quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Pinheirinho - exposição de um sistema social

Qual é a surpresa? Indignação, sim. Tristeza imensa. Mais uma demonstração do que é a nossa sociedade. A propriedade vale mais do que a vida. A corja dominante impõe seus interesses à esmagadora maioria. Os sinais estão em toda parte. E nós concordamos com isso e sustentamos o sistema. Com valores, pensamentos e comportamentos, sustentamos o sistema. É hora de acordar. Não há surpresa no que aconteceu em Pinheirinho. Apenas as cifras, os números. Eram seis mil pessoas. Mas isso acontece cotidianamente com a maioria esmagadora da população, desprezada, sabotada e reprimida pelas forças de segurança. Desatendida pelo sistema de saúde. Sem acesso a uma educação que mereça o nome. Maltratada no sistema de transportes. Desinformada, condicionada e narcotizada por uma mídia avassaladora. Explorada até o talo no mercado de trabalho. Diluído no tempo e no espaço, é isso o que acontece. Todo dia. Em toda parte. O tempo todo. Muito sofrimento acontecendo, todo o tempo. Em nome do lucro.

Um descaramento crescente. Deve ser confiança na ignorância plantada e nos condicionamentos da mídia, com o controle das comunicações.

Luzes estão se acendendo, há um despertar em curso. Conscientizai-vos uns aos outros. E, sobretudo, conscientizai-vos a vós mesmos. Em valores e comportamentos. Com humildade.






Wernner Lucas saiu de Minas e foi lá ver. Pra alguns, o relato pode ser estarrecedor. Aqueles que acreditam que vivem numa sociedade minimamente justa, onde os poderes constituídos existem para fazer garantir a harmonia social, o bem estar de todos, vão se horrorizar ou não acreditar. Quem está nessa luta, quem nasceu nas classes baixas, quem olha com sinceridade pra realidade, não se surpreende com essa ação do aparelho público contra o público. Revolta, sim, tristeza, sim, mas não surpresa. A situação é essa mesmo. Mudar isso requer mudanças completas. Quem não quer se modificar, que não se habilite à luta e viva sua vidinha frustrante, do nascimento à morte sem nenhum significado, em pleno vazio existencial, a não ser aparentemente, ostentando formas sem conteúdo. Taí o texto, é só clicar no link. Quem quiser emagrecer, leia antes das refeições.

http://wernnerlucas.blogspot.com/2012/01/o-que-vi-em-pinheirinho.html


A Galícia, se não me engano, é uma parte da Espanha em que o povo não se reconhece espanhol. Sua língua é o português, e esse jornal noticiou Pinheirinhos em detalhes.

http://www.diarioliberdade.org/index.php?option=com_content&view=article&id=23644:acompanhamos-jornada-de-luta-policia-militar-ignora-sentenca-e-promove-massacre-no-pinheirinho&catid=257:repressom-e-direitos-humanos&Itemid=131

No vídeo abaixo, a denúncia e a indignação do cineasta, o militante que envolve completamente seu sentimento naquilo que está vivendo, no seu trabalho de ser humano em uma sociedade torta.

11 comentários:

  1. "E, sobretudo, conscientizai-vos a vós mesmos. Em valores e comportamentos. Com humildade".

    O que mais dizer?

    Apenas que o 'despertar' passa, necessariamente, por um rompimento explícito, que é o que marca a passagem do discurso à prática. Não há mudança sem ação concreta. E isso tem um peso muito mais importante do que o que possa parecer num primeiro nível de leitura...

    ResponderExcluir
  2. "Eles" estão cada vês mais gananciosos e descarados. Vai ser a ruina deles, o rebote do povo simples.

    ResponderExcluir
  3. Mais uma vez você disse tudo Eduardo! Excelente vídeo!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. ♥ Fiquei muito comovida com A Força de Todas AS MULHERES e MÃES.

    ResponderExcluir
  6. O bom de ler seus textos é que eles transbordam consciência.
    Consciência = amor incondicional.
    Vamos evoluir, amados!

    ResponderExcluir
  7. Excelente texto. Estivem em SJC e fiz um breve relato do pouco que vi lá.

    http://wernnerlucas.blogspot.com/2012/01/o-que-vi-em-pinheirinho.html

    Se posspivel leia. Obrigado

    ResponderExcluir
  8. Em Um Estado Democrático isso não deveria acontecer. Estou indignada!...A violação bárbara dos direitos humanos, a desproteção Social total do Estado que permite que essas coisas aconteça sem tomar nenhuma providência para ajudar essa pessoas TOTALMENTE DESAMPARADA e o pior de tudo silêncio total... , quase ninguém fala, ninguem diz nada, isso é terrível!..., a lei dos mais fortes contra os fracos e oprimidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estado democrático? Onde q'eu inda não soube de nenhum? Um povo só tem condições de escolher se estiver nutrido, instruído, informado e consciente. Só ouvi dizer que tem isso em Cuba, mas como não fui lá, não vi e não posso afirmar. O que a mídia televisiva e os jornalistas da abril e similares dizem de Cuba só me faz acreditar que é mesmo, ou tá próximo. O ódio dos empresários com a ilha é que lá é proibida a publicidade comercial e o consumo excessivo é desaconselhado, "consuma apenas o necessário", diz um autidor, lá. Eu vi a foto de um amigo. Várias pessoas em quem acredito viajaram ou viajam pra lá vez por outra. Os direitos humanos, por aqui, são violados todos os dias, a toda hora. Mas nos bairros nobres e de classes médias formadoras de opinião, isso não é assunto. As periferias e áreas de exclusão vivem a idade das trevas. Mas luzes estão se acendendo, e umas acendem outras que por sua vez acendem outras. O processo está em curso, no seu ritmo.

      Excluir
  9. Obrigado mesmo por linkar meu texto no seu post, fiquei muito feliz com isso, desde que vi um vídeo em que você falava sobre a sociedade e o sistema me indetifiquei muito com sua forma de pensar e desde então leio sempre seu blog.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  10. Obrigado por quê? Nós é uma rede, rapá. Uma redona que tá crescendo no meio da massa abestalhada com a finalidade de desabestalhar-nos uns aos outros. Alinhais, pra que foi que tu ponhou seu texto no mei dos meu zimei? Fiz mais que minha obrigação, não. Nem tu. Só tamo dando um sentido pressa vida. Né não?

    ResponderExcluir

observar e absorver

Aqui procuramos causar reflexão.