segunda-feira, 21 de junho de 2021

Fábio Júnior pacifica a vila

 Prudente de Morais, Minas, 1991. Uma pequena vila de cerca de vinte casinhas, do mesmo dono, feitas pra serem alugadas. No meio das casas, um espaço aberto, sem calçamento, de terra, pedras e mato, servia às brincadeiras das crianças. Brisa tinha nove anos, Adhara sete e Ravi, três.

De repente, um desentendimento no grupo. Parou a brincadeira, dois meninos se espinharam, um acusando o outro. Já havia chegado um “irmão grande” pra resolver a parada, de cara feia, ameaçadora. O protegido apontava o oponente com o braço esticado, desfiando acusações sobre um adversário desconfiado, acuado pelo tamanho do recém chegado.

Ravi estava de castigo por ter atirado uma pedra em Adhara, não podia sair de casa mas podia ficar na janela - porque não tinha acertado a pedrada -, onde se epoleirou e participava, aos berros, das brincadeiras, com os pés no batente e a mão segura no alto da janela.

Na tensão do momento, aliviada por vários olhares adultos que pararam pra observar – como garantias de não violência – Brisa cochichou no ouvido de Adhara, que repetiu imediatamente o que ouviu, em voz alta, “ele parece o Fábio Júnior!”

Todas as atenções foram centralizadas no moleque maior, tanto do grupo quanto dos olhares em portas e janelas. O rapazinho que começava a falar com brabeza, engasgou, sem graça, e Ravi soltou uma gargalhada aguda, repetindo aos gritos, “Fábio Jú-niô! Fábio Jú-niô! Fábio Jú-niô! Fábio Jú-niô!” Várias risadas soaram, alguém comentou, “parece mesmo!”

O protetor se voltou contra o protegido, “olha aí o que cê me arrumou!” E bateu em retirada, resmungando. Risadaria geral, todos voltam aos seus afazeres, a brincadeira é retomada, menos pra Brisa e Adhara, que estão sentadas na calçada, dando uns minutos de risadas.

24 comentários:

  1. Depois de 30 anos lembrar desse episódio com detalhes..é porque foi vivido intensamente, pai."Recordar é viver".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, encontrei um caderno velho, amarelado, no fundo de uma caixa, com essa história. Só localizei o episódio e o resto foi transcrição, com pouquíssimas modificações.

      Excluir
  2. Como já diz Eduardo, O afeto é revolucionário! Penso na comunicação e de como Salomão disse também: É melhor ter paciência, do que tentar controlar cidades inteiras. Nesse caso um exemplo de desafeto que foi vencido com humor. Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Bom e abençoado dia. Meu dia mais feliz e semana alegre. Muita Paz e Luz com as bênçãos da Deusa Toda Poderosa e Amantíssima.

    ResponderExcluir
  4. Que descrição do momento, mil sensações, sentimentos envolvidos!

    ResponderExcluir
  5. Salve Eduardo.

    Cara admiro seu trabalho, sua história. Suas reflexões têm me levado a refletir e resignificar minha minha vida. Tentei adquirir adquirir algumas amostras de seu trabalho, mas não consegui. Está muito burocrático. Pelo formato entendo que não é você quem administra a venda na internet. Tendo em vista a simplicidade de sua vida e considerando que nem todo mundo entende plenamente de internet, acho que podia ser algo mais simples. A página que acessei está tudo em inglês irmão. Sei que sua obra é para todos, mas ... seria muito bom um dia poder conhecer você. Quem sabe.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

observar e absorver

Aqui procuramos causar reflexão.