quinta-feira, 26 de abril de 2018

A “inconveniência” das leis trabalhistas


No final do século dezenove, sob pressão do Império Britânico, foi “abolida” a escravidão, depois de toda uma arrumação pra evitar que os ex-escravos se tornassem verdadeiros cidadãos, com acesso à instrução, à informação, ao desenvolvimento pessoal, humano e profissional. Monteiro Lobato, um raro mestiço com presença social, sugeriu no senado da recente “república” um programa de alfabetização para as vítimas da escravidão, até como uma reparação às incalculáveis injustiças sofridas por séculos. A pergunta que ouviu de um senador – um latifundiário do café, então um dos maiores produtos de exportação – é simbólica e explica a posição da elite até hoje, “ô Lobato, se ensinar essa negrada a ler e escrever, quem é que vai pegar no cabo da enxada?” A ignorância sustenta a escravidão, informalmente. É a natureza hipócrita do sistema social em que vivemos.

É uma sociedade escravista. A “república” proclamada por banqueiros e latifundiários nunca teve nada de república. Fala-se em nome do povo sem se levar em conta as necessidades e os direitos do povo. A base da sociedade é o trabalho escravo, braçal, ignorante, desinformado, inconsciente da estrutura social pela própria formação estrutural. Os luxos e privilégios dos pequenos grupos dominantes necessitam da exploração brutal do trabalho e, pra isso, direitos humanos e constitucionais, tidos como fruto do desenvolvimento humano, das sociedades e das relações entre as pessoas, são roubados à esmagadora maioria da população. O desenvolvimento espiritual, moral e afetivo demora mais a chegar na minoria mais rica, pois é quem depende da exploração pra manter privilégios, excessos, luxos e poderes. Ali se valoriza apenas o desenvolvimento tecnológico – inclusive pra servir à manutenção desse estado de coisas. O desenvolvimento tecnológico sem o desenvolvimento moral, espiritual, torna-se facilmente criminoso.

A espiritualidade foi feita refém de religiões que, ao mesmo tempo que funcionam como controle de grupos, servem à formação de divergências e divisões, separando, segregando e impedindo a união e a solidariedade irrestrita como elemento agregador e harmonizador na coletividade. A nível institucional, não há ligação entre religião e espiritualidade. Na arrogância religiosa, não basta perceber a interação entre várias dimensões, a existências de realidades além da matéria como a conhecemos. É preciso explicar, entender e acreditar. A razão humana, tão precária e restrita, torna mesquinha a espiritualidade. E a espiritualidade amesquinhada é um elemento conservador da estrutura social, um obstáculo ao desenvolvimento verdadeiro na formação de uma sociedade sem excluídos, sem miséria, sem ignorância. Um entre tantos elementos estratégicos armados pra manter o domínio de tão poucos sobre o todo, tentativas de parar a mutação natural de tudo o que existe. Nada fica como está e, quando se bloqueia o fluxo das coisas, há um gradual acúmulo e depois é a avalanche que leva tudo de arrasto. É o que estamos vendo acontecer a nível planetário.

Alguns anos atrás, a organização Repórter Brasil divulgou uma pesquisa concluindo que quarenta mil pessoas são escravizadas por ano, no país. Naquele mesmo ano, as equipes estatais de busca e eliminação de trabalho “análogo” à escravidão – um total de seis, chamadas força-tarefa, pra todo o território nacional – anunciava a libertação de quinze mil trabalhadores encontrados nestas condições, de fazendas amazônicas às fabriquetas de roupas pra grifes famosas, em São Paulo. Dos outros vinte e cinco mil, não se falou.

O centro de importância da nossa atual sociedade está longe do ser humano. Mais importante que a vida é o lucro e o patrimônio. E os privilégios de uns poucos consomem direitos da esmagadora maioria. É preciso ver a realidade como ela é – e limpar a visão de mundo das lentes distorcedoras que nos impõem – pra conseguir decidir o que fazer, sem as induções e condicionamentos que são a marca registrada deste sistema. De outra forma, decidimos como induzidos, como fomos condicionados – e até as contestações são feitas da forma programada, incapazes de tocar na estrutura social tão profundamente quanto é preciso pra torná-la menos injusta, perversa, covarde e desumana.

7 comentários:

  1. Que desperdicio!!!!! Todo ser humano deveria ler os seus textos. Sensacional!!! Todo dia venho aqui no seu blog para ler seus textos pois aqui encontro a realidade. Parabens por ajudar alguns seres humanos a despertar. Voce eh incrivel!!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Eduardo. Gostaria desde já, agradecer pelo grande trabalho de conscientização que você vem fazendo ao longo de sua jornada. Me identifico bastante com suas obras e com grandes partes do seus pensamentos.
    Resido em SP e gostaria muito de saber quando vc estará por aqui! Seria muito interessante dialogar com você pessoalmente.
    Obrigado pelas excelentes reflexões e induçoes pela busca da sabedoria.

    ResponderExcluir
  3. Brilhante. Tenho acompanhado seu pensamento e isso tem confirmado algumas coisas e me feito descobrir outras. Espero que os bolsões de consciência cresçam cada vez mais rápido! Sei que não verei o desabrochar disso,mas só imaginar já dá alento.

    ResponderExcluir
  4. Não tem como olhar seu trabalho e não parar para pensar, Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns! Belo texto, continue postando

    ResponderExcluir
  6. Aí, xará. Se liga nessa sensacional música sobre o trabalho. https://www.youtube.com/watch?v=EU2vNzdmFPM

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, suas ideias contém verdades irrefutáveis dessa nossa sociedade podre e pobre de espírito. Um grande abraço.

    ResponderExcluir

observar e absorver

Aqui procuramos causar reflexão.