quinta-feira, 23 de julho de 2015

Pulverizar as comunicações

A democracia esconde a tirania. O luxo esconde a dependência. A ostentação esconde a fraqueza. A arrogância esconde a insegurança, a agressividade esconde o medo. A riqueza esconde a pobreza, a sociedade esconde a miséria que produz. Mas ela escorre pelas sarjetas, ocupa as sombras e rosna.

Os esconderijos estão aparecendo. A grande blindagem das informações apresenta vazamentos. Em todas as partes, movimentos de formigas com pés de cabra trabalham na ampliação dos furos. São poucos ainda, diante da estrutura, mas são focos que contaminam, acordam e abrem caminhos.

As comunicações são uma área estratégica da sociedade. É preciso pulverizar, abrir o espaço, Milhares, milhões de comunicadores precisam se comunicar nas periferias, em todo lado, em rádios, jornais, tevês comunitárias, públicas, de escolas, associações, sindicatos, centros culturais, cooperativas, de qualquer tipo. Nada de disputar hegemonia. É preciso destruir qualquer hegemonia.

10 comentários:

  1. De certa forma é o que faço, há alguns anos; fiz em CWB, na Enseada e São Francisco em Santa Catarina e agora aki, em LDA.

    ResponderExcluir
  2. Eduardo, esse perfil no Facebook é seu mesmo? É você que posta as coisas? https://www.facebook.com/eduardo.marinho.3152?fref=ts

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cliquei aí, fui lá e o que vi fui eu mesmo quem postou. Até onde vi. Deve ser o meu "perfil" mesmo.

      Excluir
  3. Eduardo conheci seu trabalho ontem agora quero te acompanhar pra sempre... Sua cabeça mano é a mesma da minha... Não tive as mesmas experiências que vc mas desde pequeno eu tinha esse mesmo problema que vc q não gosta de competir não se sente superior às outras pessoas... O ego sempre deixo de lado... Mas ao mesmo tempo eu tenho que ter ele forte pra enfrentar essa luta contra o poder... Eu Conheci o Professor Hélio Couto que também está nessa luta contra o poder... Não sei se vc conhece o trabalho dele mas ele chegou no mais profundo onde tudo começou isso... Por que sabemos que o que agente passa hj é um planejamento de milhares de anos... A lavagem cerebral é muito forte... E o Hélio desvenda toda a estratégia que foi implantada no nosso cérebro. Obrigado pela sua História eu te admiro muito... Estou nessa luta de consciência também..espero um dia te conhecer pessoalmente . Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Eduardo, vc que tb está antenado sobre está questão da manipulação da mídia, e sobre como temos uma falsa democracia hoje, procura assistir uma documentário que se chama Chomsky&Cia, procura tb ler o livro dele: Noam Chomsky-O lucro ou as pessoas?
    O discurso dele está muito ligado ao seu, eu só abri a minha mente para tudo isso que você debate após ver este documentário e ler esse livro. Ele é professor, ativista, filósofo e muito humanista. Tenho certeza que você irá se identificar. O documentário está disponível no youtube. Inclusive ele pesquisou por anos e lançou até um livro, sobre como a informação pela mídia é manipulada para fazer as pessoas a concordarem com certas decisões políticas! O livro dele só encontra em sebo. Mas encontra em sebo na internet!
    Bom é isso! Te admiro muito, pois seu trabalho vai para além de palavras, vai para o campo da ação, que é algo que nós brasileiros precisamos aprender - a mover os pauzinhos....
    Até!

    ResponderExcluir
  6. Eduardo, tuas reflexões acerca do mundo, da nossa sociedade e do comportamento humano que cativaram. Há tempos não lia ou ouvia alguém com tanta lucidez.
    O primeiro vídeo que assisti com você expressando tua visão de mundo me deixou por vários dias bem reflexiva. Pensei nas amarras do sistema e como facilmente nos deixamos prender por elas. Viver é um ato de coragem. Essa coragem poucos possuem. Você é cheio dela. É inspirador. Gratidão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tuas palavras refletem o meu pensamento, ipsis litteris!! Admiro e acompanho de longe o trabalho do Eduardo, desde que vi um vídeo do Youtube!! rsrsr

      Excluir

observar e absorver

Aqui procuramos causar reflexão.