quinta-feira, 23 de abril de 2020

"É o fim do mundo...", diziam os mais velhos no meu tempo de criança

Em 24 horas, 407 mortes de coronavírus no Brasil. E as mortes por problemas respiratórios se multiplicaram sem se considerar a possibilidade. Sem exames, não contam esses mortos. Ao que me parece, a multiplicação de óbitos (mortes) por questões respiratórias está acontecendo em muitos lugares. Os registros oficiais de óbitos dão conta da multiplicação desses casos, em cemitérios e em cartórios. Ridículo não ligar as coisas.
Quando se fala nisso se ouve falar em conspiração, em torcidas, comunismos incríveis e outras superficialidades toscas, ignorantes ao extremo. Estamos chegando nos 50 mil infectados sem levar em conta os não examinados nem os mortos "por fora". Quanto mais vamos precisar pra essas pessoas silenciarem, raivosas e constrangidas, até que a raiva se transforme em medo, pânico, até que a covardia aflore e se negue tudo o que se disse e defendeu até então? Qual a força que obrigará a reclusão desse ódio nos corações que o abrigam e sua transformação em arrependimento e vergonha? Não serão todos, certamente. Mas serão muitos.
Quantas vezes ouvi os mais velhos do meu tempo de criança - por motivos hoje "triviais", como uma minissaia exagerada, uma briga de torcidas, um homem com feminilidade, um homem de brinco, biquinis e sungas na praia, desquites e divórcios... -, "é o fim do mundo!" E eu achava graça, criança que era. Agora sou eu a dizer "é o fim do mundo". Só que o fim do mundo, pra mim, é outra coisa.
Cada fim se liga a um novo começo, cada começo se destina a um fim. O fim de um mundo leva ao surgimento de um outro mundo. Esse "outro mundo possível" de que alguns falam, onde não existam a miséria, a ignorância, a fome e o abandono, onde a prioridade seja o ser humano como um todo, a prioridade esteja no atendimento de toda necessidade fundamental da vida, na eliminação de toda conseqüência da desumanidade de um sistema social onde a economia das empresas é mais importante que a vida, a saúde, a educação verdadeira, humanizada, direcionada à formação de seres humanos que se integrem com harmonia na sociedade, solidariamente, uma educação que tenha como objetivo a harmonia social. E não a formação de competidores implacáveis pro mercado de trabalho ou, muito pior, o mercado financeiro. Mercados pra quem a vida não vale nada, diante da ânsia de lucro, de riquezas e poder. 
Valuá diria que gosta do meu otimismo, porque ele vê péssimas possibilidades à frente, no sentido social. Eu não me sinto nem um pouco otimista, o que estou vendo é muito sofrimento pela frente, como é sofrimento tanto morte quanto parto. Serão gerações nessa lida, não é coisa de pouco tempo. Mas sinto a lapidação acontecendo, a partir de mim mesmo e no mundo à minha volta. Esse sentir está ligado ao alcance que posso ter de espiritualidade, onde as dimensões de existência são muitas - a material é apenas uma delas, o campo de provas e aprendizados onde podemos crescer e nos desenvolver - embora eu não tenha o atrevimento de "entender" ou "explicar". Não permito que minha razão se meta onde não tem alcance. Ali o que vai mais fundo é o sentir, a intuição, ainda sem a pretensão de chegar nem perto da totalidade, apenas vai muito mais longe que a razão na percepção da realidade. Valuá é ateu por completo.
A vantagem que tenho nessas discordâncias é saber que, se eu estiver certo, vou poder dizer pra ele, "viu? Não te falei? Eu te disse, eu te disse". Já ele, se estiver certo, não vai poder falar nada.

8 comentários:

  1. A jornalista Eliane Brum se pergunta "estaríamos vivendo a gênese ou o apocalipse"!?
    Obrigada por tudo Eduardo. Se cuida.

    ResponderExcluir
  2. Ola meu irmão conterraneo.Eduardo. sou tambem de niteroi largo da batalha. Tudo bom.
    Acho que governantes estao se aproveitando desse virus para espalhar medo e caos para obter lucro politico e industrial. O que acha.?
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Eduardo, você me representa! Sua história e trajetória me encanta... Coração gigante, energia mil contagiando o mundo com belas e sábias palavras!

    Parabéns!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Um homem com uma sabedoria imensa e de um entendimento fora dos padrões normais da realidade em que vivem a maioria da sociedade... Visão de águia..Tem minha admiração e respeito.. Abraços 🤩🤗❤️

    ResponderExcluir

observar e absorver

Aqui procuramos causar reflexão.