quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Porto do Açu, mais um empreendimento com X

A OSX está construindo o porto e todo o complexo industrial no norte do Estado do Rio. Desde o princípio, tem sido uma pressão miliciana sobre os moradores. Há tempos venho acompanhando o processo, semelhante a inúmeros outros pelo país e pelo mundo. É evidente o que significa a expressão globalização, chamada por Milton Santos de "globaritarismo", pelo extremo autoritarismo sobre a imensa maioria das populações. Eike Batista, o dono da empresa, é filho de Eliezer Batista, que foi ministro das minas e energia durante a ditadura, e fez fortuna entregando o mapa das minas para mineradoras internacionais, mega empresas exploradoras do mundo todo.

O método é velho conhecido. Os megaultrahipermultinacionais fazem cúmplices do saque as elites locais, com privilégios, poder e riquezas, em troca. Elites econômicas, patrimoniais, políticas e, quando possível, raciais, cuja função é trair miseravelmente as populações, entregando as riquezas e as milhões de vidas à exploração.



Mais uma evidência da guerra das empresas contra os povos. As empresas dependem dos servidores diretamente, e da mentalidade alienada, consumista, competitiva, superficial, preconceituosa, egoísta, indiferente ao sofrimento alheio, que foi implantada no modo de vida da gente, de forma gradativa e implacável, com o papel principal da mídia alienante que induz valores e comportamentos, além de distorcer a realidade e de fazer tudo pra que não se enxergue o que realmente acontece.

Foram naturalizados os maiores absurdos, a desumanidade é a regra geral. No entanto, a humanidade permanece em nossos corações. Os que a ignoram sofrem as conseqüências, interna e externamente, em angústias "inexplicáveis", em desamor, em desafeto, em peso na alma, em escuridão espiritual. Os carrascos constróem seu próprio inferno, espalhando infernos pelo mundo.

É preciso enxergar a realidade como ela é. Humildade não é sinônimo de pobreza, falta de conhecimento escolar não é falta de sabedoria, falta de formação não é falta de personalidade. A humildade, a vivência, a sabedoria dos que fazem a base da sociedade humana deveria ser matéria de academia. Deveria quebrar pedestais e criar solidariedade real na formação de uma sociedade onde existam todos por todos e onde os representantes representem a coletividade, e não os interesses empresariais perversos e egoístas. Quando o empresário diz que dá empregos, ele mente. Ele precisa dos empregados para explorar, atropelando leis trabalhistas, leis penais e até a constituição federal. E precisa da miséria para chantagear os empregados, a fim de que aceitem sem reclamar toda a situação horrível que é imposta, hoje, pelas empresas aos trabalhadores.

O porto do açu é mais uma demonstração do poder econômico sobre a sociedade, dispondo de vidas como quem trata de lixo. Mais uma batalha nessa guerra onde as empresas tomaram o poder político, legislativo e judiciário. Todo apoio aos lutadores que não se conformam com isso.



http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=RA9h2AKGlSc

7 comentários:

  1. Houve alguma resposta de algum representante do Eike ou do próprio?

    Ótimo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até onde sei, só alegria. Inaugurações, discursos, entrevistas na mídia louvando o empreendedorismo, os empregos e toda essa balelada de sempre. Dessa parte quem trata é o poder público, como cê vê no filme e na realidade.

      Excluir
  2. Edu , lendo esse texto tive a idéia de relatar para o Proteste Já, programa da rede bandeirantes que tem como objetivo mostrar o que está de errado em relações entre mais abastados e menos abastados,esse acontecimento voce acha que seria o caso , ou é um esforço inútil? obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer tentativa é válida. Acho difícil algum meio de comunicação comercial divulgar esse crime contra a população local, devido ao poder econômico envolvido. Mas torço pra estar errado.

      Excluir
  3. Eu me pergunto onde é que o Sr. Batista quer chegar com tudo isso. ser o mais rico do mundo? E depois? Caramba, o cara já tem rios de dinheiro(que deve ter ganhado das formas mais obscuras) pra quê mais essas terras? E o mais engraçado é o destino dessa fortuna será ser torrada pelo filho boçal dele que com a mentalidade de pequeno burguês dono do mundo(só que sem a malandragem e astúcia do pai)conseguirá ser passado pra trás fácil, fácil. Espero que ainda consigamos destruir esse sistema, pra quem sabe no futuro os nossos filhos e netos terem a chance de construir uma vida melhor e mais digna.

    ResponderExcluir
  4. http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=RA9h2AKGlSc

    Este documentário também é interessante.

    ResponderExcluir

observar e absorver

Aqui procuramos causar reflexão.