sábado, 8 de outubro de 2011

Protestos Contra Wall Street chegam a Washington


Occupy Wall Street llega a Washington. Foto: The Washington Post
Occupy Wall Street llega a Washington. Foto: The Washington Post
"É nossa primavera estadunidense!", grita um homem sobre um estrado armado em Washington, a dois passos da Casa Branca. Em frente a ele, centenas de simpatizantes dão início a uma ocupação contra a guerra no Afganistão e a "máquina capitalista" de Wall Street.
Barracas, sacos de dormir, tantãs. Quase três semanas após o começo das manifestações em Nova Iorque, reúnem-se várias centenas de pessoas, ecologistas, ex-combatentes ou simples "decepcionados de Obama", decididos a acampar, "até que chegue a mudança", na Praça da Liberdade (Freedom Plaza), entre a sede do Congresso e a Casa Branca.
"Estamos trabalhando nesta concentração há um ano, muito antes do movimento Occupy Wall Street", diz Lisa Simeone, uma das organizadoras desta manifestação altamente simbólica, no coração da potência estadunidense.
Mas aqula mobilização amplificou a nossa, nos inspiramos mutuamente uns aos outros", acrescenta a locutora de rádio de Baltimore, em Maryland.
Na origem do movimento Stop the machine, create a new world (Parem a máquina, criemos um mundo novo) estão pacifistas chegados à cidade para se manifestar contra o décimo aniversário do começo da guerra no Afeganistão, além de mais de 150 associações de todo o país que se uniram à iniciativa.
"As pessoas estão decepcionadas", explica o reverendo Bruce Wright, um dos organizadores que chegou da Flórida. "Estamos aqui em nome das pessoas a pé, para reclamar nossos direitos econômicos universais, o direito de ter um teto, uma profissão, o acesso gratuito à saúde."
"Nós também temos uma primavera estadunidense", afirmou, reivindicando a herança da primavera árabe. Como no norte da África, na Espanha e na Grécia, estamos aqui para reclamar um mundo justo e sustentável!"
http://www.cubadebate.cu/noticias/2011/10/06/protestas-contra-wall-street-llegan-a-washington/


Agora eu:



Há alguns dias, setecentas pessoas foram detidas, em Nova Iorque, quando se encaminhavam para engrossar o cerco a Wall Street.  Depois disso, Los Angeles, Chicago e mais setenta cidades se levantaram em manifestos. Agora, o movimento pela mudança chega a Washington, para revelar a consciência de que as grandes empresas, capitaneadas pelos  conglomerados financeiros, controlam os Estados e determinam as políticas públicas, formando a estrutura social absurda em que vivemos, atirando bilhões de pessoas à miséria e à ignorância, sabotando e cooptando o ensino, a saúde, a alimentação, a informação.
O movimento vem tarde, mas antes tarde do que nunca. As forças de segurança de há muito estão sendo preparadas para o levante geral que já é previsto faz tempo pelos controladores do sistema. A formação dos militares e das polícias os separa das populações, criou-se estrategicamente a mentalidade dos agentes de segurança, radicalmente anti-popular e particularmente anti-pobres, por serem esmagadora maioria. As reações serão terríveis. É preciso alguma iniciativa no sentido de conquistar mentes nas forças de repressão, de esclarecer os que ainda mantém alguma parcela de humanidade intacta, de tocar suas consciências. Estes devem ser os focos sensibilizadores, dentro dessas forças, para que tomem consciência do seu uso em favor opressão de pouquíssimos sobre as populações. É preciso mostrar–lhes que são parte do povo.  O confronto só interessa aos dominantes, os senhores do mundo. E provocará milhares, senão milhões, de vítimas. 
Há muito tempo se trabalha na revelação de que a vida, a estrutura social, os valores vigentes, os comportamentos, estão impregnados pela mentalidade criada para servir às empresas e impostas pela mídia. De que o Estado e suas estruturas estão dominadas pelo poder financeiro de muito poucas pessoas, com interesses gigantes como seu poder sobre as políticas públicas, criminosamente precárias para a maioria das populações.
Analisemos criteriosamente nossos próprios valores, comportamentos e objetivos de vida e  perceberemos o quanto colaboramos com o sistema. Os condicionamentos são vastos, profundos e gerais. A partir de dentro se muda o mundo. Ampliando a visão e tomando consciência, num processo constante e progressivo, os comportamentos mudam e muda a sociedade.
A vida terá outros valores. Alguns já os vivem em seu cotidiano. São os imprescindíveis.
Abraços a todos,
                                Eduardo.

PS- Peço desculpas às pessoas que esperam os desenhos que encomendaram. Estou em viagem e atrasei os envios. Peço desculpas e paciência. Assim que chegar em casa, enviarei os três. Ou quatro, não lembro bem.

6 comentários:

  1. Discurso na Assembleia Geral do movimento Ocupar Wall Street.

    http://hc-svnt-lupinum.blogspot.com/2011/10/movimento-ocupar-wall-street.html

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo artigo! Caro Eduardo, estamos vivendo uma mudança histórica na humanidade! Somos hoje quase 7 bilhões de pessoas em todo o mundo, sendo que apenas 1% detém o poder sobre 40 % de toda economia! As pessoas estão começando a perceber que o sonho "americano" (capitalista) alicerçado em um sistema financeiro, especulativo e fraudulento se transformou em um pesadelo! Quem diria os próprios americanos pedindo o fim de wall street! hehehe... Caro Eduardo, em breve pessoas despreparadas, inconscientes espiritualmente, que trocaram o Amor Incondicional a Deus, a Justiça e a Vida, pelo aparente poder do dinheiro e status social, se assistiram o vídeo de uma de suas entrevistas no Youtube, irão lembrar de suas sábias palavras “Tudo que precisamos, são cinco coisas e todas começam com a letra A! Ar, Água, Alimento, Agasalho e Abrigo.”
    Parabéns pelo seu exemplo, sua arte e seu trabalho!
    Donizete.

    ResponderExcluir
  3. Eduardo,
    você, como sempre, com uma análise clara e precisa. Resta torcer pelos americanos e fazer a nossa parte aqui no Brasil.

    ResponderExcluir
  4. Os lobos da Nova Ordem, George Soros, Julian Assange e Warren Buffet
    http://www.youtube.com/watch?v=AcUxjH3sYt8&feature=uploademail

    ResponderExcluir
  5. um amigo do orkut me mandou a seguinte mensagem
    A armadilha: Manifestações "Occupy" chegam ao Brasil. Está pronto para o pior?




    Como
    eu já esperava e falava, estas manifestações já chegaram no Brasil e em
    outros lugares no mundo. George Soros está patrocinando as
    manifestações nos EUA, e quem deve estar por trás dos protestos
    brasileiros?
    Uma coisa estou certo: É uma armadilha! É claro que
    existem pessoas com boas intenções, mas toda manifestação será usada
    pela Tirania para ir contra nós mesmos!


    Não adianta!
    Perceberam quantos movimentos já surgiram nos últimos tempos: Wikileaks,
    Anonymous, Occupy e etc; todos eles comprovadamente utilizados como
    ferramenta da tirania para acelerar a aplicação de suas implementações,
    diretamente ou indiretamente, de uma forma ou outra.


    Então,
    este sistema corrupto não tem solução, pois foi criado por eles e para
    eles, projetado perfeitamente para alcançar o objetivo final: A Nova
    Ordem Mundial... Infelizmente ela vai acontecer! Então, quando a mídia
    começar a fazer propaganda das manifestações, mostrando artistas e
    pessoas públicas nestes protestos, não caia nessa! É armadilha! Não
    contribua com os planos da tirania!

    Quer protestar??? Boicotem
    eles! Desliguem-se do sistema!!! Alguém está disposto a renunciar os
    confortos e prazeres que a tirania escravista nos oferece?

    Sábado, 15, foi escolhido como dia da deflagração de vários protestos a la Occupy Wall Street pelo mundo, incluindo o Brasil.

    O
    Occupy Rio acontecerá na Cinelândia, a partir das 13h. O Twitter do
    evento conclama: “Vamos preparar nossas mochilas, dia 15 está aí”.
    Em
    São Paulo, a concentração será no largo São Bento e foi marcada para
    mais cedo, às 10 da manhã. O evento já conta com mais de 2.750 membros
    no Facebook.

    Os eventos estão sendo promovidos pelo Democracia
    Brasil Real, uma organização social que “não está vinculada a nenhum
    partido político, sindicato ou empresa”.

    Há uma certa
    desorganização na comunicação das manifestações, dispersa por eventos e
    páginas individuais no Facebook, sites e Twitters.
    Além de São Paulo,
    Rio de Janeiro e porto Alegre, haverá eventos “Occupy” em Amsterdam,
    Londres, Taipei, Paris, Tóquio, Estocolmo, Roma e Sydney, entre diversos
    outros lugares.

    ResponderExcluir
  6. concordo que o melhor protesto é cada um ir abandonando o sistema na medida do seu possivel mas as pessoas preferem participar do quebra quebra porque essa revoluçao interna é mais dificil de se fazer por uma serie de fatores e da impressao que nao dara frutos visto que é incerto acreditar que uma massa critica ira começar uma vida totalmente autonoma em tao pouco tempo por isso as pessoas se sentem mais seguras saindo nas ruas e gritando, mas como o mundo ja esta perdido de qualquer modo acho que toda açao de incomodo com o sistema ja é melhor que açao nenhuma, o que esperamos é que no final das contas caso alguem consiga derrubar o poder vigente que se faça algo justo mas eu acho muito dificil acreditar nisso, na melhor das hipoteses se fosse criado um sistema de trocas onde a moeda nao tem ''inteligencia artificial'' como a de hoje ou mesmo um sem moedas nao seria bem aceito pelos privilegiados da sociedade e os nao espiritualizados(o que geraria eu diria que mesmo uma guerra, imaginem os ricassos convivendo com os pobres e etc acredito que um mundo com um cenario tao utopico como esse so pode nascer com pessoas espiritualizadas de verdade) na pior é que todos esses protestos talvez sejam mesmo a reaçao que o governo secreto espera para concretizar o sonho de uma nova ordem mundial deles.
    Por isso gente eu sei que é animador ver o povao se levantar mas nao ponham tanta fé nisso, ponham fé mesmo é em voces e nas suas consciencias porque é o que verdadeiramente importa porque isso tudo que agora acontece é muito incerto quanto aos objetivos ao meu ver para se fazerem previsoes tao positivas,eu acredito que esse é um tempo que nos da chances de fazer grandes e gritantes revoluçoes internas e que essa revoluçao seja o salvaguardo de cada um
    abraços

    ResponderExcluir

observar e absorver

Aqui procuramos causar reflexão.