terça-feira, 24 de junho de 2014

Galeanas


Essas foram pescadas no livro "De pernas pro ar - a escola do mundo ao avesso", de Eduardo Galeano. Presente do amigo Franck Peçanha, capixaba de Uruguaiana, que além do livro me deu o melhor casaco que eu já tive, ao me ver tiritar no frio de congelador com meus agasalhos cariocas, de papel crepom praquelas temperaturas. Segue o garimpo, ainda que não tenha retirado todas as pedras preciosas que esse livro contém. Não são cópias literais dos escritos, uso muitas palavras minhas - daí não haver tantas aspas.


Em 1960, os 20% mais ricos possuíam trinta vezes mais que os 20% mais pobres. Em 1990 a diferença tinha aumentado pra noventa vezes mais.

Os produtos pra animais de estimação movimentam, por ano, mais dinheiro que toda a produção da Etiópia.

As vendas da Ford e da General Motors somam uma quantia maior que toda a produção da África negra.

Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento econômico declara que "dez pessoas, os dez mais ricos do planeta, têm uma riqueza equivalente à produção total de cinqüenta países. E 447 milionários somam uma fortuna maior que o ganho anual de metade da humanidade."

Nos finais dos anos 90, numa assembléia do Banco Mundial (BM) e do Fundo Monetário Internacional (FMI) em que se celebrava a boa marcha do controle mundial pelos dois organismos, James Wolfenson, presidente do BM, lançou a advertência: se as coisas continuarem nesse caminho, em trinta anos haverá cinco bilhões de pessoas pobres no mundo "e a desigualdade explodirá, como uma bomba relógio, na cara das próximas gerações". Parece catastrófico mas, se por um lado isso aprisionará a parcela gerencial da humanidade nas correntes do pânico, justificando o aumento do sistema repressivo, por outro se planeja, de várias formas, o extermínio em massa, até a redução dos pobres a níveis "controláveis".

"A delinqüência do poder é a mãe de todas as delinqüências". Chamo a atenção pro fato de que não se deve confundir, como é comum demais, o poder com os governos. Governos são marionetes do poder, meras gerências sob o comando dos interesses empresariais, banqueiros, vampirescos. Democracia é farsa e tem sido assim desde o seu nascedouro - o do cenário, porque democracia nunca existiu por estas plagas.

"São muitos os cidadãos que perdem a opinião por falta de uso".

9 comentários:

  1. O estádio Zerão é o único que as equipes se enfrentam de forma igualitária: metade no Sul, outra metade no norte.

    Gosto do livro. E do Livro dos dias também. Só nunca li Veias abertas.

    ResponderExcluir
  2. Eduardo, você é a favor das cotas raciais nas universidades?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou a favor de universidade pra todo mundo que quiser - em sonho, porque a estrutura é montada pra formar uma minoria que gerenciará os peões, estrategicamente ignorantizados pela sabotagem instrucional. Por agora, acho ótimo que a universidade receba as vivências que a classe média, ou a alta, não têm. Ali se prioriza a teoria e não a prática, invertendo os valores. É preciso injeções de realidade nas academias.

      Excluir
  3. Quando se fala em dados e comparativos a coisa fica mais sinistra. "Pobreza ignorada se torna uma ameaça"

    ResponderExcluir
  4. Olá Eduardo.
    Beleza?
    Vou aproveitar para dar a minha “Galeaneada” aqui, direto do frio freezer de Uruguaiana.
    Considerando que...
    * “A primeira condição para modificar a realidade consiste em conhecê-la.”
    e que...
    ** “Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos.”
    Uma boa estratégia de evitar mudanças parece ser privar o indivíduo de informação.
    Mas como fazer isso com tantos meios de comunicação?
    Usando a lógica da privação pelo excesso.
    Priva o indivíduo das informações necessárias pelo excesso de informações desnecessárias.
    Grande abraço, gente boa.
    Franck

    ResponderExcluir
  5. "Dentro da fôrma
    pode haver Ação?
    Vou de UnirVãos"

    ResponderExcluir
  6. A sabedoria é capaz de derrotar as armas dos poderosos. Embora a sabedoria do pobre seja sempre desprezada com inútil, é com ela que o POVO consegue derrotar o opressor.

    ResponderExcluir
  7. Eduardo Galeano sempre vale a pena. É um poeta latino extremamente sensível e humano. Combina contigo.

    ResponderExcluir
  8. Eduardo procura sobre o Noam chomsky! Procura um documentário no youtube Chomsky & CIA ele é ativista professor e linguista ele fala da manipulação de informações que temos atualmente grande parte por influência de grandes empresas! Ele é um intelectual que fala muito sobre a falsa democracia que temos atualmente! Você vai gostar, se vc achar o livro dele pra comprar no sebo vale a pena ler, se chama: O lucro ou as Pessoas? Até mais!

    ResponderExcluir

observar e absorver

Aqui procuramos causar reflexão.