segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Chega de "que país é esse?"!

Acho que devíamos trocar a expressão "que país é esse?", quando nos deparamos com ações aparentemente absurdas dos serviços públicos, por outras como "que Estado é esse?" ou "que sociedade é essa?" ou "isso é serviço público?"
Talvez assim se pudesse perceber que o aparato público de administração do Estado mentirosamente democrático foi seqüestrado por poderes econômicos. E é um punhado de podres de ricos, parasitas sociais, quem manda na porra toda. Construíram uma fachada de democracia e manobram nos bastidores pra manter miséria, pobreza, ignorância, desinformação, exploração e altos lucros em cima do sacrifício de direitos constitucionais da população como um todo.
O país não é feito dessa corja minoritária e seus servidores, somos mais de 200 milhões nesse território chamado Brasil, nós é que somos esse país e esse país não é essa vergonha que o administra. Acordando, percebemos. Percebendo, mudamos de atitude. Mudando de atitude, em sentimento, pensamento e comportamento, muda o mundo.
Os serviços públicos não são uma merda por "descaso" ou "incompetência". A medicina lucrativa - laboratórios farmacêuticos e procedimentos da indústria médica - e os planos de saúde impõem um sistema público deterioriado, incapaz, sem recursos, congestionado. Banqueiros, mega-empresários e mercadores da educação impõem a ignorância, a desinstrução, impedindo investimentos numa educação de qualidade pra todos. A estrutura social precisa de ignorância pra se manter. As comunicações concentradas em mãos empresariais garantem a desinformação, a distorção da realidade, a condução da mentalidade geral e da opinião pública. O transporte ferroviário ficou restrito a cargas por ser barato, acabaram com o transporte de passageiros pelo mesmo motivo, por ser barato. E foi substituído pelo transporte rodoviário, que consome muito mais coisas, entre combustíveis, borrachas e toda uma gama de produtos.
O lucro é mais importante que a vida. As forças de segurança são treinadas pra fazerem exatamente o que fazem. Não há nenhum absurdo nisso, a meu ver, é parte da estratégia de domínio e controle social por esses poucos, que investem nas campanhas políticas e lucram com o patrimônio e os direitos públicos, comandando as políticas públicas em seu benefício, como é de se esperar.E que tá na cara de qualquer um que tenha olhos de ver, estampado à nossa volta, no comportamento dos agentes ditos públicos, no trato das instituições com a população.
Absurdo é perceber isso tudo e não mudar completamente de valores e comportamentos, de desejos e objetivos de vida. Esquecer a idéia de competição e adotar a de cooperação, entender o egoísmo plantado, o confronto induzido, a desqualificação das melhores intenções pela mídia e deixar de ser teleguiado, pois esse teleguiamento nos leva ao vazio, ao engano, à frustração, às falsas vitórias.


17 comentários:

  1. A parte do serviço público e saúde fazendo o lucro valer mais do que a vida me lembra aquele filme "Um ato de coragem" com Denzel Washington...
    Penso que o sistema não pode ser melhorado por quem simplesmente foge dele, mas por quem vive nele com a consciência de que ele não é a melhor opção! Viver nele é uma coisa, ter objetivos pessoais maiores e diferentes do que o ambiente egoísta e o padrão previsível nos impõe é outra...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. @wnepster90 - Eu entendo seu ponto de vista e é de se refletir. Mas, acredito que viver nesse sistema te corrompe te faz mal. A cada atitude, a cada frase vocÊ se vê mais frio, mais imparcial, mais indiferente com o seu próximo.

      Excluir
    2. Por isso o caminho é mergulhar dentro de si para não respirar um ar contaminado...
      Mas voltar novamente com toda luz que você conseguiu absorver do universo divino do seu interior

      Excluir
    3. NeoqJav, seu comentário me deixou sem oque comentar! Kk salve irmão, somos todos frutos do mesmo universo, o nosso interior sempre reflete o todo por mais que muitos o neguem.

      Excluir
  2. Muito precisa sua colocação Eduardo, temos que espalhar cada vez mais esses pensamentos com o objetivo de abrir os olhos da população, creio que essa situação só vai mudar quando os mais afetados por essa estrutura perceberem o quanto estão sendo sacaneados e resolverem enfrentar o sistema batendo onde ele mais sente, reduzindo cada vez mais o lucro desse punhado que anda de helicóptero por aí. Continue com o trabalho que está excelente, abraço e boa sorte.

    ResponderExcluir
  3. Aquilo que o 'Texto' denuncia já é sabido... Até funciona como CatArSe (quando não acrescenta, inovando, ao intelecto do pesquisador), dentro do contexto em que avançamos para a solução...

    ResponderExcluir
  4. Acredito que a música consegue introduzir no ser humano o conceito, seja de maneira direta ou indireta! O caminho é esse mas na verdade é apenas mais um caminho!!! Gostaria de musicar suas poesias!!!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Uma das coisas que sempre me fizeram "rodar a baiana" é esse tipo de figura de linguagem tão utilizada pela mídia capitalista/neoliberal para tentar jogar o País, no lixo! A cada artigo e/ou postagem que vem com a possível culpabilidade do País, tento fazer ver que somos nós - animais humanos brasileiros - os verdadeiros culpados por tantas e tantas irregularidades em quase todos os setores públicos. NÃO VAMOS CULPAR O BRASIL; ESSE PAÍS MAGNÍFICO NÃO TEM CULPA DA "SOCIEDADE" - QUE NÃO TEM!

    ResponderExcluir
  7. Eduardo, o que eu nao entendo é a passividade da populacao, quanto ao esforco que faz cada dia para a satisfazer a fome de dinheiro da corja corrupta do país, sem se importarem com o poder que possuem nas maos. Qualquer aumento é bem recebido pela populacao, que nao sabe fazer um esforco mínimo para boicotar determinados produtos, principalmente os substituiveis e perecíveis, deixando-os se deteriorarem nos mercados. Se hoje o povo paga caro, o faz pela falta de percepcao ao ante poder que está nas proprias maos. Nao sou atacante da classe gay, homofóbico etc., mas me pergunto por que uma passeata gay move muito mais pessoas do que qualquer outra contra o roubo do governo. No Brasil, existe o fantasma imposto pelo empresariado, que coibe o povo a partir para as ruas durante os dias úteis, passeatas no Brasil, de maior número sao apenas nos fins de semana. Ora, o isso muda? Apenas faz rir a classe "high-society" que está cagando para cada um e mais, ganha dinheiro com os desesperados pelo consumo, que gastam dinheiro com fantasias e tomem aquele porre nos bares da zona sul. É ou nao é uma estupidez o que o brasileiro faz?
    Entregaram ao governo a responsabilidade da melhora, quando o povo a tem nas maos. Eu sou residente no exterior e de fora, eu vejo como realmente o povo brasileiro tem visao curta e como seu comportamento passivo é nocivo contra ele mesmo. Vejo alguns turistas brasileiros aqui fora, desorientados, falando portugues fora do Brasil e reclamando porque nao os entendem!! Por aí, eu percebo que se ele nao consegue distinguir uma mudanca simples como essa, como irá perceber detalhes sutis que um sábio como voce percebe? Eu detecto fácil uma mulher brasileira de uma europeia, nao pela cor da pele, mas pela exuberancia ao se vestir e se mostrar. Usam aquela roupa que compraram apenas para viajar, gastam horrores em lojas caras, apenas para posarem de bacana no bairro, enquanto que as europeias se vestem de qualquer jeito, e gastam o que tem absorvendo cultura, visitando museus e lugares que o acrescentam.
    Os digitos do "impostometro" aumentam cada vez mais, e o povo continua seguindo como gado indo para o abate, colocando cruzes na praia de Copacabana, velas na porta da boate Kiss, enquanto os bacanas do tráfico se mijam de rir, obviamente mijam um bom vinho, e os empresarios corruptos, continuando subornando magistrados para se livrarem das penas. Ao mesmo tempo que o faminto vai pra jaula por roubar uma sardinha. O que rola com o magistrado? Ele sai de licenca médica quanto algum jornalista mais atento o pesca botando a mao na bolada. Ponto final! E o que o povo faz? Fica esperando ansiosamente pelo feriado seguinte. Assim que terminar o carnaval, comecara a contar os dias que falta para a semana santa e até lá, aceita como o bom boi o castigo que lhe impoe, que é ficar na fila do abate, bem resignado. Aqui de fora eu vejo o que eu nao via antes: que o "é normal" que o povo fala, nada mais é do que a impotencia imposta por si mesmo. Márcio Barreto - EUA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito correto concordo em tudo

      Vejo muitas pessoas reclamando do governo,de empresas de onibus que aumentam a passagem,mas são hipocritas ao dizer isso,pois por outro lado continuam com o consumismo,comprando coisas que não precisam e alimentando o sistema,comemorando feriado e querendo a sexta-feira assim não adianta reclamar,até entendo que o povo não recebe a informação que precisa apenas o que o sistema quer que o a população receba,esses tipos de textos tinham que se espalhar,abrir mentes,mudar o jeito do povo levar a vida,ainda bem que temos pessoas que ja começaram a pensar diferente,não colaborando com esse sistema que controla a cabeça das pessoas totalmente.

      Excluir
  8. Sou apenas uma mosca pousando numa bosta que persevera na história sem conhecer um LIXO porque todos que cagam ali saem sem limpar nem o dejeto e nem o traseiro para não darem brecha para outros verem que fizeram osmose e não tiveram coragem de pedir PAPEL por vergonha de assumirem ser igual a todo mundo e preferirem fingir ser superior a todos ao seu redor! Bando de crianças imaturas que não aprenderam a limpar a própria bunda e não sabem assumir a merda que fazem por perderem tempo apontando com seus dedos imundos para as fezes alheias enquanto seus cus permanecem cagados e cheirando mal enquanto continuam blasfemando contra as doenças provocadas por sua própria impureza!

    To apontando pra uma solução, e ninguém quer ver!!!!
    -> www.portalpordiadema.com.br

    ResponderExcluir
  9. Para que possam compreender, funciona assim...
    O ladrão que se acha inteligente espera o trabalhador ter seu lucro para arrancá-lo dele, o vendedor eficaz aproveita a necessidade prevista para apresentar seu produto, prostitua aproveita as esposas dormirem para lucrar com seus maridos, já o poderoso espera todos se acostumarem com o incomodo de ter pouco para desfrutar o privilégio de ter em abundância...
    A relação de tudo isso é que independente do grau de honestidade do seu serviço, seu sucesso temporariamente e ilusoriamente satisfatório sempre depende da leitura dos tempos e da previsibilidade das vontades dos homens cercadas pelos objetivos de um mundo desigualmente insano, enquanto o óbvio não visto por nós que é verdadeiramente a atividade do êxito para a satisfação em plenitude depende de agir aliado do tempo pela imprevisível vontade de Deus que o acaso te oferece junto com a imensa possibilidade de desprezá-la pela ingratidão já alimentada pelo egoísmo que nasceu de sua própria hipocrisia em esquecer sua essência divina que existiam pela vacina natural do amor que por escolher não praticar a autêntica solidariedade você acabou perdendo voluntariamente e gradativamente a sua maior imunidade como ser humano!

    ResponderExcluir
  10. É como você fala, as pessoas são imposta a este tipo de situação desde o século xv pois o povo vem sendo contaminado pelos banqueiros ou pessoas com poder ondem para dominam o povo e estabelecem um padrão de pensar, de modo errado onde a coisa mas importante é ter humildade afeto com as pessoas viver o que e mais importante. Porém isso não acontece a minoria dos sangues suas que controlam o poder público. Ondem ficam mexendo seus pauzinhos só controlando de um modo que sempre saim dos seus jeitos. A tendência e só piorar, porém este tipos de comentários do eduardo, deveria ser mais exposto a populacao. Que país ou mundo é esse onde pessoas não tem comida não tem auxílio médico.. É triste pois o mundo está se acarretando para um fim triste . fico triste pelas pessoas que moram comunidade o trabalhador que sofre todos os dias . deveríamos questionar mais por que eu tenho que fazer dessa forma se eu quero fazer desse jeito. E triste porque tem gente que tem mais que outras ? Por que tem gente que ainda passa fome . o que podemos fazer para melhorar, por onde eu começo será que conseguimos mudar , basta pensamos diferente não ser submeter a circunstâncias. Acho que hoje o mundo e controlado de uma forma que nem todos percebam pois estão com vendas nos olhos. É para acabar com isso vai ser difícil porém se todos compartilharem esse modo de pensar e que a sociade nos impõe os que eles querem e não o que é melhor pra nos.
    Tudo hoje em dia é movido pelo dinheiro pelo poder apenas pensando em si mesmo levado pelo egoísmo ignorância e levado pelo saber ...fico triste por tudo isso . não precisa ser um cientistas pra ver o que está acontecendo no mundo em nosso país . basta abrirmos os olhos e ver se é assim que nos queremos viver na corrupção neste tipo de educação, nessas pessoas que comandam nosso país de um modo ondem tudo só querem e dinheiro pq sem o dinheiro eles não vivem ...

    ResponderExcluir
  11. É como você fala, as pessoas são imposta a este tipo de situação desde o século xv pois o povo vem sendo contaminado pelos banqueiros ou pessoas com poder ondem para dominam o povo e estabelecem um padrão de pensar, de modo errado onde a coisa mas importante é ter humildade afeto com as pessoas viver o que e mais importante. Porém isso não acontece a minoria dos sangues suas que controlam o poder público. Ondem ficam mexendo seus pauzinhos só controlando de um modo que sempre saim dos seus jeitos. A tendência e só piorar, porém este tipos de comentários do eduardo, deveria ser mais exposto a populacao. Que país ou mundo é esse onde pessoas não tem comida não tem auxílio médico.. É triste pois o mundo está se acarretando para um fim triste . fico triste pelas pessoas que moram comunidade o trabalhador que sofre todos os dias . deveríamos questionar mais por que eu tenho que fazer dessa forma se eu quero fazer desse jeito. E triste porque tem gente que tem mais que outras ? Por que tem gente que ainda passa fome . o que podemos fazer para melhorar, por onde eu começo será que conseguimos mudar , basta pensamos diferente não ser submeter a circunstâncias. Acho que hoje o mundo e controlado de uma forma que nem todos percebam pois estão com vendas nos olhos. É para acabar com isso vai ser difícil porém se todos compartilharem esse modo de pensar e que a sociade nos impõe os que eles querem e não o que é melhor pra nos.
    Tudo hoje em dia é movido pelo dinheiro pelo poder apenas pensando em si mesmo levado pelo egoísmo ignorância e levado pelo saber ...fico triste por tudo isso . não precisa ser um cientistas pra ver o que está acontecendo no mundo em nosso país . basta abrirmos os olhos e ver se é assim que nos queremos viver na corrupção neste tipo de educação, nessas pessoas que comandam nosso país de um modo ondem tudo só querem e dinheiro pq sem o dinheiro eles não vivem ...

    ResponderExcluir
  12. Estamos numa sociedade que apregoa à alienação da dedicação exclusiva ao ganho do capital o mérito. De fato, isso leva ao egoísmo que, por ele mesmo, leva a mais alienação.
    Precisamos mais de cooperação que de alienação. Belo texto. Causou reflexões em mim. Obrigado! Abraços.

    ResponderExcluir

observar e absorver

Aqui procuramos causar reflexão.