quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Controle, contenção e vazamento




A mídia constrói sua credibilidade nos assuntos inofensivos à estrutura da sociedade, com muita competência e profissionais de alto nível - de qualificação e remuneração – aliados à mais alta tecnologia. Mas é implacável e cruelmente eficiente na defesa da manutenção dessa estrutura absurdamente desigual, do controle pelos interesses privados das instituições públicas, impedindo os Estados de investirem de verdade nas suas populações, no desenvolvimento humano, no atendimento das necessidades básicas e no respeito aos direitos fundamentais. Ela, a mídia, pertence às elites, não se pode esperar outro comportamento, embora seja inaceitável a má-fé e o cinismo com que, tantas vezes, a realidade é distorcida. Deve ser grande a confiança na sabotagem do ensino público e no controle e direcionamento do ensino particular. Confiam na eficiência da hipnose coletiva.

Daí a preocupação da elite e dos ricos proprietários da mídia em controlar o espaço público das comunicações. Daí a criminalização das pequenas emissoras comunitárias, alternativas, locais, de movimentos culturais e sociais, que tentam abrir o espaço para a diversidade incrível das populações. É preciso impedir a diluição do seu controle e eles se empenham com todas as suas forças para blindar seu poder e mantê-lo.

Mas a blindagem apresenta vazamentos. Em princípio quase imperceptíveis, aumentam em número e volume. Vaza por todos os lados. O corpo midiático principal se mantém, forte e operoso, com ares de onipotência. Mas o processo está em curso. A cada momento surgem mais participantes, mais vazamentos, de informações, de propostas, de denúncias. Este é o processo.

Os acendedores estão por toda parte. Acendendo suas próprias luzes, estimulam mais e mais “acendimentos”. Este é um sentido pra dar à vida. Há muitos outros. E na mesma direção.

12 comentários:

  1. Vc viu isso Eduardo ? Que nojo!!!

    http://www.youtube.com/watch?v=uwh3_tE_VG4&feature=player_embedded


    Tem mais
    http://www.viomundo.com.br/entrevistas/nicolelis-so-no-brasil-educacao-e-discutida-por-comentarista-esportivo.html

    A nossa classe média anda mostrando a verdadeira face, a face preconceituosa, elitista e arrogante. É de dar nojo!!!

    ResponderExcluir
  2. Fala meu camarada
    Seguinte:
    Sabe que estou sempre por aqui, dando uma olhada em suas postagens e que me amarro no seu trampo. Dispensável ficar te parabenizando diariamente, mas este texto me obriga a registrar uma rápida observação. Uma das principais características de um grande acendedor é a capacidade de falar com as pessoas da maneira como você fala. Leio seu texto da mesma forma com que batemos papo na sua garagem. É muito descontraído. Fico completamente a vontade. Imagino que todos tenham a mesma sensação, pois é um texto que desce sem arranhar (tipo cachaça boa). Talvez por isso você consiga tocar tantas pessoas. Além do tempero ser na medida, assuntos importantes são tratados de forma tão agradável quanto um bate papo. As vezes se eleva o tom (quando necessário), mas nunca se torna chato. Esse é o grande erro de muitos por aí. Querem conscientizar e acabam sendo sacais.
    Então, aproveito que já deixei o comentário e parabenizo logo por todos os textos, trabalhos e tudo o mais que você vem propagando por esse mundo descaralhado em que vivemos. Deixe os textos pesados e a encheção de saco para os europeístas de plantão. Seu trabalho fala com a galera que precisa de luz. Isso que é importante.

    ResponderExcluir
  3. Vi um video teu falando sobre arte e a sociedade!
    Gostei!

    ResponderExcluir
  4. Essa luta é a luta (uma das...) do nosso tempo. Sem dúvida a democracia carece da pluralidade e da polifonia das vozes. Gostei muito do seu texto e do seu blog. Como professor e como blogueiro atuo também nessa senda da democratização das mídias. Afinal, se é pra falar, que todos falem...
    Valeu!!
    Ricardo Moreno
    Encontro Radical

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho uma fagulha de esperança que a mídia televisiva se torne menos alienadora. Pelo menos ainda existe internet. Espero que não consigam dominar esse meio e perverter toda ass nossas fontes.
    O ser humano evolue gradativamente, e a cada dia nossos olhos fogem mais da miragem e dos conceitos de ilusão que gostam de criar para nosso deleite.

    ResponderExcluir
  6. O processo tem sido ao contrário, na minha opinião. A mídia começou centralizada, controlada, dominada pelos "donos" do mundo. Aos poucos está se espalhando (muuuito aos poucos, pra minha cabeça), apesar dos esforços dos concentradores de poder. Eles vão tampando os buracos, novos, maiores e mais numerosos furos vão aparecendo. Nada pode conter a história. Muita gente "estamos" de marreta e ponteira em punho. Eles têm a grana e o controle oficial; nós temos o número, a irreverência e a disposição.

    ResponderExcluir
  7. Também percebo que muita gente esta acordando e se interessando por esse assunto e outros como você bem disse, na mesma direção.
    Fico só em dúvida as vezes se esse novo cenário que eu acredito estar sendo construído são as pessoas ao redor mesmo que estão vendo dessa forma ou se sou eu que estou me interessando mais por tais questões e consequentemente conhecendo mais pessoas com essas opiniões, com esses valores e aos poucos estou conhecendo e entrando nesse mundo.
    De qualquer forma, o caminho é esse. E não pode parar.

    ResponderExcluir
  8. Dúvida por que? Não pode ser as duas coisas? Ou, por outro lado, uma coisa não pode estar incluída na outra?

    ResponderExcluir
  9. observei e absolvi.
    nada de pecados.
    o paraíso também te pertence.
    (assim como tu, furto versos do invisível).

    eduarda, minha neta.
    marinho, meu avô.
    somos humanos, par_entes!
    abraços!

    ResponderExcluir
  10. Olá Eduardo!

    Sou nova por aqui, ando acompanhando e gostando muito do seu blog.
    Dê uma olhada no vídeo abaixo, tem tudo a haver com o seu texto:

    http://www.youtube.com/watch?v=gr6qFODxkAA&feature=share

    Essa é a parte dois, tem tbm a parte um, se gostar é só procurar.

    Bom, aproveitandoa oportunidade te parabenizo e sempre q eu tiver alguma contibuição, aqui postarei!

    Abrs!
    Yara

    ResponderExcluir
  11. Infelizmente essa é a realidade da mídia no nosso país, conservadora, reacionaria, elitista, terrorista, mas ainda tenho uma esperança de mudança, pois temos a internet, que por enquanto ainda é a "anarquia das mídias".

    ResponderExcluir
  12. Sensacional! Vamos acender mais e mais luzes!!!

    ResponderExcluir

observar e absorver

Aqui procuramos causar reflexão.