segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

A farsa se descara - ou a ilusão vai se demonstrando claramente.

 Estou vendo por aí se falar de "declínio da democracia". Na minha visão, um engano. Está se vendo é o descaramento da falsidade, essa tal "democracia" nunca existiu de verdade além de instituições de fachada, infiltradas, pressionadas e submetida por poderes econômicos - banqueiros, mega-empresários, financistas e outros que formam um punhado de podres de ricos escondidos sob o nome de "mercado", fonte da corrupção que a mídia empresarial aponta, estrategicamente, na chamada "política". Os corruptos são responsabilizados genericamente enquanto os corruptores não são nem mencionados.

Uma democracia, pra mim, supõe um povo alimentado, instruído, informado, com senso crítico e capacidade analítica pra ter condições de entender o que acontece, não se deixar enganar por demogogos e por distorções do jornalismo comprado, de consciência vendida. A própria estrutura social é montada de forma a impedir, a todo custo, o respeito aos direitos constitucionais, básicos e humanos da população como um todo.
Não há democracia. O que há é um simulacro institucional safado. E não está declinando, está se revelando uma grande mentira.
Não é porque um capataz é sádico e criminoso e outro capataz é bonachão e facilita a vida dos escravos que os donos deixam de ser donos. Quem manda é o poder econômico, ainda. E é óbvio que entre o sádico e o camarada, se escolhe o camarada. Até porque assim se podem criar condições de acabar com essa escravidão mental e começar a construir outra estrutura social, mais humana e solidária, menos injusta e perversa, através das gerações.
Uma sociedade que tenha no centro de importância o ser humano e todas as suas necessidades - e não os interesses de "mercado" que impõem miséria, desabrigo, ignorância, desinformação, exploração a nível de escravidão, além do saque do patrimônio público e das riquezas da nação.

4 comentários:

  1. Acima das Nações estão os cartéis do dinheiro. A função deles é aprisionar e sugar ao máximo a "vitalidade" de cada Ser. Eles são parecidos ao sem abrigo, pois conseguem ver a verdade nas pessoas. Eles também sāo "invisiveis" tal como os sem abrigo o são. Pois tal como os sem abrigo, eles estão excluidos da sociedade... A democracia é apenas uma representação que não mostra os grandes nem os pequeninos. O capataz seja bom ou sádico não sabe, o povo também não sabe, mas quem se deslarga de tudo, esse sabem, e está muita gente a se largar.

    ResponderExcluir
  2. Eduardo, quanta consciência, lucidez e clareza. A democracia está a serviço de quem? Que espécie de democracia é essa que açoita e aniquila qualquer possibilidade de sonhar com dignidade, com educação, com saúde ou segurança. Que democracia é essa, onde a maioria sofre sem direitos básicos...a quem serve esse sistema? A quem cabe a dor por tanta injustiça e sofrimento...não é só um sistema falido, mas apodrecido. E mais preocupante é a inexistência de uma nova geração de intelectuais, filósofos, artistas, que tenham verdadeiramente o propósito de mudar a conjuntura. Os zumbis da internet estão mais preocupados com a nova dancinha do tiktok... lamentável perceber que as pessoas que, como vc, tem um propósito pessoal que reverberou na sociedade estão tornando-se lendas...você é apaixonante.

    ResponderExcluir
  3. Brasil, mostre sua cara. Quero ver quem paga pra gente viver assim desse jeito, sem nada, sem dignidade e sem respeito. Não adianta fugir, deixar de existir e se esconder porque o sistema te acha e te escracha onde estiver. Tem que lutar, expor as falcatruas e angariar consciencias que se somar vai sufocar essa utopia distopica de um novo mundo onde somente os iluminados, os privilegiados terá espaço para cuidarem do planeta que nós vinhamos destruindo como um cancer o seu hospedeiro.

    ResponderExcluir
  4. estas sao ideias que eu tenho.

    https://mega.nz/folder/3FRCVSgL#niemLefvlpg5B3dxNUKFRA

    spoiler alert: algum conteúdo sensível.

    ps: a parte de opinioes nao e necessario ler.


    a ideia nao e ser tudo implementado algumas ideias estao fora da realidade brazileira, entao espero que alguem lute por elas um dia

    ResponderExcluir

observar e absorver

Aqui procuramos causar reflexão.