segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Mentiras cotidianas




O prefeito do Rio diz que as 199 comunidades pobres situadas em área de valorização imobiliária serão retiradas "porque estão em área de risco".
O governo do estado afirma que a construção da barreira feita ao longo da linha vermelha, eixo de ligação do aeroporto internacional com o centro do Rio, tampando a visão do enorme complexo de favelas da Maré, tem como intenção proteger os ouvidos dos moradores do “ruído” do trânsito da via expressa.
Israel diz que atacou 80 focos terroristas nesta noite de domingo pra segunda. Havia “terroristas” de até alguns meses de idade, mulheres, velhos, deficientes, ...
A polícia se instala nas favelas mais “visíveis” do Rio com unidades que foram denominadas “polícia pacificadora”, como se a polícia tivesse sido pacificada.
Os ataques constantes às comunidades pobres e aos camelôs do tráfico de drogas são chamados de “combate ao tráfico”.
Cuba é uma ditadura sanguinária, embora exporte professores e médicos aos lugares mais pobres do planeta, tenha o menor índice de mortalidade infantil e analfabetismo das Américas e o maior índice de escolaridade da região, sendo isenta de miséria e abandono, de desabrigados e de desatendidos na saúde pública gratuita.
Hugo Chávez é um ditador, embora tenha passado por eleições, plebiscitos e referendos, tenha renunciado à presidência depois de aprovada a constituição bolivariana pelo congresso e pelo povo, no voto direto, sendo reeleito em seguida em eleição fiscalizada por centenas de observadores internacionais. Chega a duas dezenas a quantidade de votações diretas na Venezuela desde a primeira eleição de Chávez, das quais o governo perdeu duas. Mas é uma "ditadura" pétrea, denunciada pela mídia privada que se diz democrática e se alinha com os USA.
Nos metrôs, barcas e ônibus superlotados se lê cartazes dizendo que a maior preocupação das empresas de transporte é o bem estar dos passageiros.
A prefeitura do Rio estampa a frase “contra a injustiça”, num painel enorme sobre a fachada do prédio, falando contra a divisão dos royalties do petróleo, enquanto na mesma região da cidade se vêem legiões e legiões de desabrigados, mendigos e outros abandonados da sociedade.
O agronegócio afirma produzir alimentos para o povo brasileiro, embora exporte mais de 90% da sua produção (o resto vai pra indústria alimentícia), trocada por dólares, e ataca a agricultura familiar, que produz mais de 70% do que se come no território nacional e é base de luta pela reforma agrária.
As áreas de ausência do Estado, as comunidades pobres, são chamadas de “território perigoso” para justificar seu abandono.
O mundo é apresentado aos jovens como um grande “mercado” dividido entre o trabalho e o consumo, e a razão da existência é constituir patrimônio e consumir. Todos são competidores e é cada um por si nesta vida. Não se pode confiar em ninguém.
O valor pessoal é apresentado pelo nível de propriedade e capacidade de consumo, não pelo caráter, pelos sentimentos, pela participação na coletividade, pela generosidade, pela integração humana.
Execuções são justificadas por “autos de resistência” que não são investigados.
Empresários afirmam que são bons por “darem empregos”, enquanto se servem de mão de obra farta e barata em meio ao desemprego, evitam de todas as formas assumir obrigações trabalhistas e exploram até o talo as pessoas desesperadas que conseguem uma vaga de escravo na “terceirização”, a atual escravidão, mais barata do que quando se sustentavam os escravos legalmente.
Expressões como “chegar lá”, “ser alguém”, “vencer na vida” tomam ares de objetivo de vida, como verdades incontestáveis, enquanto são fonte de angústias e sentimentos de derrota na maioria das pessoas que, segundo essa linha “filosófica”, devem se conformar com sua inferioridade.
São incontáveis as mentiras a que somos submetidos, como aos dogmas religiosos. E nós vamos aí, comendo essa farinha podre. E pior, muitos se convencem e repetem essas mentiras. 
Mas muitos não, e são cada vez mais.

29 comentários:

  1. Sua maneira de escrever é muito natural e esclarecedora.
    Parabéns pelo blog cara. Está Fantástico.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela informação Eduardo.
    como nosso amigo Renato disse, o blog está fantástico.

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  3. As mentiras nossas de cada dia... e quando queremos dizer, compartilhar, viver as verdades (sempre plurais, jamais detidas por alguém em específico, sempre uma busca e uma construção coletiva, consensos relativos, mas concretos), somos taxados de malucos, ou sonhadores, ou revoltados, ou infantis, ou imaturos... não é fácil! Mas a gente segue, e como disse Darcy Ribeiro, "mesmo que sejamos derrotados, detestaríamos estar no lugar de quem nos derrotou"! O lugar de quem pensa é mais vivo, mais humano, mais transcendental, mais enriquecedor, mais reciprocitário, mais bonito (ética e estética, sempre juntas...) Enfim. É isso, e segue a vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não somos derrotados, essa luta não tem derrota. Ela é interna. A externa, como o nome diz, é extensão da lida interna. E lida soa melhor do que luta, tão confundida com confronto. A luta pode ser parte da lida, mas não necessariamente. A lida é todo o tempo, em toda parte. De um consigo mesmo. O resto é conseqüência. A meu ver, claro.

      Excluir
  4. As vezes passo de 15 20 dias sem olhar seu blog mas sempre quando venho tem algo novo que nos acrescenta que nos melhora . Abraço !

    ResponderExcluir
  5. E ae cara blz? tenho um blog chamado mundoideal.blogspot.com.br e a idéia é a conscientização.

    Posso colocar teu post no meu blog? vc é meu idolo cara, parabens pela atitude!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficavontade, parceiro. Olha que eu fiz umas pequenas modificações no texto, hoje.

      Excluir
  6. 'Mas muitos não, e são cada vez mais.'

    Diante de tantas mentiras, foi ótimo ter terminado com a constatação verdadeira.

    Eduardo, você ainda expõe no Largo do Guimarães, próximo à banca de jornal? Gostaria de ver o seu trabalho e comprar um livro. Vi pela internet, mas não é a mesma coisa.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que essas mentiras estão tão presentes no nosso cotidiano, que acabamos aceitando elas como verdade, mesmo não querendo e nem percebendo que aceitamos como verdade, acredito que seja um processo inconsciente em grande parte do tempo. E é um processo sempre estimulado por fatores externos, a influência é extremamente voluntária e planejada.

    Você falou sobre a polícia e me lembrei de uma conversa que tive ontem, com um morador da Mangueira. Ele falou que a polícia faz um cerco na favela. Dentro da favela mesmo, não há pacificação nenhuma. O que ocorre é um processo de isolamento das pessoas mais pobres, por isso o cerco. Quem a polícia pacificadora quer cercar? Enfim...

    Para informação de todos, os roubos nos bares e lojas nos arredores do Jacarézinho e da Mangueira são frequentes.

    Que pacifismo é esse?

    É aquela história: uma mentira, se contada mil vezes, vira verdade. Talvez seja isso mesmo.

    ResponderExcluir
  8. Suas ideias são fantásticas. Vejo muita gente que pensa como você, e me incluo neste grupo. Sou educador e faço o possível para levar estas palavras aos jovens para tentar mostrar a eles o quanto estão sendo enganados. Eu levei muito mais tempo para abrir os olhos e me vejo na obrigação de fazer minha parte repercutindo esta mensagem que deixaste aqui.

    Grande abraço e parabéns pelas palavras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dei uma pequena interferida no texto, acho que ficou melhor. Posso interferir de novo, caso sinta necessidade ou oportunidade de melhorar.
      Falo nada além do óbvio.
      Grande abraço.

      Excluir
  9. Não consigo acreditar que as coisas chegou em um ponto tão crítico. to cansado de comentar com pessoas próximas a mim sobre essas mentiras, e todas já vir com uma visão totalmente cega do assunto, e oque elas sabe ser a verdade absoluta, não importa o tema abordado.

    E quando você citou essas expressões como “chegar lá”, “ser alguém”, “vencer na vida”.
    representa tudo que fazemos e oque buscamos.
    faço dessas suas palavras toda minha forma de pensar, eu já venho com esse pensamento ah um bom tempo, algo que sozinho fui percebendo, e que tinha um pouco de dúvida antes, oque me fez pesquisar bastante a respeito.

    Confesso que até hoje descubro muita coisa que me faz ficar assustado, tanto do passado como as coisas de agora, e também achar que anos que passei no ensino fundamental com o objetivo de aprender o básico, nada mais foi que uma conversão de humano para "maquina".

    Pessoas sem sentimentos, caráter, generosidade e todas seguindo um roteiro de vida, uma passando por cima da outra, pra vencer e conquista o sucesso, a fama o dinheiro o poder.
    não tenho outro nome pra melhor representar tais indivíduos, a não ser máquinas.

    Não sei se vocês que visita o blog pensa da mesma forma que eu, mas parece que a maioria das pessoas está bloqueada pra receber uma nova informação e questionala, analisar ou melhor dizendo, observar.

    parece que se cria uma blindagem, uma névoa que não permite que nada ultrapasse e chegue até ah consciência.

    Eu continuo com esperanças, a solução depende de cada um de nós, vamos se unir e tentar ajudar essas "máquinas" a humanizar-se novamente.

    ________

    AH Eduardo gostaria de saber se você sabe de algum filme ou documentario ou algum outro tipo de material, que contenha um conteúdo legal de informação, seria legal se você pudesse compartilhar isso com o pessoal aqui no blog, é apenas uma sugestão ;)

    Forte Abraço ah todos !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. voltei... me esqueci de passar um video pra vocês ;)

      Gabriel o Pensador - Até Quando?
      http://youtu.be/rH5TRzmOVFo

      Abraçooo FUI!!!

      Excluir
    2. Já postei um porrilhão de documentários. Neste blogue mesmo tem vários.
      Máquinas não sentem angústias, nem frustrações. Pense nisso.
      O sentimento da raiva diminui a capacidade de enxergar as coisas como são e nos leva a conclusões precárias.

      Excluir
    3. Você tem razão Eduardo, a raiva é um inimigo mesmo, nos deixa fora de si.

      ah e sobre os documentários que eu pedi, me desculpe ainda não tinha feito uma busca completa pelo blog, vlw ae, vou ir lá do ínico do blog.

      Abraço!

      Excluir
  10. A mídia empresarial brasileira é o diário oficial da mentira.

    ResponderExcluir
  11. eu do site rastreamentodecelular.net Estou aqui denovo comentando,por que adoro esse blog,bom demais,muito bom msm!!!!!!me recomendaram e até hj acompanho,mais ai queria tirar uma duvida sera que esse site é bom http://detetive-particular.com ? se alguem souber me falar,e continue com mais post!! fuuuuuuuuui

    ResponderExcluir
  12. Otimo texto!
    Uma frase me chamou atencao e gostaria de citá-la em um trabalho. Vc teria a fonte dela?
    "agricultura familiar, que produz mais de 70% do que se come no território nacional"
    Agradecida
    Paola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim de cabeça, não lembro. Mas é fato conhecido nos movimentos sociais rurais. Essa informação com certeza está em vários lugares, INCRA, MST, CIMI, IBGE, Instituto Geográfico Brasileiro, Ministério da Agricultura, Via Campesina, aí cê já tem campo pra pesquisa. Se não achar, use o endereço eletrônico no cabeçário do blog pra falar comigo, eu procuro saber certim.
      Abraço.

      Excluir
  13. Máquinas não sentem, simplesmente, nada, Eduardo.

    Você já parou para pensar que as máquinas estão começando a SENTIR?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coé, parceiro, deixa disso. Esses engenheiros são engraçados, conseguem provocar uma reação diferente na máquina e dizem que é sentir. Essa eu vou morrer de rir, antes de acreditar. rs

      Excluir
    2. Me referi às pessoas, que são muito parecidas com máquinas. Tornam-se máquinas e não percebem isso. Eu espero fazer o processo inverso: me tornar mais humano. Um dos sintomas é o sentir.

      E eu, como boa máquina, se depara com uma salada mista de sensações quando começa a sentir. Parece que o sentir é tão desinteressante - não para a máquina - que tratam de torná-la inadequada. Aí você começa a sentir inadequação e acho que, sem perceber, tenta barrar o processo de humanização.

      Uso aquele documentário 'A educação proibida' para exemplificar como somos educados para vivermos como máquinas. Qualquer característica humana, se não agrega valor financeiro ao que você faz, é errada. Acho que é por isso que estabelecem comparativos nos colégios, dão notas e tudo mais.

      Excluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. O pior cego é aquele que não quer ver. A sociedade é instruída(manipulada) a pensar e viver numa falsa verdade de que onde há exacerbação de capital em geral, reina a plena e verdadeira felicidade. Ideias consumistas são incessantemente expostas todos os dias. Essa inversão de valores onde o bolso tem valor maior que o caráter, é grave.
    Deputados federais oficializam sua própria jornada de trabalho, beneficiando-se(é claro) com menos horas de trabalho, mas mantendo o mesmo salário(?); durante a tramitação e oficialização dessa vergonha, no programa de televisão mais visto pelos brasileiros(mídia corporativista burguesa) o que era mais exposto e forçava o cidadão(invés de ser reconhecido como pessoa é valorizado como contribuinte/consumidor/bom capitalista) a assistir eram notícias à respeito da novela das 9, futebol e propagandas de marketing, ambos em prol da alienação social.

    ResponderExcluir
  16. "Expressões como “chegar lá”, “ser alguém”, “vencer na vida” tomam ares de objetivo de vida, como verdades incontestáveis, enquanto são fonte de angústias e sentimentos de derrota na maioria das pessoas que, segundo essa linha “filosófica”, devem se conformar com sua inferioridade.
    São incontáveis as mentiras a que somos submetidos, como aos dogmas religiosos. E nós vamos aí, comendo essa farinha podre. E pior, muitos se convencem e repetem essas mentiras.
    Mas muitos não, e são cada vez mais."

    Essa última parte do texto do Eduardo, me fez lembrar tantas vezes q escutamos os pais dizendo à seus filhos q eles devem estudar para "serem alguém na vida"....mas a criança se pergunta com a pouca capacidade de interpretação q ela ainda possui, "como assim ser alguém na vida" ou "se eu não estudar não vou ser ninguém na vida?"
    Cara, pelo amor d deus, expliquem aos seus filhos que , sim, é importante estudar, mas por favor, expliquem o real motivo disso...tudo, menos "para ser alguém na vida". Eu não tenho curso superior,mas sou um alguém muito importante na vida, tanto na minha como na de outras pessoas. è pensando e se entende e q se aprende. Obrigada Eduardo Marinho por postar aqui tanta INFORMAÇÃO que nos faz pensar e aprender...

    ResponderExcluir
  17. Cara, tô contigo!!! Postei no meu blogue e compartilhei no Face. Precisamos espalhar o "evangelho" (isto é, a boa notícia) de que é preciso e possível viver uma outra vida, com outra sociedade, onde os valores humanos reinem. Abs

    ResponderExcluir
  18. Foi ótimo encontrar um blog, no meio de tanta porcaria que há por aí, que compartilhe da mesma ideologia! Ás vezes me achava um utopista radical...sei lá!! Parabéns e obrigado!!

    Eduardo Rocha -

    ResponderExcluir

observar e absorver

Aqui procuramos causar reflexão.