quarta-feira, 3 de novembro de 2021

O sistema se descara

A demonstração do banqueiro - que manda nas autoridades públicas, dá "aulas" sobre a "independência" do banco central ("independência" do governo, controle criminoso dos banqueiros sobre as políticas públicas) - precisa ser melhor avaliada. Se levamos em consideração esse controle, ele se estende por toda a sociedade e por todas as políticas públicas - já sabemos o que acontece com governos que escapam, por pouco que seja, a esse controle. Que alcança o modelo de educação - competitiva e voltada ao mercado de trabalho -, domina as comunicações - criando valores, comportamentos, usando psicologia do inconsciente e de massas, antropologia, sociologia, pra induzir mentalidades e "opiniões públicas" deformadas, superficialidade, alienação e entretenimentos, distorcendo a realidade sempre a favor de interesses econômicos, a partir dos banqueiros até os grandes empresários e demais podres de ricos. Que transforma arte e cultura em produtos de consumo, em alienação e entretenimento.
A partir desse controle se entende a superficialidade mental, a ignorância - mesmo "instruída" -, o ódio estimulado, o controle mental, as injustiças sociais, a miséria, a fome, o desabrigo, o abandono, de um lado, e a exploração extrema, a escravização, a vida corrida, sofrida e sem sentido de verdade, do outro lado, pra maioria esmagadora da população. É preciso um trabalho interno, profundo, feito com sinceridade e profundidade, no questionamento dos próprios valores, da própria visão de mundo, dos próprios objetivos de vida, dos próprios desejos. A sociedade nos impõe padrões desumanos de existência, impõe a cegueira sobre as raízes da realidade, a indiferença diante das injustiças expostas, impõe a responsabilidade da miséria aos próprios miseráveis. Culpar as vítimas é uma velhíssima estratégia pra justificar a perversidade social.
A compreensão do domínio banqueiro-mega-empresarial explica as mazelas sociais, a desumanidade, a destrutividade, a violência do Estado, a criminalidade e as mentiras necessárias à manutenção dessa estrutura de sociedade onde o poder público está dominado, influenciado, pressionado, controlado pelos poderes econômicos de um punhado podres de ricos, parasitas do patrimônio público e das riquezas da nação, na exploração e no prejuízo das populações.
É preciso reconhecer que, por mais "progressista" que se considere, ninguém está imune ao profundo e permanente trabalho de enquadramento mental, às induções e condicionamentos aplicados profundamente a cada área da coletividade social. Ou se faz o trabalho íntimo, interno, no inconsciente, ou se reproduz condicionamentos, inconscientemente, inclusive a programação da insatisfação com as injustiças de forma a tornar os movimentos que se pretendem revolucionários inofensivos, incapazes de sequer ameaçar a estrutura social. A arrogância e a subalternidade, os sentimentos de superioridade e inferioridade são programações sociais, insidiosas, subliminares, que impedem ou, no mínimo, dificultam a verdadeira solidariedade. Esta sim, a solidariedade plena, é a base de uma revolução social profunda e integral. E de uma sociedade em harmonia, sem fome, desabrigo, miséria, abandono, ignorância e desinformação.

8 comentários:

  1. inteligência é inconsciência
    CONSCIÊNCIA é inteligência.

    ResponderExcluir
  2. Vivo um dilema de querer trabalhar, mas não querer empregos formalizados(conclusão vinda de experiência própria).Me sinto perdido. Rflexões pertinentes ai mano.

    ResponderExcluir
  3. Boa reflexao Eduardo! Acho que toda a "diferenca" induzida nas pessoas para com os seus semelhantes e outros seres... se alimenta do medo de rejeicao. Quanto mais diferente - maior é a rejeicao. É um medo biologico, vem do nosso nascimento. Acreditamos sempre que existe uma relaçao de um "necessitado fraco" perante de um outro "protector forte". O problema nao é o "forte" ignorar "o fraco". Ou de o "fraco" precisar fo "forte". Mas a ignorancia induzida de pensar que existe "forte" ou "fraco".

    ResponderExcluir
  4. Os banqueiros e mega empresários são psicopatas só buscam prazer e poder são vazios de afeto, são seres racionais não possuem amor a nenhum próximo, mas são como tudo na natureza pra se viver na cadeia alimentar um mata para o outro se alimentar e continuar vivendo.O Autruísmo é uma contramão da natureza, como o Eduardo diz a sociedade é desumana talvez no futuro assim como criaram a vacina contra o vírus tenha uma vacina contra o gen psicopatico, e nasça somente autruístas humanizados e acabe a maldade no mundo e ele venha a ficar mais justo, mas nenhum de nós estará vivo pra ver esse dia chegar,se é que isso irá acontecer antes da estrela anã do Sol como diz nosso amigo vier explodir, e tudo se acabar e virar poeira cósmica novamente.

    ResponderExcluir

observar e absorver

Aqui procuramos causar reflexão.