OBSERVAR E ABSORVER - observareabsorver.em@gmail.com - Pra ver o trabalho, com dimensões e preços, clique no link abaixo de "Ver o trampo".
quinta-feira, 11 de dezembro de 2025
Exceções às regras - conheçam-se. Ninguém está sozinho.
É bem grande quantidade de pessoas que, ao lerem o que escrevo, ao ouvirem o que digo, mandam mensagens dizendo “finalmente encontrei alguém que pensa como eu”, que se sentiam sós no mundo, achando que eram os únicos, agradecendo por ter encontrado um “semelhante”. Dá vontade de dizer a estes todos: conheçam-se. Tá cheio de exceções por aí, sempre as encontrei. Já foram muito menos, raríssimas. Hoje estão por toda parte, ainda exceções, mas bem mais numerosas. Em quarenta anos me parece claro que vem aumentando o número das exceções. Consciência e sensibilidade contaminam, quando encontram sintonia. São tantas essas pessoas carentes de sintonia, se sentindo solitárias, que se torna uma contradição. Uma questão de isolamento, de não procura, de superficialidade e desatenção.
Às vezes do teu lado passam várias exceções por dia, é preciso ter olhos de ver. Ou, pelo menos, questionar, “por que é que não vejo?” Talvez aí se possam encontrar as próprias barreiras, os próprios impedimentos que se tem pra perceber e contactar pessoas ainda desconhecidas, embora sintonizadas. Medo? Preconceito? Arrogância? Desconfiança? Superficialidade no olhar e no sentir? Qual é a barreira que impede?
Exceções de verdade não trazem placas escritas “sou uma exceção”, não têm sinais além dos abstratos. Como olhar, vibração pessoal, atitudes, sentimentos predominantes, posições assumidas... É preciso desenvolver a percepção, ganhar humildade e isenção dos condicionamentos primários nas relações sociais. Sintonia de alma se sente, às vezes até sem perceber - como uma simpatia "de graça".
Quando já se percebe, aí se pode dar uso, proveito, com harmonia, boa vontade, respeito e afeto.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
observar e absorver
Aqui procuramos causar reflexão.
Muitos, sem arrogância, mas talvez num nível primário espiritual, quando sentem não sabe explicar o por quê, e buscam na razão a solução, e se não acham resposta, geralmente dão a vitória, à razão. E o sentimento como burro, perdedor. E assim aquela voz vai ficando mais baixa, mas tá sempre lá. Basta começar a sintonizar, a escolher sintonizar. Abraço Mestre
ResponderExcluir"É preciso ter olhos de ver."
ResponderExcluirQuando me vi tão isolado com uma nova consciência mais ampla, em São Paulo - onde nasci e fui criado - me questionei por que não parecia haver a sintonia.
De tanto me questionar, aprendi a enxergar melhor as pessoas-exceções, nas diversas formas que se demonstravam, e muito se deve a passar a entender melhor o porquê de eu mesmo poder me considerar uma exceção.
Primeira vez que comento. Eduardo, obrigado por compartilhar sua caminhada até hoje. Te acompanho desde 2017, quando ainda cursava o Ensino Médio, e esporadicamente leio as postagens novas.
Levei suas provocações como sementes para semear no meu caminho. Sou mais feliz por ter me permitido esse contágio.
Grande abraço!
Não é muito fácil não se encaixar em um mundo como o nosso! A observação sem esforço do mundo que nos cerca é uma tarefa que poucos conseguem. Digo sem esforço porque não pode haver julgamento, apenas e tão somente a observação silenciosa. Meu mundo é solitário, observo a hipocrisia, os valores invertidos, a cegueira da alma. Sem preachei que tentar me manifestar com palavras sobre a minha visão do mundo, e tentar que outros possam ter um ponto de vista semelhante. seria um total desperdício e por isso sempre me calei. Apesar da solidão, sou feliz por ver a luz da verdade. Amo por todos, não espero retribuição, não empresto, dou. Não espero nada do mundo, o mundo é que espera de mim. Nunca paramos de aprender e essa é a maravilha da vida! uma constante e infinita evolução de consciência.
ResponderExcluir