quarta-feira, 29 de setembro de 2010

A opção é uma necessidade

Tensão, angústia, ansiedade, raiva, medo, os valores impostos
nos infernizam. Muitos se transformam em "cabeças de fósforo".
É preciso reconhecer muita engenhosidade no ser humano para conseguir construir essa parafernália psico-influenciadora, com tamanha capacidade, alcance e profundidade, para mascarar minuciosamente a realidade, criando uma realidade fictícia, na qual as pessoas se adaptam e acomodam, para manter tudo como está. Um aparato complexo de condutores de opinião, distorcedores de fatos e realidades, construtores de aparências mentirosas, mas “convincentes”, está instalado e em pleno funcionamento.  São criadores de visões de mundo, de valores e de desejos individuais e coletivos. Depois que descobriram o caminho do inconsciente, os "donos do mundo" puderam amarrar a situação pelo maior número de lados possível, armados com a posse do desenvolvimento tecnológico que deveria servir a todos. E invadiram as instituições, seqüestrando os Estados e os coagindo a serviço dos seus interesses, em prejuízo das populações como um todo, apenas beneficiando algumas camadas, sempre minorias, para que garantam o funcionamento do sistema de exploração e sabotagem da maioria, de exploração e consumo dos recursos do território, violando direitos humanos e leis ambientais para concentrar mais poder e riquezas. Não é preciso investigar minuciosamente o interior da estrutura social para perceber a quem o Estado serve. Basta observar como são tratadas as parcelas mais empobrecidas e as intermediárias, na base da sociedade. Não é preciso ser nenhum gênio acadêmico. É óbvio demais.

Só que não é possível amarrar todos os lados. Há sempre pontos soltos, brechas, rachaduras. É aí que a gente entra. Cada atividade no sentido de quebrar as correntes de mentiras que nos prendem é útil e necessária, seja qual for sua dimensão. Cada trabalhador que use o que tiver na mão, britadeira, picareta, ponteira e marreta, martelo, lima, ácido, ferrugem, maçarico, mesmo as unhas e os dentes. E também o carinho, o amor, a paciência, a tolerância e a persistência. O ódio e a violência, o insulto e a intriga são as armas do opressor. Podemos produzir armas mais criativas e bonitas, criadoras de vínculos e raízes muito mais fortes e profundas. Sem esquecer que estamos todos envolvidos por camadas de correntes construídas por séculos a fio, das mais grosseiras às mais sutis. Procurando e trabalhando em nós mesmos, profunda e sinceramente, aumentamos o alcance e a eficiência do nosso trabalho dentro da coletividade, além do nosso próprio desenvolvimento humano, pessoal. A partir do indivíduo se forma o grupo. Trabalhar nossa própria individualidade é o primeiro passo para trabalhar o coletivo.

Não é um sacrifício ou um esforço enorme fazer o que faço, produzir arte reflexiva. É uma forma de sentir valor na existência. Sem isso, minha vida perde sentido. É uma necessidade, não um "heroísmo". Eu estava perto dos dezenove quando resolvi dedicar a minha vida a produzir ou provocar reflexões, questionamentos, proposições, sempre no sentido da mudança. Isso porque a minha vida não fazia sentido, a angústia era insuportável e eu já começava a vislumbrar algumas razões – e são muitas. Não conseguiria assimilar os valores sociais apresentados como “ideais”.

Preciso trabalhar no sentido de uma sociedade que não admita situações de indignidade, não admita fome, miséria, ignorância, carência de qualquer tipo. Uma sociedade que priorize as situações de fragilidade, priorize os serviços públicos, educação ao nível do melhor ensino, com profissionais vocacionados, assim como no atendimento médico - preventivo e não curativo. Um Estado livre dos vampiros, morcegos, percevejos, pulgas, carrapatos e outros sanguessugas que o enfraquecem, tornando-o incapaz de defender sua população, incapaz de cumprir suas funções constitucionais e garantir os direitos fundamentais de todos.  Uma sociedade em que o valor da vida não seja mais determinado pela propriedade privada. Em que a vida valha mais que a propriedade.

Seria ingenuidade esperar viver numa sociedade assim. Não trabalho para ver o resultado. Trabalho na direção do resultado que eu desejo, não para mim, mas para todo mundo. Conheci muita, mas muita gente trabalhando diretamente no aprimoramento do ser humano e da sociedade. Há pessoas em todos os meios, dos puteiros às intituições religiosas, das escolas primárias aos institutos de pesquisas avançadas, das favelas aos bairros ricos, dos “chópim-center” (por incrível que pareça) aos partidos políticos, das cadeias aos condomínios, dos casebres às mansões. São exceções à regra em todos os lugares e tempos, pedras preciosas no cascalho humano, que distribuem brilho em seu meio, na coletividade à sua volta, seja na profissão que for ou em qualquer atividade. A diferença do ser humano pro garimpo é que, no caso do ser humano, a preciosidade é contagiosa. Consciência chama consciência. Luz elimina trevas. Os acendedores estão por aí, anônimos e atuantes, em toda parte.

Isso me dá a convicção, como se não bastassem as evidências da história do planeta, de que o processo está em curso, um processo evolutivo contínuo e inabalável, com ritmo próprio, individual e coletivo. Nessa visão, moldei minha vida e meu trabalho pelo mundo. É uma necessidade minha, pessoal e intransferível.



Eduardo Marinho, 29 de setembro de 2010.

21 comentários:

  1. É uma necessidade minha, pessoal e intransferível.

    Com certeza é assim.

    ResponderExcluir
  2. CARA MUITO BOM O TEXTO,
    LI TODAS AS SUAS POSTAGENS E DIO Q SÃO ÓTIMAS
    SIMPATIZEI MUITO COM SUAS IDÉIAS EXPOSTAS NOS TEXTOS

    ABRAÇOS CARA, CONTINUE ESCREVENDO ESTÃO MUITO BONS

    ResponderExcluir
  3. Continue escrevendo e refletindo, vc serve de incentivo, estudo e reflexão para nós, vc nos engrandece como seres humanos..."PRECISAMOS trabalhar no sentido de uma sociedade que não admita situações de indignidade, não admita fome, miséria, ignorância, carência de qualquer tipo."
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Década de 60

    Que berço é esse que nasci?
    Só sei que vim de uma “época boa”
    onde se é possível perceber o cheiro
    de posição e vontade no ar.
    O cheiro de atitude interna e externa
    que exala minha essência .

    Hoje o que vejo é um ninho desenvolvido
    pela pressão da má informação, informação
    má intencionada que constrói vícios que
    joga no povo sua semente estragada.

    O melhor uso e o melhor consumo a se ter
    e fazer hoje é da consciência.
    Consciência que não se acha, nem se compra,
    nem se come e nem se bebe,
    se observar e se absorver.

    Carolina A. Carvalho

    ResponderExcluir
  6. Bastante inspiradoras e estimulantes suas proposições, como sempre, tudo o que brota do coração fala mais alto à mente. E é isso o que se sente quando se conhece o seu pensamento.
    Os ascendedores estão aí...

    ResponderExcluir
  7. A ânsia é forte, mas afirmo consciente que o medo me impede de ser feliz.

    ResponderExcluir
  8. Fica a dica da filosofia Yogi para todos os anôminos atuantes ou mesmo aos que sentem essa força oprimida pelo medo.
    O trabalho individual humano a conquista de sua real natureza, da expansão de sua luz.

    ResponderExcluir
  9. Acompanho este blog há tempo já. Mas este post...

    Muito por como estou, vejo e sou.

    "A partir do indivíduo se forma o grupo. Trabalhar nossa própria individualidade é o primeiro passo para trabalhar o coletivo."

    Algumas vezes esqueço o porquê de investir tanto em mim, e isso me relembrou: só através de um indivíduo - e não um fantoche - talvez se possa construir algo.

    "Não trabalho para ver o resultado. Trabalho na direção do resultado que eu desejo, não para mim, mas para todo mundo."

    Sou otimista com o mundo. Otimista não passivo - não vejo o mundo como um lugar ótimo -, mas o vejo em transformação, e muito possitiva. A história sempre mostrou isso. E nos vemos como agente dessa transformação, o mundo melhora ao momento que melhoramos... Caminhamos em fluxo, e cursamos os frutos do passado, e revelamos os cursos futuros.

    "São exceções à regra em todos os meios, pedras preciosas no cascalho humano, que distribuem seu brilho em seu meio, na coletividade à sua volta, seja na profissão que for."

    Ai uma grande luz, para uma tristeza minha. Infelizmente ainda vejo as pessoas se iludirem e se deixarem manipular para justificar o seu exclusivo bem. Porém, elas não veem que ao agirem por um trocado, prejudicam os outros e a si. A falta de consciência de conjunto me entristece, talvez uma falha minha, e por isso a veja tanto no mundo... quem sabe?

    O caminho é de busca, e sigo!

    Abraço, e agradeço por compartilhar.

    P.s.: Sua arte toca demais. Pinturas belas e ativas. Arte-real.

    ResponderExcluir
  10. Pow bacana saber que ainda existem pensadores e opiniões divergentes da maioria ... mentes que não estão ainda atreladas a princípios, leis e fundamentos ditos certos pela sociedade. Como disse um amigo num post de cima: A ânsia é grande, mais afirmo que o medo tbm me impede de ser Feliz. Se livrar de todos os privilégios parace fácil ... mas como vc mesmo disse nada é fácil ... mas qdo vc vive sem viver e acaba não se encontrando ... tá na hora da mudança. Um dia quem sabe ela chegará para mim ...

    Meus parabéns pela idéia, pela integridade, pela honestidade na sua história e pela sede se IGUALDADE.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  11. O fato é que vivemos em um mundo onde o que existe é a "imagem" e a "beleza". Onde o amor é brega, e o sentimento não é nada, é bobagem.
    Mundo ilusório, onde as pessoas sentem felicidade em ter um bem material e o principal que é de amar ao próximo, deixam de lado.
    O mundo realmente está Maluco, e quem pensa diferente, ou não quer pensar dessa forma, é ditado como Louco. Cada um com seu propósito. Aliás, como vc mesmo citou em um mail, que vida é apenas a passagem de uma porta, o nascimento, à outra, a morte.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. As suas ideias trazem através da reflexão, acredito que uma inquietação, uma provocação quanto aquilo que tomamos sempre como verdade. Sei que existem armas dentro da gente que fazem maior diferença do que aquelas usadas para um proposito negativo, aliás, tenho preferido acreditar que qualquer intenção para o bem (e somente para ele) válida. Tudo que é incomodo, que é questionável, que é passivel de argumentação é um provocador, acho que as pessoas compartilham dessa sensação, alguns, claro. Mas o medo ainda é um pouco grande, mas como disse uma vez Nelson Mandela: Quando o sangue começa a ferver, é tolice desligar o coração.

    Espero que essas ideias não acabem.

    ResponderExcluir
  13. Ótimo texto. Inspirador, como sempre.

    ResponderExcluir
  14. "Não trabalho para ver o resultado. Trabalho na direção do resultado que eu desejo, não para mim, mas para todo mundo." Essa frase é perfeita e pode servir de definição para várias coisas. Uma certa vez li num encarte de Cd a história de um homem que caminhava sobre a beira da praia. Espalhadas pela areia haviam muitas estrelas do mar que não conseguiriam voltar para a água tão cedo. Ai o homem pegava algumas e jogava de volta pro mar e um cara que passava perguntou: "Não adianta você jogar uma por uma, tem milhares dessas ai, jogar só algumas nnão vai fazer diferença". Ai o homem retrucou, com uma estrela do mar entre as mãos: "Não faz toda a diferença, mas pra essa aqui vai fazer." Acho bem real essa forma de não pensar num resultado todo, mas sim a pequena diferença que uma ação pode causar, nem que seja pra poucos em meio a uma multidão. Assim como o seu blog, suas pinturas e tudo o mais que pode melhorar qualquer tipo de situação. Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  15. Olá,

    Geralmente vejo obras maravilhosas, mas com suas explicações muito "filosóficas".Dificilmente vejo uma obra que além de ter explicita sua intenção, ter sido tão bem descrita. Além de concordar com tudo, não creio que haja necessidade de algo a ser acrescentado.
    Um trabalho não só visual, mas, muito descritivo e com idéias maravilhosas. Excelente!

    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pelo blog.
    Conheci seu trabalho através de vídeo no youtube. Muito legal tudo o que faz, e pensa.
    Luz pra você!
    Abraço parceiro.

    ResponderExcluir
  17. Eduardo, são lindos os seus textos, suas idéias e idéais, compartilho de suas opiniões sobre tudo isso que nos cerca, sobre o papel da arte nisso!!!
    Muito bom saber que existe gente pensando assim!!!
    E um alento em tempos como estes em que ach o tudo tão vazio as pessoas tão esvaziadas!
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  18. É muito bom saber que tem mais gente compartilhando da mesma visão que eu, muito bom mesmo! É duro viver em meio ao teatro quando todos acreditam que a peça é real. Você se cansa e já não quer mais atuar, mas a sensação, então, é de solidão e impotencia.
    Eduardo, muito obrigado por este blog, pra mim ele é muito importante.

    ResponderExcluir
  19. É melhor ter a sensação da visão e responsabilidade. Menos angústia e mais função. Quando se assume a mentalidade de exceção, começa-se a perceber a quantidade de exceções que há. E sempre na função com a coletividade.

    ResponderExcluir
  20. Olá,

    As vezes andamos perdidos neste mundo sem saber o que fazer, pois sou o tipo de pessoa que gostaria de ajudar a todos e eliminar as diferenças entre elas, o que o nosso regime actual não o permite e muitas vezes nos desmotiva.

    Em tempos conheci um movimento "Zeitgeist Portugal" ao qual chega o mais próximo das minhas ideologias, e num post deles estava um vídeo do youtube teu que me trouxe até o teu blog. Espero que as tuas palavras cheguem ao maior número de pessoas possíveis e as façam pensar.

    Parabéns pelos teus trabalhos e expressões.

    Abraço,

    ResponderExcluir

observar e absorver

Aqui procuramos causar reflexão.