terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Malucos de Estrada - os remanescentes do que se chamou o "movimento hippie" no Brasil

Em 1980 "peguei a estrada". Desde essa época, convivi com a repressão institucional permanente, a discriminação social e a estranheza geral. COm os anos, os filhos foram nascendo e a nossa mobilidade tinha que ser imensa, mudando de lugar - de cidade, de região - a cada vez que as dificuldades impossibilitavam uma vida digna. Para comer bem, abríamos mão da moradia e tínhamos que nos virar pra resolver os probleminhas cotidianos, viajando de carona, cidade em cidade. Uma vida dura, embora rica de experiências, vivências e aprendizados.

Perdi a conta de quantas vezes fui atacado pelas forças de segurança - indiferentes ao meu princípio de não causar prejuízo ou qualquer tipo de mal às pessoas -, tive meus trabalhos tomados violentamente, apreendidos sem condições de recuperá-los, tendo que começar novamente do zero. Injustiças cotidianas com os que tentam levar a vida de forma diferente do modo angustiante e sem sentido que nos impõem - é a estratégia de um Estado controlado por grandes empresários, onde se plantam idéias criminalizadoras contra todos os que não se submetem a esse esquema tirânico que inferniza o mundo. E que só é interessante pra os poucos ricos, que usufruem da exploração do trabalho, dos luxos e excessos que custaram os direitos da imensa maioria, roubada em instrução e em informação - pra não permitir condições de entender e reagir.

Consegui superar a revolta, mas é uma sensação estranha você estar lutando com tantas dificuldades pra ter uma vida menos vazia de significado, pra resistir às imposições convencionais, pra sobreviver, e ter o fruto do seu trabalho tomado por pessoas uniformizadas, sob a proteção de armas e da própria lei - com base nos tais "códigos de postura" dos municípios que violam a própria constituição federal. Afinal, as guardas municipais seguem antes as leis municipais que a constituição, que eles nem conhecem.

Esse filme que se propõem a realizar é um marco na história nunca contada dessa enorme e heterogênea coletividade que se lançou nas estradas, ao nomadismo, à contraposição ao esquema convencionado como o único possível. Infinitas histórias diferentes, com o denominador comum da repressão, da estranheza e da discriminação. E da resistência, da criatividade e da insubmissão, pra seguir vivendo.

Aqueles que puderem ajudar essa realização, estarão contribuindo pra lançar luz nessa parte tão obscura da nossa história cultural, nessa realidade tão desconhecida e tão marginalizada, com o trabalho da mídia e das instituições que sempre desqualificam e perseguem aqueles que não seguem os padrões impostos. Será um filme precioso. Até pra entender alguns modos de ação dessa nossa sociedade tão injusta, hipócrita, covarde, genocida e suicida.

Abraços a todos,
                           Eduardo.


6 comentários:

  1. Deu uma contribuiçãozinha. Quero ver esse vídeo rodando pelo Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Estranho, no vídeo algumas falas não são audíveis. É assim mesmo ou está com problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana, experimenta trocar de navegador ou acessar pelo Vimeo: https://vimeo.com/54498570

      Excluir
    2. Também não funcionou. A fala em 2m de vídeo, por exemplo, não aparece, apesar das primeiras falas e da música funcionarem.

      Excluir
  3. Minha nossa coitado do rapaz, na hora da entrevista teve que sair correndo com suas coisas.
    e exatamente quando tinha sido perguntando "você já perdeu trampo pra fiscalização?".

    Esse tipo de projeto tinha que ser divulgado e muito, acho muito difícil conseguir a méta necessaria.
    infelizmente isso seria possivel com a ajuda dá mídia.

    Quando você citou sobre o trabalho ser tomado pelas pessoas uniformizadas, sob a proteção de arma e da propria lei, é mais uma coisa que faz as coisas ficaram ainda mais difícil.

    A polícia só existe pra nos manter na lei, Lei do silêncio, lei do mais fraco.

    Futebol,Televisão,Tecnologia,Religião,Política,Carnaval,Copa do Mundo,Olimpíadas.
    é nisso que eles querem que nós fiquemos preso.

    vamos MUDAR!!!!

    que quando a gente muda o mundo muda com a gente
    A gente muda o mundo na mudança da mente
    E quando a mente muda a gente anda pra frente
    E quando a gente manda ninguém manda na gente!
    Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura
    Na mudança de postura a gente fica mais seguro
    Na mudança do presente a gente molda o futuro!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Fiz a minha parte... Quero muito ver esse marco em nossa hostória.

    ResponderExcluir

observar e absorver

Aqui procuramos causar reflexão.