sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Pavão Pavãozinho Cantagalo

As periferias dormem um sono induzido. Mas está-se acordando, as exceções contaminam de senso crítico à sua volta, estão nascendo cada vez mais focos no meio das populações sabotadas, exploradas, inferiorizadas de quem tudo depende, o Estado, a sociedade, as elites em sua opulência egoísta e arrogante. Nada funciona sem a atuação direta dos mais pobres. A inconsciência da maioria é uma necessidade do sistema. Conscientizar é a melhor maneira de cortar o fornecimento de energias pra essa estrutura social.



Conscientizemo-nos a nós mesmos e uns aos outros, com respeito e com afeto.



25 comentários:

  1. passando pra frente, o melhor vídeo teu que já vi... de ouvir, ouvir e lançar pro universo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era o público que tava por ali. É isso que faz a fala.

      Excluir
    2. Acabei de assistir e compartilhei no facebook.Acho que muitos precisam ver e refletir sobre esse video.

      Excluir
  2. parabéns pelo trabalho. Te passo aqui um link de um cara que luta com as favelas, o mano Andre Constantine do chapéu-mangueira. Ele criou o Favela não Se Cala e fala aqui com bastante força no I Encontro anti-Proibicionista que rolou recentemente
    https://soundcloud.com/pennyleska/favela-n-o-se-cala-no-encontro

    ResponderExcluir
  3. "Afeto, integração, sentimento e coletividade" Muy bueno, xará! Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Sempre senti que algo me falta, que essa vida de batalhar pelo que eles dizem que é certo não é o bastante. Venho de família pobre e hoje consegui fazer uma faculdade e morar em um lugar legal, mas isso não me deixa completa, sinto que não me encontrei. Trabalhei com política porque o contato com o povo me atraia, pensei que gostava da política mas depois de conhece-la de perto tive nojo, e segue a conclusão que eu não gostava de política e sim do povo, de gente, do afeto, do sentimento de paz em estar perto de gente simples, do abstrato . Venho lutando pra me encontrar, lutando contra os meus desejos de consumo banal e tentando ouvir a minha essência. Suas palavras entraram no meu coração e quero cada vez mais aflorar esse sentimento em mim. Obrigada por me fazer se sentir como um medíocre e ao menos tempo por fazer com que eu não queira ser uma pessoa medíocre, limitada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não chamo de política aquilo que você conheceu, mas de farsa, de jogo. Vivemos a farsa da democracia que nunca existiu, a não ser como ameaça logo debelada pelo golpe militar. Política fazemos nós, no dia a dia, no cotidiano. Engajada ou alienada, política é a relação coletiva. Né não?

      Excluir
    2. Obrigada por saber expressar com palavras o que sinto! É isso. Hoje de volta a faculdade, estava na fila da matricula e comecei a conversar com um rapaz sobre, estudos, bolsas, essas coisas de puxar assunto...o papo foi se desenrolando e lembrei do seus vídeos, das suas palavras e comentei com ele sobre o que absorvi, e ele me disse que é isso que ele tbm pensa, algo parecido e começamos a trocar ideias e experiências e foi enriquecedor o papo na fila da facu. É isso afeto, o conhecimento mútuo entre as pessoas, a troca, a política do dia a dia. Agradeço a um amigo por me indicar o seu vídeo, por consegui enxergar fora da gaiola, quero dividir com todos que eu conheço esses sentimentos lindos.

      Excluir
  5. Um bom dia, quando você vir à São Paulo por favor nos avise.

    ResponderExcluir
  6. É isso aí, irmãozinho! É preciso não aceitar as ofensas, que como um presente a gente pode aceitar ou não! Afeto e coletividade sempre! É óbvio mas é necessário que se diga, porque a publicidade, o mercado e as empresas querem que a gente esqueça do óbvio! Tamo junto! Um beijo, Bia

    ResponderExcluir
  7. Obrigado, por me fazer sentir medíocre, e ao mesmo tempo, por fazer com que, eu não queira ser uma pessoa medíocre limitada. linda essas palavras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto que estou mudando...é como se tivesse saindo de um casulo e criando asas pra voar. O conhecimento está mudando a minha vida. Essa troca é mágica.

      Excluir
  8. http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=30546

    Meu nobre irmão Eduardo... ao visualizar esse caso no link, me remeti imediatamente a sua vida! Tenho acompanhado seu trabalho "em silencio" ha pouco mais de um ano... gostaria de contactar com voce e penso que partilharemos de algumas boas ideias... qual e-mail posso contactar com vossa pessoa? forte abraço! (Rodrigo Gesteira)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá no cabeçário do blogue, parceiro.

      Excluir
    2. Mas nada a ver a minha vida com a desse cara, fora a humanidade e sua centralidade.

      Excluir
    3. Esse cara tá muito acima, parceiro. Eu sou só um gritador, cuidei da minha vida e mal e mal. O amparo que esse cara dá, em que ele transformou a vida dele coloca ele num patamar acima, venerável e acessível.

      Excluir
  9. Ai Eduardo, dois links do "seculo do ego", um pra ver online e outro pra baixar:
    http://kickass.to/bbc-o-s%C3%A9culo-do-ego-the-century-of-the-self-t7668189.html

    http://vimeo.com/album/2645505

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce acrescenta muito. Quando ouço , ou leio suas ideias muita coisa obvia faz sentido pra mim. Muito obrigada

      Excluir

observar e absorver

Aqui procuramos causar reflexão.