quinta-feira, 26 de março de 2020

Busca e encontro


A busca é inevitável, o encontro é casual. Eu colocava isso num broche, pra vender, entre outros tantos. Vivia disso, gravava no metal, fazia o fecho com fio de metal, soldava atrás.
Casual é por acaso. Pensando bem, é preciso  aspas em acaso. A busca é qualquer uma, espírito ou matéria, iluminada ou equivocada.
A busca é inevitável, o encontro é “casual”.
Porque acaso é uma palavra pretensiosa. Pretendemos saber a causa de tudo e, quando não sabemos, concluímos que não há causa. Que não existe porque não percebemos. E assim não desenvolvemos a percepção.
Pretensão pura. Quantas coisas acontecem e não sabemos as causas... É preciso um pouco de humildade pra admitir o pequeno alcance da razão humana – diante do todo universal – e, por conseqüência, aprender o que se pode e não explicar o que não se pode. Não conceber o inconcebível e se dedicar ao desenvolvimento possível.
O que precisamos aprender, o que está no imediato desenvolvimento da evolução de cada um é o que está ao alcance. A dedicação ao inalcançável, a pretensão de entender o que está além da capacidade humana de compreensão impede a percepção do que se pode perceber, impede o desenvolvimento possível.
Daí tanta arrogância entre os “evoluídos” – que não percebem que este sentimento de superioridade é a demonstração da sua precariedade evolutiva. Somos um nível evolutivo, como um grupo, como uma família humana, com diversidade mas em unidade.
Os que melhor enxergam o caminho se tornam mais responsáveis com a caminhada do grupo. Não melhores, nem superiores, apenas mais responsáveis. Em decisões, atitudes e exemplos. E com a obrigação de orientar, sempre que possível, os que pedem orientação.
Cabe desenvolver bem a percepção do possível. Não se plantam sementes no deserto. Ali se procura água.

6 comentários:

  1. Vi que você teve uma longa conversa com o Caio Fábio, de passagem pela cidade onde ele mora.
    Ótima reflexão!

    ResponderExcluir
  2. As pessoas querem alguma explicação porque perceber chama responsabilidade para si, e a maioria treme, e teme, não ter a quem apontar...muito bacana teu texto e como finaliza remetendo a busca e ao encontro...bj pra ti

    ResponderExcluir
  3. Que frase....Não se plantam sementes no deserto. Ali se procura água

    ResponderExcluir
  4. sem palavras 👏🏼👏🏼👏🏼

    ResponderExcluir
  5. Como a gota pode compreender o oceano? somos parte do todo é a consciência que nos faz pertencer. 🍀

    ResponderExcluir

observar e absorver

Aqui procuramos causar reflexão.