sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Arrogância como distância

Há uma produção intensa e intencional de arrogância, via estimulação de egos, pela mídia e pelo sistema social em geral. Vaidades, superficialidades, fragilidades são criadas, induzidas, estimuladas. Os motivos são simples, ligados à dominação da estrutura, da sociedade como um todo. A arrogância é o melhor conservante pra ignorância e desinformação. Bloqueia qualquer tentativa de esclarecimento com insultos programados e automáticos, de forma superficial e grosseira. Afasta as pessoas e torna as relações superficiais.

Arrogância é um recurso de domínio social, entre muitos outros. Induzida entre acadêmicos, é uma forma infalível de conter o conhecimento entre poucos, os que se destinam ao controle, à administração da maioria ignorante e desinformada, da massa explorável, escravizável, roubada em seus direitos constitucionais, fácil de conduzir pela mídia, pelas redes sociais, desarmada de senso crítico, de conhecimentos e informações, apesar de ser a classe mais forte, mais resistente e que, pelas dificuldades com que trata rotineiramente, desenvolve a sabedoria das vivências e convivências, da superação de obstáculos, problemas e dificuldades. Para o punhado de dominantes, o saber não pode se aproximar da sabedoria, é uma "heresia", pros que dominam, a idéia de instruir e informar, de verdade, a população. A ignorância é parte fundamental do alicerce desta estrutura social, a superficialidade, a desinformação, a alienação são básicas pra existência da injustiça, da exploração, a competição, a ânsia de consumo, o valor humano diretamente ligado e dependente do patrimônio, da forma muito além do conteúdo, tudo são armações psicológicas, induções criminosas na formação da mentalidade geral. A arrogância é uma barreira, mais uma entre tantas, no caminho do saber. 

A arrogância serve também como capa, biombo pra esconder a insegurança pessoal, social ou afetiva. Afasta as pessoas e tornam as relações superficiais e distantes. Um esconderijo, um castelo de areia, uma capa de invisibilidade que só convence os igualmente condicionados, induzidos a estes valores e procedimentos. Mesmo assim, entre os que acatam a arrogância dos "superiores", muitos sentem alguma coisa no ar, algum desequilíbrio, alguma falsidade, encenação, alguma coisa por trás da situação, que passa despercebida, embora intuída.

O que seria bom levar em conta é que a arrogância cega, muitas pessoas deixam de perceber os sinais sutis que a vida apresenta, os avisos e advertências diante de decisões e escolhas. Perdem boa parte da capacidade de aprendizado, sobretudo dos que lhe são “socialmente inferiores”, mais uma estupidez planejada. Arrogância diminui a sensibilidade, a capacidade de percepção, o senso de justiça. As coisas passam a ser analisadas de acordo com a própria conveniência, só se chegam a conclusões convenientes, só se vê o que se quer e não há como se esclarecer a respeito dos próprios erros. O arrogante tem enorme dificuldade em corrigir as próprias falhas porque não as admite. Os que tentam mostrar o que não se quer ver são desqualificados de imediato, quando não insultados e agredidos.

Arrogância – freqüentemente ligada a egoísmo, a vaidade, a interesses materiais e financeiros, a forma, a aparência, a superficialidade – é terra árida, infértil, desértica, onde só crescem cactos e plantas agressivas, até pela agressividade do meio. Quem tiver sementes pra plantar, melhor guardar pra terras férteis, que estão sempre por aí. Sei que todo deserto tem seus oásis, mas poucos têm condições de encontrar, melhor deixar pra especialistas, gente com mais sabedoria que eu. Não gosto e não quero perder sementes. Quando percebo a impossibilidade, a infertilidade, a hostilidade, a tranca, me calo, sem ranço, sem mágoas, sem julgamentos.

Conheço o mundo onde vivo, sei das fábricas de pensamentos e sentimentos rasteiros, atrasados, conflituosos, percebo os planos de causar discórdias e confrontos, a manipulação mental que acompanha a distorção da realidade pelo jornalismo empresarial, a sabotagem de todo sistema de ensino, cada setor de uma forma específica, na construção da sociedade onde vivo e das mentalidades que vigoram nesse momento da eternidade. Um emissor ocasional de barbaridades e desumanidades ideológicas é um repetidor de programações mentais, um papagaio de mídia, teleguiado e com pequena capacidade de criação do seu próprio pensamento, da própria visão de mundo. A própria sociedade é desumana e cria barbárie nas suas periferias. Eu sou igualmente condicionado se me aborreço com este repetidor, se o julgo e condeno, decompondo a pessoa em fatores químicos tóxicos, insultando e acusando. Ou mesmo se o responsabilizo pelo pensamento emitido. Sei que é produção em massa, que são usados conhecimentos profundos de psicologia do inconsciente, psicologia de massa, antropologia, sociologia, tudo quanto é estudo do ser humano e da sociedade. Contratam-se as “melhores cabeças” por fortunas que anestesiam as consciências, pra compor laboratórios de pensamento na intenção de construir valores, comportamentos, desejos, visão de mundo, objetivos de vida.

O mercado das consciências movimenta muita, muuita grana pelo mundo afora, monitorando academias e demais produtores de conhecimento. Salários altíssimos e garantias sociais são anestésicos potentes pra consciências e sensibilidades. E a arrogância é um ingrediente importante na composição desses anestésicos. Os efeitos colaterais são aqueles mencionados lá atrás, de passagem: a tendência à cegueira, à distorção da realidade, o desenvolvimento de egoísmo e de vaidades – sobretudo simbólicas, que confirmem sua falsa superioridade –, a queda no sentimento de solidariedade, a criação de isolamento, de dificuldades afetivas... e por aí vai. O plantio é livre, mas a colheita é obrigatória. Não como castigo, mas sim como conseqüência. A arrogância bloqueia a inteligência e impede que se tome consciência. Afasta e mantém distância.

14 comentários:

  1. Marinho, você fala muito de intuição. Mas o que é intuição? Como saber que estou me guiando usando a intuição, e não a razão? A intuição vem com o aprendizado pela experiência de vida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Intuição é sentimento, não raciocínio.

      Excluir
    2. https://www.facebook.com/100005683741202/posts/1323555044510608/ lembrei de você, de suas palavras. Bj, Edu.

      Excluir
  2. Bom dia Eduardo.
    Você me bloqueou por eu ter modificado a palavra esquerda tendo colocado em maiúsculo.

    Peço perdão,você tinha razão, devo atribuir as modificações feitas a mim e não deixar subentendido que era você.
    Desculpe novamente

    Fui dormir e vi seu comentário pela manhã de hoje.

    ResponderExcluir
  3. Manda um email pro endereço que tá no cabeçário deste blogue, se quiser o desbloqueio.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Eduardo,concordo muito com o que disse acima. E também acho muito interessante quando você fala do desarmamento de espírito. Quando eu ouvi você falando sobre sua visão de mundo,foi um impacto que tive. Como você já disse,no fundo eu já sabia de tudo.
    Antes de conhecê-lo através da internet,eu também me incomodava em ver pessoas se enaltecendo por terem muitos privilégios... E isso me intrigava muito,pois eu me sentiria incomodado. Quando você fala na questão da espiritualidade,é algo que também penso de forma semelhante.
    Você acredita em uma continuidade depois que morremos?

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. interresante seria ver o que você tem a falar sobre a nova fonte de manipulação as redes sociais.

    ResponderExcluir
  6. As pessoas hoje não reconhecem a condição do ser em outrem que encontram no dia-a-dia, ou nunca reconheceram.Quando nos olhamos, olho a olho,um individuo não percebe a imensidão de algo que vivencia a existência, existência essa que o mesmo experimenta e mesmo assim não a reconhece no outro e a torna implícita no contato. Limita-se assim o dialogo a algo monótono e cotidiano como ''ta calor hoje né?''. De maneira alguma digo que isso são culpa dessas pessoas, quem faz os valores da sociedade quis que bem foce assim, é apenas algo sufocante de se conviver. Por isso nos sentimos tão vazios em meio a tantos...

    ResponderExcluir
  7. #Edu... Em poucas palavras, lhe digo: Você pra me é referência. Com uma sabedoria inexplicável. Me fez intender, com o meu tão pouco raciocínio quando se trata do seu, que exite um cara que fala categoricamente sem medo de errar. Com uma ousada inteligência capaz de fazer qualquer "leigo" em visão do mundo real que vivemos o quanto somos obrigados a conviver sem saber. Ou melhor! Sem intender. Por cabresto somos em massa recrutados em apenas obedecer. Obedecer o que desconhecemos! Parabéns Edu... Te admiro demais cara!!! Essa sua sabedoria inexplicável. Um forte abraço, você tem meu respeito "velho"!

    ResponderExcluir
  8. Olá Eduardo, espero que esteja bem!
    Imagino que não é o que busca porém é só uma consequência: Ganhou um novo fã!
    Recebi um vídeo no whatsapp com você declarando "Eu não quero vencer!"
    Sim, passo das manda forma... Para vencer, alguém tem que perder. Desnecessário se todos podem apenas viver, e não sobreviver em competitividade capitalista, pois é o que se resume este planeta.
    Pois bem, das 3 principais coisas que não tolero, uma é arrogância, pois isso comendo aqui. Tem o dom de repassar por palavras alguns dos meus pensamentos. Parabéns e obrigado por ampliar mina mente e me deixar saber que não estou só em muitas visões e valores da vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe aos de digitação do celular, na empolgação não reli antes de postar.
      Retificação:
      Onde se lê "passo", lê-se "penso".
      Onde se lê "pois isso comendo aqui", lê-se "por isso comento aqui".
      Onde se lê "mina", lê-se "minha"

      Excluir
  9. Bom e abençoado dia. A arrogância, filha do egoísmo... Paz e Luz.🙏

    ResponderExcluir
  10. Eduardo ola o que acha da pirataria .tv.produtos pirata

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Seu Eduardo ¨DEUS¨ te ilumine, o senhor e toda sua familia

    ResponderExcluir

observar e absorver

Aqui procuramos causar reflexão.