domingo, 30 de junho de 2019

Aviso a comentantes e opinantes



Em caso de ignorância na opinião, não mando se informar melhor, focalizar e pesquisar o assunto. Não digo nada, embora o meu pensamento e desejo seja exatamente esse. Porque a recepção costuma ser ruim, na maioria das vezes, defensiva, às vezes agressiva, a interpretação mais comum é de afronta, ofensa, desprezo e não a sugestão simples que é, apenas pra cobrir as próprias ignorâncias da realidade no opinar. É uma solidariedade, mas percebida, muitas vezes, da forma “socialmente” programada, como estopim de confronto. Por isso, no geral das vezes, é melhor calar. Não tenho tempo a perder com discussões improdutivas, que não me despertam, não trazem nenhum proveito, no final das contas, e que muito frequentemente acabam em brigas e ressentimentos, rompimentos, afastamentos e destruição, literalmente. Quando há tranquilidade, interesse verdadeiro, possibilidade de proveito, a conversa flui, as coisas acontecem, as sintonias aparecem. E naturalmente os proveitos se dão.

É preciso perceber as conveniências do falar ou calar e questionar qual o proveito ou prejuízo nessa escolha. O estímulo social ao conflito, à disputa é estratégico, porque dispersa o assunto em discórdias pessoais ou ideológicas e cria barreiras pra entendimentos em outras ocasiões. Além do mais, cada um tem seu caminho, suas vivências a viver, seus plantios e suas colheitas, assim como eu mesmo. Quem eu penso que sou pra escolher por outros? Com os demais, sempre que posso, me comporto como gostaria que se comportassem comigo.

Na minha área pessoal está o espaço onde minhas opiniões, opções e escolhas podem e devem tomar decisões, com efeitos imediatos. Aí, e só aí, eu tenho poder de interferência. Se houver um proveito coletivo das minhas escolhas, percepções, pensamentos, sentimentos e opiniões – que expresso, por extensão, no meu trabalho –, esse proveito não será por decisão pessoal arrogante e pretensiosa, cheio de sentimentos de superioridade que cegam e afastam a gente. Estes sentimentos impedem percepções, aprendizados e melhorias que só a humildade pode proporcionar. Se houver proveito, será como conseqüência da observação do mundo, conseqüência da própria receptividade, da busca permanente que move as consciências, as que vão se apurando no caminho da compreensão das coisas, caminho sem fim pelo menos à vista.

14 comentários:

  1. "Em caso de ignorância na opinião, não mando se informar melhor, focalizar e pesquisar o assunto. Não digo nada, embora o meu pensamento e desejo seja exatamente esse."

    Já houve um tempo em que me deixava levar pela contenda com o contendedor. Hoje não mais. No máximo respondo com o emoticon do dedo polegar levantado, indicando positivo. :)

    ResponderExcluir
  2. Algumas pessoas acreditam que suas prioridades, interesses, opiniões e convicções têm mais valor e são mais importantes do que os de qualquer outra pessoa. Nem todos estes exibem ao mundo sua grandiosidade; alguns, na verdade, dão a impressão de ser muito humildes ou até mesmo tímidos para o mundo exterior, mas, quando estão em intimidade, essa característica vai dominar a convivência.Somos seres coletivos dividindo a mesma casa, como irmãos, ou não? Que sua freqüência continue sintonizando com pessoas especiais, espero que dê valor a elas.

    ResponderExcluir
  3. Você é uma grande inspiração.

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente.. continue assim Eduardo parabéns pelo seu trabalho...

    ResponderExcluir
  5. Absorvo,observo e proponho:continue a usar as mesmas cores,traços e tonalidades para pintar o quadro da sua vida, pois eu pressupondo uma linda aurora boreal.
    La Absorta.Boa noite!

    ResponderExcluir
  6. Eduardo Marinho é um bom retórico, um bom ser humano. Suas assertivas são mais do que certas. Vejo - o como alguém com poder de influência. Eu sou professor de Filosofia e estou usando, por incrível que pareça, textos de você "Eduardo" em minhas aulas. As vezes saio da filosofia europeia, que não ensina nada há não ser especulações, e muitas vezes, ignorância intelectual. Com ressalvas a Jurgen Habermas, claro.

    ResponderExcluir
  7. A troca de ideias, conhecimentos, informações e relatos de experiências vivenciadas, são essenciais e edificantes para qualquer pessoa que queira complementar ou ampliar seus conhecimentos neste mundo complexo e cheios de desafios.Refletir sobre nossas atitudes e sobre tudo que observamos é imprescindível para nossa evolução como pessoa (corpo) e espírito (mente) que somos.Todos temos uma missão neste Planeta, missão esta, que deverá ser baseada no amor para com todas as criaturas. Devemos nos colocarmos sempre no lugar do outro, não fazendo ao outro o que não queremos que façam conosco.

    ResponderExcluir
  8. Wow beautiful blog, thanks for sharing this content, i will bookmark this website so that i will read some posts again.

    Visiting from: NupeBaze


    ResponderExcluir
  9. Interessante seu olhar para a vida e sua interpretação num contexto social e espiritual...vejo em vc um pensamento novo que faz me refletir sobre o meu olhar para minha própria existência minhas frustrações...sei que para vc não faz diferença minha opinião mas mim a sua opinião sobre a sua vida influência de como posso melhorar minha passagem neste mundo... parabéns.

    ResponderExcluir

observar e absorver

Aqui procuramos causar reflexão.