terça-feira, 2 de abril de 2013

“Eternos” desabrigados




Há tempos fui convocado no meio da noite pra participar da construção de uma favela cênica, na praia de Icaraí, por Raymundo Araújo Filho*. A ação era um protesto pelo desprezo do poder público com a situação dos desabrigados das chuvas de 2010, em Niterói, principalmente dos moradores do Bumba, onde ocorreu o maior desabamento, com o maior número de mortos e desabrigados. Os números foram minimizados nas estatísticas oficiais e na mídia privada.

Fui e passei a madrugada na atividade, quando amanheceu pudemos perceber o impacto da imagem, na cara dos que iam pro trabalho ou se exercitavam de manhã na praia. E assim conheci parte dessas pessoas, gente boa e solidária, do tipo que tem amor no olhar, sofrendo o desdém de políticos e mandatários – a prefeitura chegou a entrar com uma ação na justiça, pedindo isenção do dever de fornecer alimentos aos desabrigados, proposta “felizmente” rechaçada por alguma instância jurídica, mas claro sintoma da omissão intencional desses eleitos de araque.



O efeito da manifestação foi tamanho que despertou o interesse de entidades políticas pra cima da associação, os mesmos que tinham se recusado a apoiar a iniciativa, com o batido argumento estratégico de que “não era o momento” – pois que a atividade não fora planejada por aquela entidade, que não tolera independência ideológica. Logo surgiu o “gentil” convite para reuniões no DCE (Diretório Central dos Estudantes) da UFF (Universidade Federal Fluminense). Desconfiado, participei de três reuniões, confirmando minhas suspeitas de que tal “apoio” visava a infiltração e o aparelhamento político do grupo. Depois de vários atritos desses cooptadores partidários com um Raymundo feroz e algumas cabeças independentes e seguras de si, apesar da sabotagem instrucional da maioria, o comitê foi integrado ao balaio das siglas da tal entidade, devidamente esterilizado das resistências.

Raymundo continuou com o grupo, correndo por fora, até o dia em que foi embora, abandonando o mundo físico. O comitê dos desabrigados, desde então, parou, segundo Adriana. Cheguei a ver seu nome em faixas, nas manifestações do tal partido, como um "capital político" a ser exibido, pra ficar bem na foto, como aglutinador de movimentos populares. Fachada cobrada pela estrutura política e um "capital" sem o que não se sobrevive na estrutura político-partidária.

Estive com Francisco e Adriana, que foram “abrigados” nas ruínas de um batalhão abandonado pelo exército, sem condições de receber ou abrigar ninguém. Eles estavam comparecendo num debate na Câmara Municipal a respeito dos prédios construídos para abrigar as famílias que ainda não dispersaram, por falta de opções (a estratégia de dispersão é procedimento comum e cruel, da parte do poder dito “público” pra com os mais pobres). Antes de serem terminados, eles estavam desabando.

Adriana me contou que um vizinho de bloco, no batalhão, também desabrigado do Bumba, conseguiu um emprego de ajudante de pedreiro nesses prédios. Depois de certo tempo, pediu demissão. Era muito ofensivo pra ele conviver com os “critérios” da construção. O terreno era um brejo aterrado, mas as construções não tinham fundações suficientes. Quando comentava que a mistura do concreto tinha areia demais, ou quando reparava algum erro de esquadro, de nível ou qualquer outro, recebia respostas de desprezo, “faz de qualquer jeito, isso aqui é pra pobre”. Ele não suportou conviver com aquilo e, mesmo sem outro emprego, saiu.

“Depois que o Raymundo morreu, não aconteceu mais nada”, disse Adriana, que na época estava grávida. Ela mostrou foto do banheiro comum do bloco dela, um buraco no chão, sem vaso. Os encanamentos, destruídos sob a terra pelas raízes das árvores, estão sempre entupindo e o fato de ter que retirar e recolocar o vaso sanitário pra desentupir ou, pelo menos, esvaziar os canos, acabou quebrando o vaso. Nos primeiros três meses (três meses!) a prefeitura contratou uma empresa de alimentação. O cardápio era arroz, feijão, salsicha e batata palha, todos os dias, sem mudança. Dia sim, dia não, vinha estragado, o cheiro de azedo causando repulsa. Fogões eram proibidos, ninguém podia fazer sua comida. Adriana estava em gravidez de risco, tinha alimentação controlada, levou ao responsável da prefeitura as recomendações médicas, mas nada adiantou, a proibição foi mantida, até que a liberação veio, acredito que pra livrar a prefeitura da responsabilidade pela alimentação que, apesar de porca e precária, consumia um dinheiro público que se desejava em outros setores que não os pobres. Mas a empresa continuou contratada e mandando as quentinhas, estragadas com freqüência revoltante. Até o vereador Renatinho, em visita, presenciou a chegada dessa comida, com uma parte das refeições azeda.

O desrespeito, o modo criminoso como são tratadas essas pessoas, em situação de fragilidade extrema, mostra bem o tipo de sociedade em que vivemos, que se utiliza e depende do trabalho dos mais pobres, os explora e os abandona à própria sorte, exceção feita às ações de fachada, pra “ficar bem na foto”. Numa cultura que valoriza a forma acima do conteúdo, fica bem aos eleitos fazerem cara de bonzinhos, escondendo os enormes dentes caninos.

Já havia pessoas se recusando a morar ali, a localização desfavorecida, as dificuldades de acesso agora se somam à insegurança das estruturas. Francisco e Adriana disseram que, quando os prédios começaram a rachar, foram colocados tapumes novos e fizeram uma pintura na ruína do quartel, consertando algumas coisas antes de virem representantes da prefeitura comunicar que os prédios não vão sair no tempo previsto.

Ninguém falou em levar mostras do cimento a estudos pra determinar sua composição, em analisar as estruturas subterrâneas de tais construções, em examinar os contratos feitos entre a empresa construtora e o dinheiro público aplicado na falcatrua.

Aliás, conversando com Francisco, soube que ele foi com um amigo ver a obra e foi impedido. Perguntei pelo nome da empresa, ele não sabia. Disse que não há uma placa sequer, com nome de engenheiro responsável, com dados técnicos sobre a construção, nada, nenhum indicativo. Isso não é exigido em lei? A mim, parece o sinal da índole dessa empreitada. Por que ninguém falou em auditoria na tal sessão da câmara?

Ouvi conversas entre as famílias desabrigadas. Segundo eles, uma tal dona Cléia administra a área desde o mandato anterior. Uma empresa de segurança que, dizem, é do filho dela, faz o cerco na área, alegando fazer a função de portaria, mas impedindo jornalistas e ativistas de entrar, fotografar ou filmar na área – mais um sintoma do procedimento criminoso praticado com a anuência ou cumplicidade do poder público local. Há no ministério público, ainda segundo os desabrigados, diversas denúncias sobre tais pessoas, desde intimidações, roubo de material enviado aos desabrigados, até olheiros entre os próprios desabrigados, que recebem salário dessa empresa de “segurança” para serem informantes.

O novo mandato municipal prometeu averiguar as condições da construção dos prédios e, se for o caso, já existe um terreno no Caramujo para a construção de novos prédios. Mais dinheiro público, mais demora, mais tempo em condições de vida miseráveis, mais desrespeito dessa nossa “democracia” contra a parcela mais pobre e mais imprescindível da sociedade. São crimes contra a humanidade que passam batido no cotidiano do exercício “democrático”, nessa democracia fajuta, feita de forma sem conteúdo, claramente a serviço dos interesses empresariais infiltrados e dominantes nas política públicas, através de fortunas aplicadas em campanhas eleitorais, o investimento mais rendoso para esses grandes empresários, pelo retorno em gigantescos lucros em obras e dinheiros públicos. Ao menos agora, depois da entrada do novo prefeito, assistentes sociais apareceram e estão frequentando a área. Mas como a administração continua, inexplicavelmente, nas mãos das mesmas pessoas, há notícias de ameaças a essas assistentes, no intuito de esterilizar sua atuação.

É de causar revolta, repulsa, nojo da atuação dos poderes que se dizem falsamente “públicos”. É de se desejar todo o apoio aos desabrigados “eternos”, desrespeitados em seus direitos fundamentais pelo próprio Estado, em todas as instâncias. É clara a formação dos poderes públicos contra os interesses públicos e a favor das minorias ricas de sempre. As instituições estão podres de falsidades, mentiras e interesses econômicos. O ser humano foi reduzido à desimportância de um segundo plano,  diante dos lucros, dos ganhos e do controle dos poderes políticos pelos poderes econômicos perversos, covardes e egoístas

Eduardo Marinho

* Raimundo Araújo Filho era veterinário homeopata e ferrenho defensor dos sabotados da sociedade. Quem quiser conhecer, no gúgol tem farta informação, tanto dele mesmo quanto de amigos e inimigos. Ele só fazia isso com profundidade, tanto amigos quanto inimigos. Eu me coloco entre os amigos. Morreu de tanto amar, ou seja, do coração. Amor e ódio eram seu coquetel alucinógeno, o Ray era um hippie na atualidade. De alma. Por isso continua sendo.

Um comentário:

  1. Parabéns pela qualidade do conteúdo que tu compartilha aqui com a gente, Edu. Belíssimo texto.

    ResponderExcluir

observar e absorver

Aqui procuramos causar reflexão.