segunda-feira, 18 de junho de 2012

Rio+20, Cúpula dos Povos e Belo Monte, Anúncio de uma Guerra - filme


Estive na Cúpula dos Povos, sábado. Entrei pelo lado do Museu de Arte Moderna, onde vi a Rio+20 compondo com a Cúpula. Estranho, não são opostos?
Circulei entre as barracas, grandes lonas bem montadas, caras, com muitos recursos. Recebi revistas, folhetos, panfletos e até um livro. O material é bom, o papel é caro, produções bem bancadas. Não percebi de onde vem tanto dinheiro, mas brota uma desconfiança. Parecia uma grande feira, com todas as características empresariais. Infiltração? Acho que sim, pelos sinais. Vi algumas palestras, de longe, de passagem. Um senhor negro de cabelos brancos falava a umas duzentas pessoas. Aliás, gritava, indignado, que a polícia entra nas favelas sem respeito nenhum, atirando a esmo, maltratando a todos indiscriminadamente, um crime, um absurdo do Estado contra o povo. Não parei. Até aí, nenhuma novidade, conheço essa realidade dolorosa e cotidiana, há muitos e muitos anos. Outra lona reunia indígenas, caracterizados com suas pinturas, várias etnias e tribos. Denunciavam as matanças, os cercos, as perseguições, os extermínios, constantes desde a chegada dos europeus, hoje um genocídio dirigido aos descendentes, aos remanescentes que, incrivelmente, resistiram, sobreviveram e ainda resistem. Guarani-kaiowá, kaiapó, waimiri-atroari, yanomami e tantos outros povos, destroçados em suas culturas, atacados com fúria pelos ambiciosos empresários que só pensam em lucro a qualquer custo e nem moram naquelas áreas, mantendo verdadeiros exércitos de jagunços, de criminosos sem sentimentos que matam por dinheiro. Nenhuma novidade, há publicações neste blogue a respeito disso. Não parei pra ver. Ali não parece haver iniciativas de ações, apenas denúncias e mais denúncias. Eu esperava muito mais, embora meu senso de realidade me avisasse pra não esperar. Mas a esperança é rebelde, não acata nem o bom senso. Ou mau senso, neste caso.
Soube agora da convocação do Raoni pra quarta-feira, no Riocentro, onde afirmei que não iria, pois é a reunião da oficialidade, dos representantes do estabelecimento, com seguranças e polícias de todos os tipos, com aquele velho espetáculo de figuração de um falso poder, ostentando cargos e posições de mando, ocultando os poderes reais que os bancam e controlam, em nome dos seus interesses em mais dinheiro, mais poder e mais controle, por trás do cenário sujo dos poderes institucionais. Belo Monte de mentiras será, mais uma vez, denunciado. Essa é uma luta que vale a vida de muita gente, de muita cultura, de vários povos, ameaçados pelos interesses das empreiteiras e mineradoras que sustentaram as campanhas do atual governo (como sustentaram as de anteriores), que já não estou chamando de governos, mas sim de gerências, que é o que são. O sistema só pode ter o nome 'democracia' se isso for entendido como a cracia do demo. Os grandes vampiros da humanidade, que destróem tudo o que tocam (ou melhor, mandam tocar), não respeitam nada e vêem todas as populações no caminho dos seus lucros como detritos a serem removidos a qualquer custo, eliminados de qualquer jeito. Gentinha desumana que se esconde atrás dos seus vidros blindados, seus helicópteros, suas bolhas de segurança e pagam pra outros botarem a cara em público, pra defenderem com todos os argumentos as suas mentiras, pra enganarem, pra controlarem, pra reprimirem os que não se conformam.
Recebi esse filme aqui, "Belo Monte, anúncio de uma guerra", vários pontos do filme me fizeram brotar água nos olhos. Denúncia feita, fica o pedido de divulgação, de sensibilização, de esclarecimento, de apoio e engajamento. Belo Monte é um símbolo. Será de luta e preservação da natureza e do ser humano, ou de subjugação dos povos, de genocídio e desumanidade que imperam em nossa civilização.





5 comentários:

  1. "Mas a esperança é rebelde, não acata nem o bom senso." isso é o sempre o melhor de suas mensagens e do seu trabalho! abs, José Rosa.

    ResponderExcluir
  2. "Um Belo dia a gente tem que aprender, eu acho que esse Belo dia é Belo Monte"
    Realmente acho que haverá uma guerra. Desnecessária/insana (como toda guerra), mas haverá sim.

    ResponderExcluir
  3. Du, é triste ler o que vc escreve porque nós humanos continuamos no caminho da destruição. Parece que cada dia a cegueira é maior. Estamos dopados pela tentação do TER. Mas de qualquer sorte, é sempre bom ter olhos pra ver e poder saber o que está rolando do seu ponto de vista, traz mais esclarecimento e esperança. Força e paz. bjs, Adriana.

    ResponderExcluir
  4. É duro perceber que o tanto que fazemos é muito pouco, mas a esperança é rebelde, e ela nos fortalece para continuar lutando. Dói muito aqui dentro, mas a gente continua.

    Compartilho o vídeo e sugiro que assistam. :-(

    ResponderExcluir
  5. Véio, a cúpula dos povos é só uma forma de cooptar os movimentos sociais. A Cúpula já nasce incoerente, foi financiada pela caixa e outras instituições.

    Esse vídeo do Anonymous é curto e explica bem

    http://www.youtube.com/watch?v=8I4XSAZaAx4

    ResponderExcluir

observar e absorver

Aqui procuramos causar reflexão.