sexta-feira, 9 de março de 2012

Crimes sociais de empresas, desta vez aéreas, em cooperação com os poderes "públicos", por Oberdan Barbosa.

Recebi o pedido de ajuda do Oberdan, pra divulgação da situação em que está colocado por, ele diz (e eu acredito), ter feito em seu trabalho denúncias sobre procedimentos que atentavam contra a segurança dos vôos por algumas empresas. Fucei aí na internet e encontrei várias referências ao assunto, senão verdadeiras, perfeitamente possíveis de serem verdade. Muitíssimas empresas, na busca de seu objetivo principal, dinheiro, o chamado lucro, contêm custos sonegando, demitindo, aumentando cargas de trabalho, violando legislações, comprando parlamentares, juízes, advogados, destruindo vidas, influenciando poderes públicos, difamando, perseguindo, assassinando denunciantes e testemunhas que não se vendem e inumeráveis outros procedimentos na mesma linha. Não é de se estranhar, as grandes (leia-se ricas) empresas costumam não ter nenhum compromisso moral, social, humano, nenhum compromisso além do lucro, dos ganhos possíveis a qualquer custo. Alguns podem dizer que não é bem assim, que não são todas. Eu digo que pode até haver exceções, mas essa é a regra geral - basta ver como o aparato público trata a maior parte do público, a maioria pobre. Essa mazela social não está restrita ao espaço aéreo, está espalhada e enraizada em toda sociedade, em todos os setores. A empresarização da sociedade se reflete no modo de vida, nos valores vigentes, nas disputas intermináveis, as competições cotidianas, na idéia da vida restrita ao ridículo vencer ou perder, a coletividade dividida entre vencedores, poucos, e perdedores, muitos. Absurda dualidade que inferniza a vida de toda coletividade humana, afastando, dividindo, conflitando, o egoísmo estimulado ao máximo. A desonestidade "bem-sucedida" é premiada, enquanto a honestidade que se põe no caminho do lucro é reprimida, difamada, corrompida ou destruída. Ou pelo menos reduzida a uma expressão mínima e inofensiva aos interesses vampirescos. É disso aí que fazemos parte, é nesta sociedade que a maioria tenta se ajustar, colaborando com seus valores e comportamentos, objetivos e meios de alcançá-los.

Voltando ao assunto, coloquei abaixo um vídeo do Oberdan e um texto da associação formada pelos parentes das vítimas do acidente com o avião da Gol com o Legacy dos pilotos estadunidenses ilesos enquanto os 154 ocupantes do outro avião (que voava em sua rota programada) morreram. Num comentário, Oberdan se apresenta e é apresentado por outros comentários.

O vídeo, pra mim, parece mais o ensaio que a apresentação. Há pausas desnecessárias, mistura os fatos com opiniões pessoais, analisa frações do sistema judiciário, cita os movimentos árabes, com ênfase no Egito, aconselha ações a diversas figuras envolvidas e denuncia as perseguições que sofreu e vem sofrendo. Acusa a venalidade e a traição de advogados e testemunhas. Declara sua confiança num deus, coisa que sempre me causa uma sensação estranha, embora eu respeite essas projeções por perceber sua influência nas posições morais dos mais fragilizados. Não contesto, apenas não reconheço no ser humano capacidade pra compreender tal magnitude, pois se não conhece nem uma ínfima parte da criação como pode se arvorar a conceber o criador? Aliás, criador já indica forma de gente, um "super-serumano". Mas nada disso serve pra desacreditar as denúncias, ou seu denunciante que é também vítima. Nada disso sinaliza a índole do caráter.

Acredito no Oberdan, embora reconheça sempre a possibilidade de estar errado. Ou, dito de outro modo, reconheço sempre a possibilidade de estar errado, mas acredito no Oberdan. O assunto é digno da atenção de todos.

 http://oberdanbarbosa.wordpress.com/videos/

http://nadiatimm.com/Joomla/index.php?option=com_content&task=view&id=451&Itemid=35

3 comentários:

  1. Olá Eduardo, assisti a um vídeo seu no Youtube,
    fico feliz com o que você diz, a verdade.
    Eu tenho um blog e creio que é importante nos conectarmos.
    Espero que você consiga passar por suas experiências da melhor maneira.
    Paz e Amor...

    ResponderExcluir
  2. Vi uma reportagem há pouco tempo dizendo que as famílias dos passageiros da GRINGA que estavam no Legacy tiveram seus direitos assegurados em menos de 30 dias, enquanto as famílias dos passageiros brasileiros estão na espera até hoje...
    É espantoso ver como as empresas passam por cima de TUDO para obter maior lucro. Mesmo que esse lucro custe a vida de muita gente, a dor de muitas famílias, mesmo que esse lucro coloque a segurança dos seus próprios clientes em risco. Pior é ver essa queima de arquivo vivo, onde poucos e raros que não coloca seus princípios à venda correm risco de morte.
    Parabéns pela coragem do Oberdan Barbosa e pela sua atitude. Precisamos fazer com que essa mensagem atinja mais pessoas, para assim, quem sabe um dia, as coisas por aqui sejam cobradas e cumpridas com a devida atenção que merecem.
    Máximo respeito, Erik Martins.

    ResponderExcluir
  3. Oi Eudardo. Primeiramente quero agradecer pela ajuda, houve de fato exibições do vídeo. Eu consegui uma audiência com a Min. Eliana Calmon em Brasília mas houve CORPORATIVISMO na Corregedoria Regional em Campinas e o juiz responsável foi promovido a chefia. O número de visitas no blog dossiê, como gosto de chamar, mais as exibições do vídeo me possibilitou obter a atenção da Presidenta Dilma e duas semanas depois do Min. Joaquim Barbosa, a Corregedoria Geral reabriu o caso, depus na Polícia Federal e descobri que já estavam armando mais uma para cima de mim, alegando que enviei uma correspondência ameaçadora à uma das juízas. O MPT terminou o Inquérito Civil Público tendo a Fedex como investigada e adiou por um ano a sentença, não sei se por brechas na lei ou se devido aos dois outros Inqueritos conduzidos pela Polícia Federal. A OAB é que está demorando para marcar a audiência de defesa dos advogados, quase um ano já. Confira e se houver possibilidade e interesse de sua parte em ajudar a divulgar:
    WWW.OBERDANBARBOSA.WORDPRESS.COM Eu não sou ninguém mas, acho que tenho algo pra compartilhar.

    ResponderExcluir

observar e absorver

Aqui procuramos causar reflexão.