quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Tempos de pré-eleição e evolução planetária

 Os donos do dinheiro se preparam, grandes bancos, mega-empresas afiam seu monitoramento, é preciso se manter no controle, manter ou, de preferência, aumentar o seu poder de pressão sobre os poderes ditos “públicos”.

O judiciário, com seus salários enormes e poder social incontestável, já está devidamente afastado da população em geral e sua realidade, artificial e irresistivelmente inflados em seus sentimentos de superioridade. “A justiça é como a serpente, ataca de preferência os descalços”, como disse Galeano. Assim os interesses econômico-financeiros, tradicionalmente anti-sociais, garantem a conivência e a proteção da "justiça", a impunidade na prática cotidiana de crimes contra a população, principalmente a mais pobre.

Agora é a vez do executivo, "eleição" do governo central, a cabeça da hierarquia estatal nas decisões da "cúpula" do Estado. Os lobistas, correias de transmissão dos poderes econômicos, circulam nos corredores estatais, reforçam seus apoios institucionais, carregando as forças das mídias empresariais sempre em defesa dos interesses desses poucos podres de ricos, sempre em prejuízo da população em geral e dos direitos de imensa parcela, sempre sabotada, enganada, explorada, iludida, alienada das decisões que afetam sua vida.

Mal sabe a população que é no seu comportamento condicionado, nos seus valores induzidos, nos seus desejos e objetivos programados, impostos pela educação empresarista, pelo massacre publicitário-marqueteiro – entre a sedução e a ameaça – e pelo falso jornalismo dos interesses econômicos – consciências profissionais vendidas por altos salários e privilégios sociais – que se baseiam os pilares desse modelo social injusto, perverso, covarde e destrutivo.

A sociedade é como é porque nós consentimos, sem perceber, exercendo a vida como é induzido, assimilando os falsos valores do excesso, do consumo desenfreado, na atenção e na intenção postas na matéria, na propriedade, na riqueza como objetivo de vida, como se a vida não acabasse. Pra isso a morte é concebida como uma tragédia, uma desgraça que “não vai acontecer” (a não ser num futuro remoto que, sideusquiser, nunca vai chegar), e não uma simples conseqüência de ter nascido, um acontecimento natural pra onde tudo o que vive se encaminha, seja fungo, planta, bicho ou gente. Da porta de entrada até a porta de saída, a vida é uma passagem. Minha razão, por algum tempo, negou a existência antes do nascimento e depois da morte. Mas o meu sentimento se impôs, diante de acontecimentos e percepções – nascimento de filhos, observação do desenvolvimento de crianças, assuntando a velhice avançada e a visão da vida das pessoas mais velhas que encontrei, em contatos com “entidades incorporadas” no candomblé, na umbanda, no kardecismo, em linhas espiritualistas independentes e das mais diversas – e, com o tempo, a convicção se fez como certeza intuitiva. Não se começa ao nascer, não se acaba ao morrer. Minha razão acata meu sentimento. E não se mete a entender, muito menos a explicar, a não ser através da intuição, que não precisa atender às exigências da lógica. Até por ter a humildade de reconhecer a própria ignorância, as limitações do conhecimento, do alcance e do entendimento.

Da mesma forma que sabemos hoje o que não sabíamos ontem, amanhã saberemos o que não sabemos hoje. A ciência, que sempre se arrogou dona das verdades, foi obrigada pelo tempo a reconhecer erros e fazer correções inúmeras vezes. Esse processo não termina, embora a arrogância continue, e é de se esperar sempre novos reconhecimentos de erros, correções e descobertas, num caminho sem final, sem chegada, de aprendizado e evolução coletivos. Negar obstinadamente o que não está comprovado cientificamente chega a ser ingenuidade. A ciência não chegou a seu termo, não tem conclusões finais sobre tudo – embora muitos tenham essa pretensão –, há muito a se descobrir, a se corrigir, a perceber e desenvolver. O caminho do desenvolvimento geral, sobretudo da consciência, é um caminho do qual não se vê o fim. Aqui do meu pequeno alcance me parece permanente.

Uso a imaginação pra daqui a mil anos, dois mil, e vejo a integração com a realidade universal, o contato com outras realidades planetárias, no desenvolvimento da consciência pra além da harmonia social que ainda estamos por construir. No contato com outras dimensões da realidade, já praticada por muitos, mas ainda não reconhecida pela “ciência oficial”. Tenho a intuição de que quando alcançarmos o patamar de sociedade sem abandonados, sem escravidão – e não tenho a ilusão de que esse passo se dê com poucas gerações e muito menos no tempo de uma vida, muito trabalho ainda por fazer – e nos tornarmos a família humana e planetária que somos e ainda não exercemos, não tomamos consciência, teremos percepções e desenvolvimentos além do que a maioria imagina ou acredita.

Ao mesmo tempo vejo o planeta dando sinais cada vez mais numerosos e intensos. Por mais que os geógrafos e geólogos digam que todos esses movimentos são naturais e sempre ocorreram, não me lembro de tantas convulsões ao mesmo tempo, terremotos, vulcões, tempestades, furacões, secas, neves e incêndios onde nunca tinham acontecido, migrações em massa e profecias se cumprindo. Parece mesmo que se aproxima “o fim do mundo”, pra quem está atento aos acontecimentos mundiais. E é mesmo um fim de mundo que se aproxima, entendendo por “mundo” as formas sociais em que vivemos. Um modelo social entrando em agonia de morte, prenúncio do nascimento de outro modelo, mais humano e solidário pela necessidade de sobrevivência, de superação das dificuldades que vêm se anunciando há muito tempo e que agora se apresentam e, pelo jeito, vão se apresentar cada vez mais. Não há retorno. Nem haverá um momento preciso de mutação, um ponto no tempo onde tudo vai mudar.

A mudança é permanente e, por mais que o momento seja intenso, de pressão, ainda assim leva gerações esse “momento”. É preciso serenidade e visão de médio e longo prazo – exatamente o contrário da visão imediatista a que a sociedade induz – pra perceber o processo multi-milenar no caminhar da humanidade e do planeta no tempo e no espaço. Minha satisfação – e não me dou o direito de cobrar de ninguém – é me colocar a serviço nesse processo, dentro do meu pequeno alcance e no máximo das minhas possibilidades. Pra mim, é assim que a vida vale a pena.

Eduardo Marinho – 13/10/2021

14 comentários:

  1. Sim até mesmo na pressão social de se formar rapidamente acabamos aprendendo as matérias e a história de maneira psiclogicamente com a visão do dominador em todas elas acabamos não questionando , já é difícil pra gente que é pobre estudar ainda mais questionar o que estamos estudando entendendo o psicólogico das coisas , mas estou atento nisto agora com 19 anos , e atento na vida e nas vivências

    ResponderExcluir
  2. Muito lúcido e sereno no falar do porvir. Sim estamos já vivenciando a transição planetária. Sabemos e sentimos... obrigada Eduardo por abrandar

    ResponderExcluir
  3. Como posso adquirir as suas obras de arte?

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

observar e absorver

Aqui procuramos causar reflexão.