatia, e me faz se identificar. Também tento ser o mais imparcial possível. Sem saber bem em que contexto foi dito e deixando de lado a palavra "todos" que generaliza; há um pensamento atribuído a Paulo Freire que diz:

    "Não existe imparcialidade! Todos são orientados por uma base ideológica... A questão é: sua orientação ideológica é inclusiva ou excludente às classes menos beneficiadas ? "

    Outros pensamentos como os atribuídos a Aristóteles e a Doutrina Do Meio Termo dizem: “A virtude consiste em saber encontrar o meio-termo entre dois extremos.” / "o ignorante afirma, o sábio duvida e o sensato reflete". Reflexão é o que propõe o Eduardo em seus vídeos.

    Acho que devemos também entender que visões dicotômicas e maniqueístas, que temos de das coisas em geral, São visões simplistas e iniciais sobres as coisas. O ser humano é muito mais complexo do que possa imaginar o mais bizarro achismo.

    Força, Eduardo Marinho!

    ResponderExcluir
  13. Não busco nada, parceiro, além de ter sentido em estar vivendo.

    ResponderExcluir
  14. Não vejo dicotomia, parceiro. Vejo petróleo, minérios, água, riquezas cobiçadas. Vejo um povo ignorantizado, desinformado, sendo conduzido por criminosos egoístas, produtores de miséria e sofrimento, vendidos a poderes econòmicos contumazes criminosos pelo mundo inteiro, onde tiverem alcance. E têm em grande parte do mundo, e onde não têm, infernizam, demonizam, bombardeiam, destróem, como no oriente médio e vizinhanças. Na América Latina a estratégia tem sido outra, institucional, infiltrada. A época dos fuzis e dos marines ficou no passado, hoje seria contraproducente. Há sempre na elite corruptos que se dispõeem a trair sua nação em troca de privilégios pessoais.
    O trabalho de conscientização tem como objetivo a defesa da ideologia implantada, a percepção da condução e da criação de alternativas de vida.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Mudando de assunto um pouco, licença páchega primeiramente.

    Peguei o trem hoje cedo aqui na cidadecinza e um jornalzin daqueles "metronews", me deparei com a morte de duas pessoas no desabamento de um trecho deuma ciclovia no rio. Um deles chamado Eduardo Marinho Albuquerque de 53 anos. Era tudo que constava de informação sobre o individuo naquela pequena e espremida notícia. Vim de lá até meu destino com um anseio ruim, mesmo não te conhecendo pessoalmente e nem sabendo teu nome completo, sei que seria uma perda imensurável (toda vida perdida é uma perda imensurável, reflito).

    Enfim, no final você está bem.

    Que o Eduardo Marinho Albuquerque, na realidade um Engenheiro e pai de família, descanse em paz, junto ao outro terráqueo cuja a identidade não foi divulgada.

    Trágicamente mortos pelo desmazelo de outros engenheiros que assentiram a obra.

    Ironia?

    Abraço Eduardo. A vida segue e eu sigo aprendendo contigo. Obrigado por me lembrar diariamente que a vida é simplismente respirar, sentir e compartilhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lucas.
      Provavelmente, o "outro terráqueo cuja identidade não foi divulgada" não deveria ter curso superior. Parece que só morte de gente diplomada dói. ;o(
      Abs,

      Excluir
  17. Boa tarde a todos, não creio que o Eduardo Marinho (Observar e Absorver), esteja de nenhum dos dois lados político, até porque creio que tudo isso faz parte da manipulação da massa que ele já falou tanto, tudo isso é um circo que os palhaços estão saindo do picadeiro, Dilma, Temer, Cunha, Lula e outros, o que não podemos deixar de fazer é nos mobilizar para continuar fazendo parte da mudança do nosso pais que creio que um dia irá ficar limpo de toda essa "palhaçada".
    Quem sabe um dia poderemos sentar em nossas casas e ligar a televisão e acreditar nas coisas que são ditas, essa é uma das minhas esperanças.
    Vamos em Frente, Somo Um Pais Só...

    ResponderExcluir
  18. Escolhi participar pelo coletivo, abrindo mentes e propagando reflexões. Meu ponto de vista é louco e cheio de julgamentos, sou mais um sem explicação no meio da multidão, soltando todas as correntes possíveis e fazendo o máximo para libertar os demais. Esse sou eu, sem mais nem menos, apenas observando e absorvendo.

    ResponderExcluir
  19. Sem dúvida nenhuma o golpe foi dado e seu objetivo alcançado, o nosso país entregu nas mãos de ratos, pra mim o melhor governo foi da Dilma e Lula, que fizeram algo pelo povo pobre, agora se esses ratos PMDB< PSDB tomarem o governo o que será de nós...valha-me Deus

    ResponderExcluir
  20. Vergonha histórica... O que podemos esperar de um país que não tem nenhum respeito pelo o seu povo...

    ResponderExcluir
  21. Temos 2 grupos brigando pelo poder. Nenhum, com certeza absoluta, é um grupo de santos. Nos dois tem gente desonesta e egoísta extremado. A verdadeira questão é qual grupo representa o PROJETO que mais beneficia para a população mais carente? Ora se há corrupção, mas a policia/justiça ta tendo liberdade para coagir, esse é um bom momento. O risco é haver nisso, o combate a corrupção, um retrocesso com novas forças no comando politico (conforme demonstrado nos recentes áudios).

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

observar e absorver

Aqui procuramos causar reflexão.