quinta-feira, 28 de maio de 2020

Andorra agradece


Andorra é um principado encravado ao norte da Espanha, sem litoral, em área montanhosa. Muitas referências dizem "Andorra, Espanha", como no googlemaps, por exemplo. Mas espanhóis lá são considerados estrangeiros. Como "principado" imaginei que fosse uma monarquia, como a Espanha que, como reino, tem alguma superioridade sobre um principado. Mas na guerra espanhola, o exército do general Franco não passou da fronteira, o que demonstra que a Espanha respeita Andorra. Verdade que o exército francês tava lá dentro, pra garantir. Aí é que tá. O presidente francês é também co-príncipe de Andorra, são dois co-príncipes lá, o outro é o bispo católico da Diocese de Urgel, em território espanhol, nomeado pelo Papa, do Vaticano. Isso é um acordo que vem da idade média, sei lá como rolou, mas vem assim desde o século 12 ou 13. Por isso Andorra não é uma monarquia, é uma diarquia, a única no mundo - eu nem imaginava que existisse uma coisa dessa. 
Do tamanho de um município brasileiro médio, tem dez cidades - a maior com pouco mais de 24 mil habitantes e a menor com pouco mais de 1 mil e 600. Vive basicamente do turismo, embora produza alguma coisa nas suas áreas rurais, e é o segundo país mais alto da Europa, o primeiro é a Suíça. Hoje é uma diarquia parlamentarista, com governo, legislativo e judiciário. Não tem exército, França e Espanha garantem sua segurança, até com seus territórios, que Andorra só faz fronteira com esses dois países, e pelo fato dos dois co-príncipes viverem nesses países. Que acordo medieval criou esse quadro, nem imagino.
Recentemente, com o desastre do coronavírus na Espanha, o lado francês com um pouco menos violência mas igualmente ameaçador, Andorra se viu frigideira com fogo dos dois lados. Com apenas um hospital e uma dúzia de centros de atenção primária, a pequena população - perto de oitenta mil habitantes - viu a pandemia entrar com força. Eu não sabia de nada disso.
Chamou minha atenção as declarações que o ministro da saúde de Andorra fez esses dias, agradecendo os médicos cubanos por terem ajudado a conter a propagação da pandemia, "quando a brigada chegou, a incidência do SARS-Cov-2 era muito alta e o trabalho dos cubanos teve um impacto favorável no declínio da letalidade". A ministra das relações exteriores agradeceu a Cuba pelo envio dos profissionais, "por sua ajuda diante da pandemia".
As declarações foram feitas na despedida de 13 profissionais de saúde que regressavam a Cuba. Ficaram por lá ainda 26, por solicitação das autoridades locais, acompanhando os trabalhos na continuação. Fiquei curioso sobre os números de Cuba, busquei informações. Lá puseram grupos de saúde andando de casa em casa, testando todo mundo, todo contaminado teve sua rede de relações pesquisada e testada com atenção redobrada. E medicina é uma das maiores especialidades de Cuba, assim como a educação é outra, na formação de seres humanos solidários e conscientes.
Cuba teve 1974 casos confirmados, 467 internados, 1724 recuperados e 82 mortos pelo corona. Numa área próxima a Espírito Santo e Rio de Janeiro juntos, com menos de 12 milhões de habitantes. Botaí em proporção às populações. E pensar que os cubanos foram os primeiros a serem enxotados do Brasil por esse "governo", antes mesmo da posse, com ameaças e estímulos à agressividade a esses médicos - que servem ao mundo com sua medicina e seu amor. Teve médico cubano nos países europeus em crise corônica, Itália, Espanha, já ao longo da história Cuba exporta medicina e educação, sobretudo em países pobres. Nada é divulgado na mídia empresarial, ao contrário, se difama, se insufla o ódio contra eles e seu país. "Que medicina gratuita é o cacete, aqui é medicina lucrativa" dizem os poderosos da doença, como o que reclama da queda de acidentes de trânsito, assim não dá, os hospitais estão quebrando, é preciso quebrar e adoecer pessoas pra estimular o negócio.

Em español. 

Sobre Andorra eu pesquisei na wikipédia mesmo.



3 comentários:

  1. Essa e a pura da verdade no Brasil doença enriquece os barões dacda medicina cada vez mais. Um abraço Eduardo tamo junto

    ResponderExcluir
  2. Até nos EUA que tem o lucro como Deus, pessoas botaram fogo em tudo pela morte de um negro. Aqui no Brasil quantos João Pedro morrem por dia e o povo fecha os olhos. O trabalho de desumanização midiática patronal foi muito bem feito aqui.

    ResponderExcluir
  3. O trabalho de Cuba com a medicina é ótimo. Não deixa de ser também uma forma do governo arrecadar, visto que esse apoio não vem de graça, apesar de ser mais barato do que muitos países oferecem pro próprio povo. Um exemplo é a medicina no Brasil.
    Discordo em parte quando falas que os médicos foram corridos pelo governo, pois foi colocado que o valor que era pago pros médicos não iria para o governo cubano,e sim ficaria com os próprios profissionais. Por outro lado,se olharmos bem, foi uma forma de "cutucar" o modelo socialista por parte do Bolsonaro, que ainda vive na guerra fria.

    ResponderExcluir

observar e absorver

Aqui procuramos causar reflexão.