terça-feira, 30 de julho de 2019

Colonialismo Mental

A mentalidade colonizada é criada pelo colonizador e implantada nas elites coloniais, responsáveis pela administração da colônica saqueada, explorada, escravizada, miserabilizada. Mantidos privilégios, a subalternidade venera o explorador e despreza o explorado - e se contenta em manter seus privilégios diante das populações sabotadas, roubadas em seus direitos. Nas colônias, os privilegiados devem necessariamente desprezar e trair os seus irmão de nação, não devem nem reconhecê-los como irmãos e sim vê-los inferiores, com desprezo, merecedores da sua própria desgraça.

É isto ou cair em suspeita, digno de perseguição. Falar de injustiças sociais é ser "cumunista". Conivência garante os direitos, cumplicidade já traz privilégios, perversidade leva a cargos de mando. Assim é formada a estrutura social, assim ela precisa ser vista pra que assim possa ser modificada, a partir de dentro de cada um de nós, que é o melhor rastilho de pólvora - o exemplo. 

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Americanos somos todos nós, viventes deste enorme continente. Chamar os estadunidenses assim é reconhecer neles a referência das Américas, os donos, os principais. Uma lavagem cerebral, estratégia antiga, já exercida pelos romanos, pelos gregos, pelos europeus em geral, criando subalternidade não só econômica e política, mas também cultural e psicológica. É preciso perceber pra não colaborar com esse jogo, inconscientemente. Sentimentos de superioridade e inferioridade são criados artificialmente pra manutenção desse estado de coisas social onde vivemos. Em todos os níveis. 

12 comentários:

  1. Sem reflexão o dia não existe , referência única que tenho é meu verdadeiro pensamento sem comando ou enquadramento do sistema , me sinto essência enquanto questionando e exercitando o mais perto de não ser sujo em uma sociedade que trai , mente e que impede o sentir do calor da reflexão , o prazer de se conhecer mesmo que um pouco e deixar de ser menos egoísta , menos deprimido , não me sinto superior ou inferior , me sinto um ser que observa e é observado , que erra e entende o erro e gosta de ter entendido , talvez não exista um espelho que reflita o autoconhecimento mas que pode nos dar um sinal de nossa real vida .
    Feliz por ter visto nesse grande universo por ter conhecido mesmo que na internet o senhor Eduardo , algum tempo atrás pensava que estava maluco sem poder falar com ninguém sobre nada do que pensava , ninguém gosta de tocar num assunto empoeirado por tantos , penso que uma frase diz algo sobre as pessoas que pensam um bocado , " Eu estou sempre quieto , mas nunca fazendo nada ".

    Abraço .

    ResponderExcluir
  2. A verdade doe ..me parece que a sociedade prefere viver de ilusão ..e sim vivendo a verdadeira dor da infelicidade.. almejando feriados e finais de semanas.. competindo com seus irmãos quem pode mais.triste humanidade que como diz nosso professor Eduardo Marinho.. ensaiando para serem humanos.. parabéns Eduardo por estar despertando consciências adormecidas na ignorância..

    ResponderExcluir
  3. como faço pra comprar sua obra via internet?

    ResponderExcluir
  4. Perfeito retrato da segmentação social que se cristaliza hoje no Brasil. Quem comemora na cegueira é uma classe média hipócrita que odeia pobre, negro e favelado. Essa parte da classe média trabalha para a elite, vota com a elite, sonha em ser elite, mas jamais será elite.

    ResponderExcluir
  5. Ideias incríveis como sempre. Gostaria de convidar você para dar uma palestra na 🏠 Vitral.

    ResponderExcluir
  6. https://docs.google.com/document/d/1K8qGu4XEZDIC7q_JRsTpapwKRzJwVItbf2SzIY0gkNk/edit?usp=drivesdk

    ResponderExcluir
  7. Eduardo, você é um inimigo para o governo e para o sistema social, está logrando com este seu ato generoso de fazer a humanidade observar e absorver e consequentemente à acordar e viver a vida sem competições.
    Seja amável, edúque-se o máximo que puder, ANDE COM CUIDADO,respeite para que seja respeitado e que as boas energias estejam em todo seu caminho!

    ResponderExcluir
  8. Agora entendo tudo. E eu acreditando ser um idiota, agora tenho absoluta certeza que estou no caminho certo valeu cara, VC encontrou o sentido da vida.

    ResponderExcluir
  9. estou aprendendo a abrir a minha mente...
    só preciso aprimorar meus pensamentos para viver com pouco e adquirir qualidade a minha vida!
    ralo muito e preso pela educação de qualidade do meu filho...mas hoje percebo que até as escolas particulares estão sendo sabotadas! Pois o lucro dos colégios particulares vem em primeiro lugar...
    o mundo fictício está cada vez mais cruel.
    porém vamos trabalhando a mente para se libertar, nem que seja de pouco a pouco

    ResponderExcluir

observar e absorver

Aqui procuramos causar reflexão.