terça-feira, 3 de maio de 2011

Mentiras e crimes midiáticos

Dez guerras, dez mentiras


1) Vietnã (1964-1975)

Mentira midiática: Nos dias 2 e 3 de agosto o Vietnã do Norte teria atacado dois barcos dos Estados Unidos na baía de Tonkin.
O que se saberá mais tarde: Esse ataque não aconteceu. Foi uma invenção da Casa Branca.
Verdadeiro objetivo: Impedir a independência de Vietnã e manter o domínio dos Estados Unidos na região
Conseqüências: Milhões de vítimas, malformações genéticas (agente laranja), enormes problemas sociais.

2) Granada (1983)

Mentira midiática:: A pequena ilha do Caribe foi acusada de que nela se construía uma base militar soviética e de trazer perigo à vida de médicos americanos.
O que se saberá mais tarde: Absolutamente falso. O Presidente Reagan inventou esses pretextos.
Verdadeiro objetivo: Impedir as reformas sociais e democráticas do premiê Bishop (depois assassinado)
Conseqüências: Brutal repressão e restabelecimento da tutela de Washington.

3) Panamá (1989)

Mentira midiática: A invasão tinha o objetivo de prender o presidente Noriega por tráfico de drogas.
O que se saberá mais tarde: Formado pela CIA o presidente Noriega reclamava a soberania ao fim do acordo do canal, o que era intolerável para os Estados Unidos.
Verdadeiro objetivo: Manter o controle dos Estados Unidos sobre essa estratégica via de comunicação.
Conseqüências: Os bombardeios dos Estados Unidos mataram entre 2 e 4 mil civis, ignorados pelos meios.

4) Iraque (1991)

Mentira midiática: Os iraquianos teriam destruído parte da maternidade da cidade de Kuwait.
O que se saberá mais tarde: Invenção total da agência publicitária Hill e Knowlton, paga pelo emir de Kuwait.
Verdadeiro objetivo: Impedir que o Oriente Médio resista a Israel e se comporte com independência em relação aos Estados Unidos.
Conseqüências: Inumeráveis vítimas da guerra, depois um longo embargo, inclusive de medicamentos.

5) Somália (1993)

Mentira midiática: O senhor Kouchner aparece na cena como herói de uma intervenção humanitária.
O que se saberá mais tarde: Quatro sociedades americanas tinham comprado uma quarta parte do subsolo somali, rico em petróleo.
Verdadeiro objetivo: Controlar uma região militarmente estratégica.
Conseqüências: Não conseguindo controlar a região os Estados Unidos a manterão num prolongado caos.

6) Bósnia (1992-1995)

Mentira midiática: A empresa americana Ruder Finn e Bernard Kouchner divulga a existência de campos de extermínio sérvios.
O que se saberá mais tarde: Ruder Finn e Kouchner mentiram. Eram apenas campos de prisioneiros. O presidente muçulmano Izetbegovic o admitiu.
Verdadeiro objetivo: Quebrar uma Iugoslávia demasiado esquerdista, eliminar seu sistema social, submeter a zona às multinacionais, controlar o Danúbio e as estratégicas rotas dos Bálcãs.
Conseqüências: Quatro atrozes anos de guerra para todas as nacionalidades (muçulmanos, sérvios, croatas). Provocada por Berlin, prolongada por Washington.

7) Iugoslávia (1999)

Mentira midiática: Os sérvios cometem um genocídio contra os albaneses do Kosovo.
O que se saberá mais tarde: Pura e simples invenção da OTAN como o reconheceu Jaime Shea, seu porta-voz oficial.
Verdadeiro objetivo: Impor o domínio da OTAN nos Bálcãs e sua transformação em polícia do mundo. Instalar uma base militar americana no Kosovo.
Conseqüências: Duas mil vítimas dos bombardeios da OTAN. Limpeza étnica de Kosovo pelo UCK, protegido pela OTAN.

8) Afeganistão (2001)

Mentira midiática: Bush pretende vingar o 11 de setembro e capturar Bin Laden
O que se saberá mais tarde: Não existe nenhuma prova da existência dessa rede. Além disso, os talibãs tinham proposto extraditar Bin Laden.
Verdadeiro objetivo: Controlar militarmente o centro estratégico da Ásia, construir um oleoduto que permitisse controlar o abastecimento energético do sul da Ásia.
Conseqüências: Ocupação extremamente prolongada e grande aumento da produção e tráfico de ópio.

9) Iraque (2003)

Mentira midiática:: Saddam teria perigosas armas de destruição, afirmou Colin Powell nas Nações Unidas, mostrando provas.
O que se saberá mais tarde: A Casa Branca ordenou falsificar esses relatórios (assunto Libby) ou fabricá-los.
Verdadeiro objetivo: Controlar todo o petróleo e chantagear seus rivais; Europa, Japão, China…
Conseqüências: Iraque submerso na barbárie, as mulheres devolvidas à submissão e ao obscurantismo.

10) Venezuela – Equador (2008?)

Mentira midiática: Chávez apoiaria o terrorismo, importaria armas, seria um ditador (depois do golpe fracassado, a razão definitiva ficou meio vaga).
Verdadeiro objetivo: As multinacionais querem seguir com o controle petroleiro e de outras riquezas de toda América Latina, temem a libertação social e democrática do continente.
Conseqüências: Washington empreende uma guerra global contra o continente: golpes de estado, sabotagens econômicas, chantagens, estabelecimento de bases militares próximas às riquezas naturais.

Fonte - Blog do Mello blogdomello.blogspot.com


Agora é por minha conta.

Manifestação pelas eleições diretas lota o centro de São Paulo. A mídia diz que é a comemoração do aniversário da cidade. Motivo: medo da "democracia" planejada se descontrolar e abrir espaço pras denúncias do sem número de crimes cometidos pelas instituições contra a população.

Terremoto no Haiti. A primeira "ajuda" oficial chega no dia seguinte, dos Estados Unidos. Não traz remédios nem médicos, mas soldados, armas, tanques, navios de guerra e aviões de combate, numa mobilização militar que demorou, com certeza, meses sendo preparada. Desconfia-se do Projeto Haarp, a mídia ridiculariza.
A Venezuela havia acertado com Cuba a instalação de um cabo submarino para internet banda larga chegar à ilha, boicotada há 50 anos pelo bloqueio criminoso que pretendia sufocar a economia de Cuba. Esta, mesmo sacrificada, manteve as empresas multinacionais fora da sua área e não permitiu a lavagem cerebral que é especialidade da publicidade comercial. O Haiti fica entre Cuba e Venezuela, eixo de resistência ao controle de grandes empresas sobre os Estados submetidos. Os USA, império das corporações, não se conforma e acusa o "eixo do mal" latinoamericano.
Médicos e enfermeiros cubanos já estavam no Haiti havia muito tempo e recebem reforços depois do terremoto, via marítima. A mídia não divulga. Aviões com ajuda humanitária vindos da Europa reclamam não poder aterrissar no aeroporto de Porto Príncipe, tomado pelas movimentações militares dos Estados Unidos. São obrigados a pousar na República Dominicana e seguir por terra. O general brasileiro comandante da MINUSTAH (embolação militar de vários países instalada no Haiti, depois do presidente eleito, Jean Bertrand Aristide, ser seqüestrado pelos marines e levado à África do Sul, sob o protesto em massa dos haitianos, que precisaram ser reprimidos com violência militar), reclama do desrespeito "americano", chegando sem aviso e se espalhando sem dar a menor satisfação. Não entendo a estranheza, a quarta frota desfila pelo nosso litoral, nos vigiando em nome do ambicionado pré-sal petroleiro. A mídia não deu nada disso e quando deu, foi distorcido em mentiras descaradas.

Prefeito do Rio, eleito por campanha milionária financiada em grande parte por construtoras, assume com a notícia da remoção de 199 comunidades pobres, "para salvá-las dos riscos de desabamentos". As comunidades protestam em desespero. As áreas apontadas são todas de recente valorização imobiliária. A mídia apóia e comemora.

Durante a campanha presidencial, a mídia levanta e martela o tema aborto. O assunto é da alçada do congresso, sem nada a ver com a presidência. Mas serve à tentativa de levantar a campanha do Serra, candidato das oligarquias mais conservadoras, mais tiranas e anti-população. É um desvio dos assuntos mais importantes, mas fracassa. A mídia silencia e se adequa. Dilma vai à Ana Maria Braga.

A conferência nacional de comunicações passa batido, no ano passado. Acompanho algumas movimentações, os representantes da mídia privada comparecem para atravancar o processo, e conseguem. Visito o blog da conferência e fico constrangido. Pouco mais de vinte seguidores. O assunto é de interesse nacional, a pulverização do espectro magnético é fundamental pra acabar com a ditadura midiática e levantar discussões relevantes e informações mais próximas da realidade à população, abrir espaço pra comunicação do povo brasileiro nas comunidades, bairros, sindicatos, escolas e outros grupos. Os enviados da mídia privada atravancam tudo o que podem, com sucesso. O noticiário não noticia.

A mídia histérica saltita em torno da CPI dos "cartões corporativos", denunciando o mau uso das verbas públicas pelos membros do governo do PT, somando um montante de 260 milhões de reais. São dois meses de martelação, todos os dias, várias vezes. Ao mesmo tempo é instaurada a CPI da dívida pública, criada e aumentada de forma suspeita e nunca auditada. Em todos os lugares do mundo onde houve auditoria de dívida pública, houve comprovação de fraude e a dívida foi tremendamente reduzida, inclusive no Brasil, na época de Getúlio Vargas. Por isso as forças econômicas mundiais e locais se levantaram, a mídia fechou o cerco em cima dele e tantas pressões se levantaram que, na iminência de um golpe de Estado, ele se suicidou, desfazendo as condições para tal golpe, que ficou na estufa por dez anos, até estourar em 64. A CPI da dívida pública tratava de um montante de 26 bilhões de reais. A mídia não deu nada. Dessa CPI, não se tomou conhecimento. Foi a óbito silenciosamente.

As comunidades do Complexo do Alemão são ocupadas por tropas armadas do Exército, da Marinha e das polícias, militar, civil e federal. A mídia exulta com a "reconquista" desse território abandonado desde sempre, que só recebe alguma coisa em véspera de eleições, em troca de votos. Centenas de soldados do tráfico são vistos fugindo por uma estrada que liga a Vila Cruzeiro ao Morro do Alemão. Uma operação dessa envergadura é feita com planejamento minucioso sobre um mapa detalhado da área, conhece-se de antemão todas as possíveis rotas de fuga. O general comandante reconhece a "falha". Na verdade, não havia como levar tantos presos ao sistema carcerário já superlotado. Os bandidos somem nos esgotos, fogem em bandos, roubam carros. Um morador avisa que um carro da polícia da região dos lagos deu fuga a vários "oficiais" do tráfico. Outro denuncia uma caminhonete que descarregou armamento pesado para o tráfico, durante o conflito. Morros em Niterói que nunca tiveram tráfico começam a ter. Macaé explode em criminalidade, encabeçando o aumendo de toda região dos lagos. A mídia dá por encerrado o conflito no Alemão, enquanto a Angutv, do Raízes em Movimento, na subida do Morro do Alemão, anuncia estar havendo tiroteio naquele momento, próximo ao centro cultural. Policiais espancam moradores, invadem suas casas, esvaziam suas geladeiras, levam seus pertences, seu dinheiro, matam "por engano"(ops, foi mal), jogam corpos aos porcos. A mídia comemora, o mercado imobiliário exulta, milícias avisam aos moto-táxis que eles vão ter que pagar pedágio pra circular no complexo. Uma facção criminosa é expulsa - pois se recusou a pagar aluguel de favela pra milícia. Outra ocupará o seu lugar, topou a parada e já paga o aluguel de algumas favelas, onde trafica sob a proteção e o comando de milícia. A mídia "não sabe" de nada disso.

Os exemplos são infinitos, paro pra não encher demais o espaço. O fato da mídia privada cometer e apoiar tantos crimes contra a população, o Estado, os recursos naturais, o direito de informação, etc, e não acontecer nada com ela é sinal de que está mancomunada com o real poder, acima das instituições do país, o poder econômico mundial de bancos e indústrias corporativas do "primeiro mundo", suas sucursais e aliados locais, que nos tratam, aos povos do "terceiro mundo", como mão de obra escrava, massa de manobra e lixo (qual seria o "segundo mundo"?) Essa subordinação dos "nossos" poderes precisa ser vista pra ser trabalhada e debelada, pra acabar com a indignidade da miséria e da ignorância. A subalternidade cultural das classes médias é um fator paralisante. Até mesmo os que se dizem "revolucionários" são seguidores de idéias européias, como se apenas do continente que levou o genocídio, a exploração, as doenças, o roubo dos recursos, a miséria estrutural a todos os outros continentes pudesse vir a revolução dos povos. É de chorar, mas eu fico no riso amargo e faço meu trabalho. Para gerações ainda vindouras e as exceções da atualidade.

Ninguém denuncia a mídia privada. E ainda se acredita nela. Até quando, divindade?

28 comentários:

  1. Como isso me dá nojo. Dá vontade de sumir ir pro mato, mas penso que fugir do sistema só o fortalece no domínio das mentes que se deixam manipular.

    ResponderExcluir
  2. É por estas e outras que, quando os EUA dizem que Bin Laden está morto, e logo depois diz que jogou o corpo no mar, eu fico logo com as orelhas em pé pensando: Que será que eles estão aprontando desta vez???

    ResponderExcluir
  3. É impressionante como os detentores do poder facilmente manipulam seus subordinados. Basta criar um conto-de-fadas em que o "bem" vença o "mal". Mais sobre o assunto em http://partesforadotodo.blogspot.com/2011/05/mais-do-mesmo.html

    ResponderExcluir
  4. Impressionante é como manipulam cabeças que se pretendem não subordinadas.

    ResponderExcluir
  5. Depois da celebração
    Do casório na Inglaterra,
    Do outro lado da terra
    Celebra-se o discurso de Obama...
    Não sei se celebro a morte de Osama
    Ou aquilo que aqui mais impera:
    A estupidez da crença humana...

    ResponderExcluir
  6. muito bom este blog! parabens pelo trabalho! ótimos posts!

    coloquei o link no meu blog... ta em fase de construcao ainda... mas confere la depois...
    http://waa1.blogspot.com/

    um abraço

    ResponderExcluir
  7. muito bom esse texto! disse muitas verdades!
    acredito ainda que a internet está possibilitando essa ruptura do poder das mídias, estamos ainda engatinhando, como diz uma amiga minha "trabalho de formiguinha"..

    ResponderExcluir
  8. A mídia e sua tirania agride a massa com suas mentiras agressivas;
    Impondo uma doutrina canibal de medo e consumo para a grande maioria desfavorecida;
    Todo o seu castelo imperial construído a base de mentiras!

    O link abaixo tem um texto interessante:
    http://blog.movimentozeitgeist.com.br/2011/05/03/movimento-zeitgeist-resposta-a-midia-morte-de-osama-bin-laden/

    Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  9. É um absurdo esses crimes que acontecem. Eu n sabia desse projeto HAARP, será tão verdade, uma verdade incoveniente?

    No mundo que vivemos, parece n haver mtas saídas e conforto aos que buscam uma resposta as coisas, uma respiração, de ideias. Pois, quando nos sentimos acolhidos, por exemplo, por boas notícias de sustentabilidade, quando elas tem outro sentido por trás e são 'permitidas' quando os interesses maiores escolhem o que pautam, sejam para conceder infimamente ou para enganar um pouco e distrair as pessoas a não verem a realidade. O que foi aquela alavanca de informações com relação ao casamento real e a beatificação, um absurdo. Querem msmo esconder os fatos e criar contos de fadas, e bem com figuras firmes de um mundo medieval, uma brincadeirinha de rei, rainha, de príncipes e princesas, súditos idiotas e papas papões em exibição.

    Imagine, ontem na aula de sociologia, meu prof do curso de Direito exclamou a um colega "(...) bancando ser o defensor dos pobres e oprimidos - continua em um tom irônico -, meu filho, vá defender os pobres para ver se você ganha dinheiro!"

    ResponderExcluir
  10. Muito bom o texto Eduardo...diante destes fato muitos de nós, assim como eu, não sabem o que fazer, só nos resta achar uma forma de viver em meio ao caos sem sofrer e sem se perder, pois consciente ou inconscientemente o caos é fruto da nossa vontade, resultado das ações e inações de todos. Quando sentamos em nossos carrinhos, quando vamos às comprinhas, quando vivenciamos todas estas modinhas que aparecem, quando queremos ser os "bonitinhos" estamos sendo coniventes. Ao menos alguns de nós tem o pensar preservado, o que pode ser a semente de grandes verdades futuras. Talvez semeando a verdade e o conceito de amor elo de ligação na mente das pessoas, estejamos preparando o caminho para que tais sementes possam germinar. Abraços!

    ResponderExcluir
  11. é impressionante a forma como a mídia trabalha nas nossas cabeças, e ainda perguntam por que a educaçao pública é tao fraca, é simples: é conveniente pra eles que sejamos burros, ignorantes, por que é mais facil manipular.
    é ridícula a ganancia dessas pessoas, chega a dar nojo, e eu, sinceramente, nao sei se consigo acreditar em um ''mundo melhor''. estou descrente da humanidade.

    ResponderExcluir
  12. visite meu blog tb eduardo:
    www.prim-impressoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Magnífico esse texto. Informação completamente imparcial. Parabéns Eduardo! É sempre um deleite para aqueles que buscam despertar, ler o seu blog. Te admiro muito!

    (Rogério)

    ResponderExcluir
  14. Nem tão imparcial assim. Tô do lado dos fudidos, dos roubados, dos sabotados dessa sociedadezinha de merda, que favorece elites e sacrifica a maioria do povo, reduzindo sua existência à luta pela sobrevivência.

    ResponderExcluir
  15. Estamos todos revoltados. O que podemos fazer pra mudar a situação? Me sinto impotente. Tô aqui morrendo de raiva, mas não sei o que fazer com ela...

    ResponderExcluir
  16. Eduardo, conheci recentemente seu blog e posso dizer que me identifiquei muito com suas idéias, pelo menos nos textos que li. Claro que alguma coisa ou outra eu questionría, mas nada que causasse uma discórdia muito grande.

    Gosto de seus texto pois eles nos fazem pensar a vida, eles nos incentivam a refletir. E na minha opinião, é o que mais podemos contribuir com a sociedade. Isso porque hoje em dia as pessoas adoram virar a cara para não ver (ou traduzindo: "não gostam de pensar") a todo momento. Pensar dói. Mas as pessoas tem que descobrir que se elas pesarem realmente a vida, as coisas iriam mudar muito, e acho que para melhor.

    Este texto em particular, gostei bastante e diz muito do que já passou um dia na minha cabeça. Eu gostaria de pedir a licença de postar este texto em meu blog (recém criado), lógico referenciando ao seu blog e a você. Tudo bem por você?

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  17. "Para se manter a cabeça enterrada na areia, é preciso estar ajoelhado" Não sei de quem é a frase, ouvi David Icke falando numa palestra, aliás muito boa. Aliás, a primeira parte taqui:

    http://www.google.com/url?sa=t&source=web&cd=1&ved=0CBgQtwIwAA&url=http%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3DNvfJActvHDY&ei=ZLjCTaiXIMeWtwf3iJWpBQ&usg=AFQjCNFjA-OWvhQs_xr-Ii8zCFSFqJQStw&sig2=7n_wf6u0fgVVZ7pSnpN2uw

    Pode levar o texto, irmão, posta no seu blogue, levando ao pensar. Refletir, nestas nossas circunstâncias, é revolucionário. Abraço.

    ResponderExcluir
  18. Obrigado Eduardo!
    Já postei em meu blog que apesar de não ~ser muito visto ainda, existem algumas pessoas que tem elogiado, e obrigadao pela dica da palestra. Estarei assistindo logo mais!

    Abraços

    ResponderExcluir
  19. Eduardo, não só ajoelhado como deixando a bunda na reta. Repassei teu texto para um blogueiro de portugal, muito bom tambem. Informação Incorreta e a propósito de mentiras de uma olhada no Anti Nova Ordem Mundial e os posiveis objetivos dessa "morte" do Bin Laden. Somos, na maioria, controláveis e por isso mesmo controlados.

    ResponderExcluir
  20. E eu, que quero ser jornalista, não se me animo, com a intenção de mujdar a situação, ou se desisto, admitindo que não tem jeito mesmo.

    ResponderExcluir
  21. Eduardo, acho que você tem um grande poder de demonstrar o que muitos sentimos e não conseguimos entender, parabenizo-o por isso, estou sempre acompanhando seu blog. Mas peço, que, se em algum momento você dispor de tempo, coloque algum post de como devemos agir, porque entedemos que o mundo ta de cabeça para baixo relamente, os valores invertidos. Mas como podemos mudar essa situação? É algo que fico muito tempo meditando. Enfim, muito boa a crítica.
    Ricardo

    ResponderExcluir
  22. Edu, aproveitando a idéia do Ricardo de propor ações, sugiro que poste aqui o caso da Flaskô. Já divulguei pra quem pude.

    Abs.

    ResponderExcluir
  23. Sérgio Cabral já mexe os seus "pauzinhos"... Copa do mundo e Olim´píadas... sabe como é, né? Muita desaspropriação, muitos interesses sendo combatidos.

    ATENTADO CONTRA O NÚCLEO DE TERRAS E HABITAÇÃO DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, DIVULGUEM!
    http://pelenegra.blogspot.com/2011/05/repudio-ao-atentado-contra-o-nuth-da.html

    ResponderExcluir
  24. Oi Eduardo! Sigo vários blogs que abordam o tema "Despertar",da Ravena Evoluindo Sempre, do Rodrigo, Liberdade Mental, e tantos outros falando tbém da transição planetária que já está em pleno andamento e tbém ufologia. E com isso cheguei até vc, que considero um excelente crítico e desperto da realidade. Nós que despertamos, e estamos bem de olho em toda mentira e manipulação da mídia, acredito que nosso principal papel é difundir, mostrar e denunciar. Acompanho muito Alex Jones,americano, que faz um jornalismo paralelo,e expoe, sem medo, toda essa sujeira travada pelo governo Eua, através de provas e pessoas, e sinto que o cerco está se fechando. Quando eles cairem lá, as coisas vão balançar aqui tbém!!!A mudança da consciência planetária está em pleno vigor!!! Somos todos Um!!!

    ResponderExcluir
  25. A carência de verdade é o motor da mídia, basta a ela o espetáculo vendido ao público. É assim que enche os bolsos com o dinheiro dos patrocínios.
    Ao povo oferece uma droga mais poderosa do que aquilo que convencionalmente se chama alucinógeno, pois é assim que a mídia age, criando alucinações coletivas que repercutem no dia-a-dia da sociedade.
    Se queremos ver a besta do apocalipse em ação, basta ligar a tv.

    ResponderExcluir
  26. Bem, aqui no meu bairro estamos organizando uma escola alternativa, vai iniciar com uma biblioteca comunitária, terá sala de leitura, salas de aula, onde teremos aulas de cidadania, iniciação politica, filosofia, cursinho pré vestibular, circulo de leitura, sala de video e palestras. Se chamará Satiagraha. Uma forma silenciosa de combater o sistema. A opinião de todos aqui são bem vindas.

    ResponderExcluir

observar e absorver

Aqui procuramos causar reflexão.