quarta-feira, 22 de julho de 2015

Traição como lição


Precisei ser traído várias vezes pra perceber o que já percebia mas não me dava conta, a freqüência pessoal. Como uma onda de rádio, as pessoas emitem uma freqüência pessoal, única, intransferível. A traição dói mais quando o afeto está envolvido na confiança. E a confiança precisa da intuição, do discernimento, da percepção dessa freqüência. Trabalho interno.

A cada traição, cada engano, sentia mais tristeza que revolta. E a tristeza trazia reflexão. Afinal, antes da traição, é preciso confiar. Esse é o meu erro, onde posso trabalhar. O erro do outro foi uma conseqüência e dele eu não posso cuidar - a vida cuida. A revolta me leva ao confronto, à vingança e à perda da oportunidade de aprender. Eu me perguntava como é que poderia ter percebido que a figura não era confiável, antes. Puxava na memória desde o início da relação, conversas, observações, comentários, atitudes, procurava sinais e eles apareciam, sinais de caráter, sinais da personalidade, da visão de mundo, como avisos que me foram dados e eu não percebi. Então eram lições e assim eu as tomava. Traidores foram professores. E as lições, úteis na seqüência da vida. Vida segue, novas situações se apresentam, de repente cê percebe, "epa, olha um sinal". Sabedoria leva sentimento.

Sem saber, eu trabalhava a capacidade de percepção da freqüência pessoal. A intuição e o sentir foram se impondo e a razão desceu do pedestal em que a estrutura social a colocou, muito intencionalmente. A razão social justifica a barbárie e responsabiliza as vítimas. O sentimento capta a freqüência pessoal, a vibração da alma, que parte do corpo abstrato, do temperamento, da visão de mundo, do caráter, dos desejos, objetivos, afetos e desafetos, de tanta coisa que nem percebemos. 

O que sinto não se opõe  ao que penso e vice-versa, procuro compor, harmonizar sentimento, intuição, razão, equilibrar o abstrato – alma ou espírito – pra facilitar as relações, as decisões e atitudes. Não pretendo a harmonia plena, até porque não a conheço, mas sua busca, persistente e permanente, num caminho de superações infinito, até porque não conheço o fim.

Sem depressão ou revolta, em cada queda há lições e em cada dor, ensinamentos; em cada perda há um ganho possível e em cada crise, oportunidades. Escolhas fazem o proveito ou o desperdício.

10 comentários:

  1. Salve eduardo, gostaria de saber se você conhece o reverendo. Caio Fábio, um pastor que saiu do sistema religioso e mostra a verdade que liberta e como é normal, o acusam de um " disseminador de heresias "

    se desconhece gostaria que procurasse a respeito. Paz

    ResponderExcluir
  2. parabéns pelo texto,mais um de varios excelentes,sempre procuro estar lendo o que posta pra ficar por dentro do assunto e inteirar varias outras pessoas para não ficarem na mesmice,concordo plenamente,sempre recebemos sinais e avisos de traiçoes por muitas vezes deixo passar ate acontecer,triste mais vou aprendendo,é isso :)

    ResponderExcluir
  3. Independente da percepção da frequência pessoal que nos adverte como uma intuição do que está para acontecer, eu gostaria de declarar que quem trai não está necessariamente tentando atingir o parceiro, pensar assim é egocentrismo. A traição é uma via de dois sentidos e alguns a praticam na vida "real" e outros a têm como fantasia apenas. Mas todos traímos. E o pior, traímos nossos próprios valores e virtudes. Assim, se o amor for verdadeiro, devemos perdoar a quem nos trai (Um inimigo perdoado é mais fiel que seus amigos) e tentar compreender, construir um diálogo, e, se ainda houver razão pra isso, tentar reconciliar a relação. Afinal,
    "sem depressão ou revolta, em cada queda há lições e em cada dor, ensinamentos; em cada perda há um ganho possível e em cada crise, oportunidades"

    ResponderExcluir
  4. Leitura da boa, muita identificação e reflexão, valeu hermano, aliás, sempre vale, muito..

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Você é um grande comunicador Eduardo! obrigado pelas palavras precisas

    ResponderExcluir
  7. Nós agimos com as pessoas baseados naquilo que somos. Se não somos capaz de trair, nem passa pela nossa cabeça que isso possa vir de alguém. Pessoas boas são as mais traídas, em todos os sentidos de traição, pois sempre acreditam de bom coração que agirão com ela, como ela agiria com os outros.
    Experiências adquiridas

    ResponderExcluir
  8. Descobrir q existem pessoas como vc Eduardo me confirma q a internet pode ser usada de forma muito produtiva. Vc é uma força ativa. E de acordo c Espinosa estou tendo excelentes encontros c seus textos. Não tenho duvidas q vc esta no 3o gênero do conhecimento. Saúde p continuar presenteando esse mundo c suas belas e conscientes reflexões. Abraço fraterno.

    ResponderExcluir

observar e absorver

Aqui procuramos causar reflexão.