quarta-feira, 22 de julho de 2015

Estrutura violenta, violência geral


A estrutura da sociedade é construída de forma extremamente violenta com a base, com a maioria da população. A base é o alicerce e é preciso manter o alicerce imóvel pra construção se manter. Desde a sabotagem do ensino público (não é possível crer em desinteresse ou incompetência quando os melhores e mais bem intencionados são perseguidos e expulsos e os melhores planos educacionais são feitos em pedacinhos, difamados e destruídos), passando pelo desprezo do sistema de saúde, pelo massacre midiático-publicitário permanente, pela desinformação dos meios de comunicação, pelo abandono das vias públicas, pela tortura nos transportes públicos, pela exploração desenfreada nos trabalhos ditos formais e chegando na brutalidade policial cotidiana, no  genocídio cotidiano, no clima de guerra, de insegurança total nas periferias, com sobras evidentes nos bairros mais atendidos e mesmo nos privilegiados. É preciso perceber e reconhecer esta situação pra chegar às raízes da violência generalizada, em explosões pontuais e momentâneas, forças de segurança prontas pra abafar rebeliões, ou seja, explosões de revolta nas coletividades contra os sacrifícios impostos pelo Estado, sem nenhuma contrapartida, ao contrário, sob ameaça.

Quase toda a criminalidade tem origem na criminalidade estrutural. A sociedade, o Estado, as instituições descumprem descarada e rotineiramente a Constituição Federal, a Carta Magna, o símbolo máximo de uma sociedade dita civilizada. Crianças nascem já predestinadas à miséria ou ao crime, aos milhares, aos milhões, e os ideólogos sociais propõem endurecer medidas penais. Em vez de fechar a fonte, respeitando os direitos fundamentais da população, constroem-se presídios. É parte do mesmo plano. Produzir a criminalidade e lucrar com ela das mais variadas formas. Os meios de comunicação alardeiam a necessidade da redução da idade penal sem levar em conta um sistema carcerário hediondo, abarrotado, verdadeiros infernos. Fala-se em privatizar o sistema. Presídios são privatizados, viram empresas, cada preso é uma grana. O sistema de suborno aumenta a quantidade de presos, desde o agente que prende até o juiz que condena. A miséria, a ignorância, a instigação ao consumo, o valor social invertido garantem a produção de matéria prima pro lucro de poucos – excluídos, sabotados, violentados sociais.

O Estado, seqüestrado pelos mega-poderes banqueiro-empresariais, comete crimes graves contra sua população, com o incentivo da mídia.

“A pobreza mata muito mais pessoas do que todas as guerras da história, mais pessoas que todos os assassinos da história, mais que todos os suicídios na história. A violência estrutural não apenas mata mais pessoas do que toda a violência comportamental junta, como também é a principal causa da violência comportamental.” James Gilligan


É preciso parar de procurar culpados e construir caminhos. Há focos brotando em todo lado, pelas periferias numerosas, resgate de auto-estima,  desenvolvimento cultural independente, base de novas independências. Brotando, contaminando, sensibilizando, conscientizando, se ligando, formando redes de informação e de trocas. E da lama brotam os lírios, da merda se faz adubo pro que é novo crescer, iluminar e libertar.

5 comentários:

  1. Muda, que quando a gente muda o mundo muda com a gente. A gente muda o mundo na mudança da mente. E quando a mente muda a gente anda pra frente. E quando a gente manda ninguém manda na gente. Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura. Na mudança de postura a gente fica mais seguro, na mudança do presente a gente molda o futuro! Gabriel O Pensador - Até Quando?

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Por isso sou fã do bom selvagem. Sou fã do índio não contactado (apesar do plástico ser nosso arauto). Sou fã da permacultura e dos que não vêem TV mas leem bons livros. Sou fã daquele que constrói tudo que precisa com as próprias mãos. Sou fã da terra e dos verdadeiros terráqueos, sou fã do mar e de tudo que é Marinho.

    ResponderExcluir
  4. Olá Eduardo! Conheci vc assistindo uma palestra do TEDxAvCataratas, pela Internet. Gostei muito do que vi e ouvi, e busquei mais na Internet sobre vc. Cara! Sua história, e suas palavras trazem uma mensagem muito forte, de libertação. Vc me lembra um personagem bíblico, o Moisés. Moisés foi criado entre os "nobres", e depois Deus fez dele um libertador dos "pobres". Deus abençoe vc e sua família.

    ResponderExcluir
  5. Olá Eduardo! Conheci vc assistindo uma palestra do TEDxAvCataratas, pela Internet. Gostei muito do que vi e ouvi, e busquei mais na Internet sobre vc. Cara! Sua história, e suas palavras trazem uma mensagem muito forte, de libertação. Vc me lembra um personagem bíblico, o Moisés. Moisés foi criado entre os "nobres", e depois Deus fez dele um libertador dos "pobres". Deus abençoe vc e sua família.

    ResponderExcluir

observar e absorver

Aqui procuramos causar reflexão.