quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Darcy Ribeiro, o brasileiro.

Darcy Ribeiro, o guerreiro sonhador
(documentário)

"O que eu tenho pelo Brasil é exaltação, de sentir tudo o que ele pode ser, vai ser, há de ser, e tudo o que ele ainda não é. Eu tenho pena de... nos meus anos (de vida) eu fiz força pro Brasil dar certo... eu tenho pena de, eu ando meio doentinho, posso até morrer, e ficam vocês encarregados de fazer esse país. Mas façam, façam!, sem copiar ninguém, realizando as potencialidades do nosso povo, potencialidades que são imensas, uma civilização tropical, uma civilização mestiça e, sobretudo, uma civilização humana, que herdou dos índios essa capacidade e esse talento pro convívio, dos negros essa espiritualidade, e dos europeus a tecnologia e a sabedoria européia. Nós estamos prontos pra ser uma das CIVILIZAÇÕES do mundo." D.R.






O Povo Brasileiro 

Documentário em dez capítulos sobre a formação do povo brasileiro em grande quantidade de nuances. Imagino que o formato se deva à intenção de fazer aulas. Aulas de Brasil, o verdadeiro, a população, sua formação, seu jeito, sua história. Vale demais, é visto de menos.
Baseado no livro do mesmo nome, uma das últimas obras do mestre, já condenado à morte por um câncer, consciente da sua situação e com pressa. Depois de conseguir sair do hospital, ele produziu mais cinco livros, nos dois últimos anos de vida. Um guerreiro de verdade. Uma obra inestimável e que permanece sem divulgação, pois vai no sentido de criar amor próprio e autonomia, de criar consciência e sentimentos de identidade, noção do próprio valor e da própria capacidade. Tudo o que não interessa aos exploradores, aos beneficiários da ignorância, da miséria, da exclusão e da exploração. Mas sempre há quem espalhe por aí. Cada vez mais.

















4 comentários:

  1. Meu amigo, muito obrigado por esses links e documentários.

    Por favor, continue publicando coisas assim.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom mesmo, sempre gostei do Darcy Ribeiro e seus livros, já o documentário não sabia, agradeço por postar.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Eduardo,
    Darcy foi um grande brasileiro.
    Sua obra é riquíssima.
    Coincidentemente estou lendo o livro CONFISSÕES, um dos melhores dele.
    Vou ver com calma todos os vídeos deste post.
    abração,
    José Rosa.

    ResponderExcluir
  4. Eduardo, por que você não faz uma conta no twitter para ajudar a divulgar os posts do seu blog?
    Abraço

    ResponderExcluir

observar e absorver

Aqui procuramos causar reflexão.