terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Usina de pensamentos


Minha cabeça é uma usina de pensamentos, de reflexões, de captação e análise. Algumas vezes, também, de transmissão, sobretudo através do trabalho. Desenhos, frases, ímãs, broches, pirogravuras, serigrafias, livrinhos, fanzines, camisetas, adesivos, a maior parte do que fiz e faço são meus veículos de comunicação. Mas a usina é compulsiva e muita coisa fica interna, fervilhando. Às vezes eu gostaria de desligar um pouco. Mas só às vezes.

Faço essa compulsão ser produtiva e, dentro do possível, agradável. A sociedade já tem desagrados de sobra pra eu mesmo os produzir na minha vida. É das reflexões que sai a matéria prima pro meu trabalho. E eu me sinto uma antena de recepção e transmissão, não o criador das comunicações, embora não possa impedir minha personalidade na forma de exposição, no estilo ou no traço. Lembro que não se agradece à antena e sim se dá proveito aos conteúdos, quando é e o quanto for possível. Pra isso eles se apresentam, não pra celebração de ninguém.

Sinto que há uma coletividade incorpórea participando dessa atividade, embora não pretenda definir nada quanto a isso - o foco é o uso, o aproveitamento na prática cotidiana, a colocação em prática das idéias, das percepções, dos enganos percebidos, nas mudanças de valores, de comportamentos, de visão de mundo, de desejos e objetivos de vida. Entender o extra-físico não é a função, vamos todos atravessar o portal das dimensões, estaremos de cara pra essa realidade inevitavelmente, em relativamente pouco tempo. As relações do aqui e agora chamam à reflexão, à atividade, às mudanças nos valores e comportamentos cotidianos.

Não permito que minha razão se meta a explicar coisas que meu entendimento não alcança, essa é a área do sentimento. Sinto que há dimensões várias, além da nossa, física como conhecemos. Imagino que há outras matérias em diferentes freqüências, como são diferentes as estações de rádio, na falta de comparação melhor. Mas não perco tempo tentando alcançar com minha precária razão humana, ela precisa estar muito mais desenvolvida e é na lida cotidiana que ela se desenvolve, no trato com o mundo, nas formas de relacionamento, no caráter, nos sentimentos que tenho em mim e nos que causo nos que estão em volta. Nas reações diante do insulto, da perda, das contrariedades da vida, na auto-observação e análise permanente, sincera e profunda, no desenvolvimento da própria consciência. Com o tempo, a capacidade de compreensão vai se ampliando, sem pretensões arrogantes.

Perceber as próprias falhas e trabalhar nelas, com humildade, melhora a relação com as pessoas, aumenta a tolerância com falhas alheias, porque todos as temos, e tende a nos poupar do aborrecimento de julgar e condenar os outros, ao mesmo tempo em que nos imuniza de julgamentos a nosso respeito.

Quanto às espiritualidades, não explico, não entendo e não acredito em nenhuma explicação. Mas sinto profundamente que está bem no espírito quem está bem com a própria consciência. Daqui a pouco eu passo pro outro lado, não demora muito. Aí vou estar de cara com a realidade, não com as concepções que pretendem definir como será. As ameaças de fogo eterno, de banimento do paraíso, de "ira divina", me parecem contos infantis, chantagem psicológica pra mentes infantilizadas. Sem querer ofender ninguém, não escolho minhas opiniões, elas brotam das reflexões. Às vezes contra a minha vontade - e eu tenho que me render às evidências.

Os orgulhosos dirão que estou "chamando" os religiosos de infantilizados. É apenas uma percepção, não um insulto. Posso estar errado, é só minha opinião - que pode ser perfeitamente desprezada como ridícula, sem problema, sem ódio, sem insultos. Esta é mais uma tendência nefasta da ignorância induzida, transformar toda discordância em conflito - uma indução social, programada, estratégica, pra impedir mesmo o entendimento geral. Teremos que conviver com isso durante muito tempo ainda, não nos iludamos.

Minha cabeça é uma usina de pensamentos, de reflexões, de captação e análise. Às vezes, também, de transmissão...

22 comentários:

  1. Perfeito: "As ameaças de fogo eterno, de banimento do paraíso, de "ira divina", me parecem contos infantis, chantagem psicológica pra mentes infantilizadas. Sem querer ofender ninguém, não escolho minhas opiniões, elas brotam das reflexões. Às vezes contra a minha vontade - e eu tenho que me render às evidências."

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Tenho vistos seus vídeos e sua história de vida, e é realmente incrível. Abrindo muito minha visão sobre as coisas ao meu redor, e sobre essa sociedade. Tenho minha convicção e a respeito do banimento,fogo eterno e ira divina tenho minha opinião. Na maioria é interpretada de forma literal e não é. Fazendo a leitura da Bíblia da pra entender que Deus não castigaria ninguém no "fogo eterno." Eu não me achegaria a um Deus assim. Mas servir a Deus como uma forma de recompensa ou medo, isso sim eu acho errado. Você se inspira em Ganhdhi e deve concordar com o que ele disse a respeito de Cristo: Eu gosto de Cristo. Eu não gosto de vocês, cristãos. Vocês cristãos são tão diferentes de Cristo... Mahatma Gandhi. Acho que se realmente seguissemos de perto a Cristo o mundo seria melhor. Independente de diferenças de pensamentos concordo com muita coisa com o que voce diz. Quero ver mais conteúdos seus, maravilhado com o que você diz. Seria bom, você dizer os locais onde você faz palestras. Muito obrigado, Eduardo Marinho! :)

    ResponderExcluir
  5. Vejo em vc uma poética linda, sou como vc um ser sensível cheio de reflexões, ao que percebo só me falta as palavras mais rebuscadas.
    Gostaria muito de ter esta sintonia entre vida, reflexão e arte, sou muito fã do seu trabalho e agora começarei a ler seus textos. Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Ola, Eduardo! Muito bom seu texto, compreendo que você expõe exatamente o que se passa no seu interior. A coletividade incorpórea deve estar muito feliz por ter você como parceiro antenado, uma pessoa de extrema confiança que jamais vai pôr o trabalho em risco por vaidades do ego ou por ambição material. Trabalho muito importante, diga-se de passagem!contribuir na reflexão, expor o óbvio que liberta... Ensinar com o exemplo e não só com as palavras, ser coerente ... tudo isso te faz ser uma pessoa importante pra galera da nossa e das outras dimensões nesse trabalho coletivo por um planeta melhor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Uma arte para homenagear um artista.

    http://imageshack.com/f/poAQVCRVj

    ResponderExcluir
  9. Excelente reflexao continue assim, precisamos de pensasores honestos no país.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. _*Não apague ... LEIA !!!*_

    _*HEBREUS 6: 1 - 15 =))*_
    _*Hebreus 11: 1 - 3*_
    _*OSÉIAS 4: 6 =))*_
    _*JOÃO 8: 12*_
    _*JOÃO 3: 16*_
    _*JOÃO 14: 6 =))*_
    _* 1 CORÍNTIOS 10: 23*_

    _*Afinal ; como deixaremos de sermos IGNORANTIZADOSSS ???????*_

    _*Amém*_

    ResponderExcluir
  12. _*Não apague ... LEIA !!!*_

    _*HEBREUS 6: 1 - 15 =))*_
    _*Hebreus 11: 1 - 3*_
    _*OSÉIAS 4: 6 =))*_
    _*JOÃO 8: 12*_
    _*JOÃO 3: 16*_
    _*JOÃO 14: 6 =))*_
    _* 1 CORÍNTIOS 10: 23*_

    _*Afinal ; como deixaremos de sermos IGNORANTIZADOSSS ???????*_

    _*Amém*_

    ResponderExcluir
  13. Turbilhão de pensamentos! Reflexões fantásticas!

    ResponderExcluir
  14. Excelente observação sobre "usina de pensamento"
    Conheci sua história de vida através do YouTube e vendo seus relatos fiquei imaginando:
    Cara, como você sofreu...
    Abandono da família, necessidades materiais, humilhações, enfim so Deus sabe o que voce passou durante esses anos.
    Mas você conseguiu mostrar que existe uma força que te fez levantar todas as vezes que você foi ao chao..
    Essa força se chama Jesus Cristo, agia como vc , se sentava com os pobres , dividia alimentos e ensinava a união social..e isso causou muito desconforto a nobreza da época e ficaram com medo que Jesus se tornasse rei...
    O fogo está destinado ao enganador das nações...

    ResponderExcluir
  15. Pow pela primeira vez vi respostas para as minhas perguntas mesmo sendo ignorante e nao conseguindo, absorver as coisas ao meu redor. Também sinto muita angústia e raiva muitas vezes nao durmo de tanto odio no coração, mas quando vi seus vídeos pode perceber que a vida é muito mais do que meus olhos podem ver ..

    ResponderExcluir
  16. Eduardo Marinho , você que teria que ser nosso presidente !

    ResponderExcluir
  17. Concordo com mtos pensamentos seus .... e acho que vc tem mtos pensamentos mesmo sem talvez ter estudado , sobre o kardecismo ... Eu acredito que todos nós deveríamos ler os livros deixados por Kardec,não necessariamente ter que seguir a religião ... mas ler o " livro dos espíritos " ... um livro de pergunta é resposta . Já leu ?

    ResponderExcluir
  18. Vc já leu o "livro dos espíritos "... um livro de perguntas e respostas ... ditado pelos espíritos por Alan Kardec?
    Caso n tenha lido, acho que vc acharia interessante .
    Mesmo não seguindo a religião, acredito que todos deveriam ler esse livro é outros deixados por Kardec... inclusive o " Evangelho segundo espiritismo " especificamente o com a traduçao de João Herculano.
    ;)

    ResponderExcluir

observar e absorver

Aqui procuramos causar reflexão.