quarta-feira, 6 de junho de 2012

Invasão Policial À Moradia de Estudantes da Unila


A UNILA é uma universidade para a integração dos povos latinoamericanos. A união entre os povos explorados da América Latina não interessa aos poderes dominantes, acostumados a explorar, roubar o patrimônio público, a produzir a miséria e a ignorância, sabotando o investimento dos Estados na educação pública e dominando as comunicações, produzindo alienação, consumismo, desinformação, narcotizando as consciências.

O ataque das forças de segurança pública revolta, mas não surpreende. Por trás desse ataque, há o pensamento condicionado de criminalização de tudo o que defende, reivindica ou conscientiza as populações. A ideologia deformada das ditaduras e das elites é representada e posta em prática pelas polícias e forças armadas, a mando último dos poderes econômicos concentrados em mãos de poucos, sempre atacando com fúria os mais pobres, sob qualquer pretexto - ou sem nenhum. Há o pavor do despertamento na consciência coletiva, processo em curso atualmente e cada vez mais acelerado, apesar dos esforços da mídia e das ações da chamada "segurança pública", que ainda não fez por merecer o próprio nome.

Todo o apoio à UNILA e aos seus pioneiros alunos, parte de uma proposta linda e lúcida onde somos todos irmãos e podemos nos unir contra o saque e o predomínio constante da minoria mais rica, que controla as intituições e os Estados, com seus grandes bancos e empresas multinacionais. Os problemas dos países da América Latina são os mesmos ou muito parecidos. Vêm todos da mesma fonte, a mentalidade colonizadora da elite mundial e a mentalidade colonizada das elites locais. Estas últimas, como os cães em matilha, mostram os dentes pra dentro e abanam o rabo pra fora, pros seus patrões internacionais, a quem entregam as riquezas, os recursos e o próprio povo dos seus países.

Trocar as experiências vividas, compartilhar as soluções e apoiarmo-nos entre todos é fundamental para a mudança estrutural que precisamos para chegarmos a uma forma de sociedade mais humana e solidária, onde não se admita o abandono de pessoas, onde não se aceite a pobreza e a miséria como inevitáveis nem o privilégio como superioridade.


"A América Latina não se encontra dividida por ser subdesenvolvida mas, sim, permanece subdesenvolvida porque está dividida."
                                                                                                            Jorge Abelardo Ramos


http://quebradadoguevara.blogspot.com.br/

4 comentários:

  1. Eduardo, sou aluna da Unila e há um tempo acompanho o seu blog, e venho criando, a cada visita, mais admiração pela sua lucidez e vontade de dissipar a mesma a todos.
    Nossa universidade está em greve (não imagine pessoas paradas e dormindo até tarde), queria saber se você não gostaria de nos visitar e participar do processo de construção da nossa realidade.
    Paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, T.
      Claro que gostaria, embora não tenha muita coisa a acrescentar além das vivências no caminho que trilho nesse nosso mundinho torto. Pra falar comigo, use o endereço do cabeçário, o arteutil. Estive há pouco no Ceará, em Porto Alegre e em Curitiba e essa greve vem se propagando por todo lado. É um demonstrativo do desprezo pela educação imposta aos políticos pelos financiadores de campanha, os grande empresários que tomaram toda a estrutura pública e, inclusive, puseram as escolas de ensino "superior" a seu serviço.
      Luz.

      Excluir
  2. Caro Eduardo, quero deixar aqui uma observação. Por favor, não quero parecer ofensivo e nem soberbo, longe disso. No dia deste ocorrido, algumas horas antes da ação da PM a UNIlA, a central da policia militar de foz recebeu várias denuncias de moradores próximos à moradia dos estudantes, afirmando perturbação de sossego. A policia foi atender a ocorrência, chegando la uma negociação se iniciou com os estudantes, tudo ocorria normalmente até um estudante se exaltar, em seguida foi imobilizado e quando estava sendo levado para fora, uma menina jogou um copo de cerveja no rosto de um policial. E a desencadeou o lamentável episodio. Estudantes reagiam e a policia também. Quero deixar claro que não estou justificando nenhum dos lados, eu não estava no local, não posso fazer um juízo de valor desse tipo. Mas é necessário uma visão ampla, enxergar os dois lados. Uma coisa é fato, o som estava alto e perturbando os moradores próximos. Liberdade é saber respeitar a liberdade do próximo. Reconheço que as leis são feitas pela elite e para a elite. Sei que não vivemos em uma democracia, e que esse sistema é repressivo. Mas um som tao alto a ponto de receber varias denuncias, não é exagero? Quer dizer, por que o som tao alto? Onde eu quero chegar: Custaria desligar o som? Não seria isso rebeldia? Acho genial em um video, onde vc falou que nunca foi rebelde, vc apenas nao aceitou oque a sociedade te oferecia. Ai é que esta, a rebeldia não seria mais um anticorpo do sitema, neutralizando e englobando milhares de pessoas. As pessoas pensam que ser rebelde é ser revolucionário, é belo.

    ResponderExcluir
  3. E oque é belo é estipulado pela elite. Ser rebelde, contra o sistema virou moda. A revolução, mudança é interna. as pessoas tem que mudar o modo com que enxergam oque é revolução, mudança ou oque quer que seja. E vc agregou isso em uma frase "eu nao aceitei oque a sociedade me ofereceu" somente, nao rebeldia, mas uma reflexão de dentro para fora. Desligar o som seria isso, não significa que quando desligassem o som estariam se rendendo ao sistema e sim reconhecer que as pessoas querem dormir. Simples. O sistema gosta de rebeldia, pq a rebeldia cria uma venda interna, as pessoas estao ocupadas de mais sendo rebeldes e não conseguem refletir o porque de serem rebeldes. Ser rebelde é facil, o dificil é refletir. Rebeldia nao passa de mais um enlatado, ela desvia o foco do sendido da mudandança, da razao da mudança e principalmente oque é mudar. E infelizmente ela atinge as pessoas que começas a perceber a grande merda que é o sistema. Ela impede a reflexão, vem pronta, enlatada. Oque vc faz aqui é exatamente isso: ensinar a refletir. E na minha modesta opinião, isso sim é mudança! Vc e muitos outros que existem por ai fazem a diferença. Plantando sementinhas por em cada um que lê o blog o vê algum vídeo seu.

    Se estiver interessado em ver o vídeo do inicio da ação, ele segue a baixo. Retifico: não concordo com oque foi feito com oque a policia faz em inúmeros outros casos. Não quero ser parcial, longe disso por favor. Só quero deixar minha opinião.

    http://www.youtube.com/watch?v=xyneCDJCPC8

    ResponderExcluir

observar e absorver

Aqui procuramos causar reflexão.