quinta-feira, 26 de junho de 2014

Por fora da medicina comercial - além do controle empresarial.

Postei em 2004, aqui neste blogue, esse precioso documentário. No iutube, a descrição do vídeo passa muito mais informações, inclusive de outros filmes a respeito da terapia e contatos a respeito.



Não dá pra confiar na medicina. As faculdades, o ensino, a prática de rotina, o sistema é totalmente moldado e poucos têm intuição, sensibilidade e personalidade pra exercer a medicina com propriedade, com amor ao ser humano, com respeito e humildade, delicadeza e atenção. A medicina, atividade sagrada - como a do ensino, a da alimentação... - foi invadida e saqueada no que possui de melhor, em nome do lucro, dos interesses empresariais. A esmagadora maioria dos médicos não tem condição de alma pra ser médico, foi dessensibilizado na escola e é embrutecido no sistema público de saúde. Poucos escapam e é preciso reconhecer, são remadores contra a maré.



Impressionante o filme, merece pesquisa, atenção e divulgação.



15 comentários:

  1. Diferencio médicos e negociantes de medicina, vide Bezerra de Menezes.
    Hoje, o jovem entra na universidade com o ideal de tornar-se um bombeiro e quando saí tornou-se um executivo de produto.

    ResponderExcluir
  2. é nítida a semelhança entre a terapia Gerson e o regime de saúde do Lezaeta, buscando informações vejo que os dois foram contemporâneos (1881-1959), sendo que Lezaeta era chileno e discípulo do alemão "Padre Tadeo" (Tadeo Wiesent), que por sua vez foi discípulo do também alemão Sebastian Kneipp (1821-1897). Um dos precursores do naturismo mais "popularizado" após 1900.

    a dica do documentário é excelente, deixo a dica do livro:
    medicina natural ao alcance de todos - Manuel Lezaeta Acharán (tem no site da estante virtual)

    ResponderExcluir
  3. O irônico é que ontem eu estava justamente conversando sobre a ineficácia dos atendimentos e, da mesma forma, dos tratamentos prescritos. Eu me admiro da dificuldade que tenho em ficar doente (nem gripado fico, e isso há mais de dez anos), e vou em médico apenas quando estou realmente muito mal. Fazia tempo que não acessava o blog, mas sempre que o faço, é gratificante. Sincronicidade é uma beleza, né. xD

    ResponderExcluir
  4. Eduardo fui atras da sua entrevista na UFSM não achei foi censurado?

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este filme é muito bom. Um dos melhores documentários sobre o real poder da alimentação pura (crua). Mas infelizmente somos ensinados a tomar drogas quando estamos doentes ao invés de nos voltarmos para natureza.

    Eduardo, tenho visto seus vídeos já há algum tempo, mas ainda nunca me deparei com a seguinte questão: qual sua opinião em relação à indústria da carne? Você é vegetariano ou segue alguma ideologia em relação à alimentação?
    Obrigado e grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ideologia na alimentação? rs Não, sigo minha vontade, inventando meus próprios critérios, tentando manter uma lucidez.

      Excluir
    2. Mas qual é sua opinião sobre o vegetarianismo? Sobre o mercado da carne? (Não sou vegetariano, mas gostaria de saber o que pensa sobre o assunto).

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  7. Pra quem já ficou sem ter o que comer deve ser difícil pensar em ideologia na alimentação não é? haha

    Você tem notícias sobre o documentário do Rafael Lage? O site do projeto tá meio desatualizado...

    ResponderExcluir
  8. Apos ver esse filme anos atras, fiz um investimento de uma centrífuga simples, vale muito! O segredo está nos alimentos crus, que são as maravilhas naturais, contendo quase tudo que o corpo precisa. Esses alimentos compativeis (em geral frutas) pra mim são o conceito de Maravilha da terra. Algo que brota da terra, é gostoso naturalmente e faz bem pro organismo se comida na proporção certa.

    O filme simplifica muito a questão: Basta fazer um verdadeiro bombardeio de vida pra dentro do corpo ingerindo os liquidos dos alimentos, pulando a etapa da queima calorica digestiva, onde perde-se algumas coisas, ingerindo o liquido em poucos momentos as enzimas e tudo o mais, fluem por todo corpo INICIANDO um processo de desintoxicação e posteriormente auxiliando na cura. Existem várias verduras e vegetais que o Dr Gerson em suas exames nao aconselham. Ja para o uso especifico de alguma enfermidade, ele aconselha coisas especificas + o tratamento de limpeza do reto, enema. Ele aconselha mais de 10 kilos de vegetais por dia em forma de liquidos e saladas ! Quem pensa que isso é dificil é pq está acostumado a comer pouca fruta e vegetal e se esqueceu que a natureza é abundante, quantas frutas um pé de fruta nos oferece , algumas? Milhares! Quando pratiquei a dieta frugivora, o apice de um almoço eram em torno de 15 a 25 bananas, por refeição, uma salada a noite com 2 pés de alface e 1 duzia de tomares... e por ai vai... quem fez essa dieta sabe do que to falando. As pessoas se assustam, mas nao entendem que esses alimentos são simplesmente pontes compatíveis e reguladoras do corpo, auxiliando na Homeostase do corpo, dificilmente geram leucocitose digestiva ou causam ''sono'' apos refeição. enfim. Otima publicação no seu espaço virtual Eduardo. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 25 bananas por refeição? 12 tomates no jantar? :O há de se cuidar com os excessos, pois pode também causas desequilibrio. Interessante que há várias "teorias" de saúde semelhantes, com alimentos ou substâncias diferentes... falam do polem de abelhas, da quinua (vi um documentário em que mostram a farinha de quinua sendo o principal alimento de um povo andino), do cloreto de magnésio, do azeite de oliva, da aveia, da linhaça dourada, o ômega 3... o sol (vit. D), cálcio, potássio, magnésio, zinco, ferro, vitaminas... todas tem alguma teoria de importância fundamental. E sabemos que a maioria da população geralmente se alimenta muito mal, ou por ter condições financeiras e viver se intoxicando em festifud e supermercados, ou por não ter condições de comprar alimentos saudáveis (mães dando bolachinha recheada para os filhos)... Estou numa zona rural, e sou "fresca" cuidando do que como... Chegam pra mim contando que o fulano viveu 98 anos comendo carne gorda e banha de porco na comida, e virando cachaça das mais baratinhas na "bodega" (pequeno comércio), ou que fulano passou a vida usando venenos na roça, fumava, era gordo e comia igual "um porco", e viveu 80 anos feliz... salvo o que entendemos por ser feliz, cada um acreditando na sua felicidade (mais essa ilusão que temos sobre a vida). Interessante tua experiência.

      Excluir
    2. deixei de citar o kefir e o carvão vegetal... mais duas "substâncias" com teorias de "extra poder" sobre o nosso corpo físico (e/ou energético). Dai lembrei de uma figura que conheci há anos, que comia papel (sim, folhas de caderno ou ofício) e dizia que bastava "acreditar" (ele queria "demonstrar" o poder da mente) que aquele papel era vit.A e ele estaria "ingerindo" vit.A. Há também os seres que juram viver da dieta da Luz do Sol. Sério, eu fico pesquisando essas coisas, tsc, tsc, tsc... Então lembro-me de mais uma do edu: "vivem como se nunca fossem morrer".

      Excluir
  9. Eduardo meu camarada ! veja esse Homeopata que está tirando a Galera da matrix Hospitalar !! abraço!

    https://www.youtube.com/watch?v=8bfQNwr0emw

    ResponderExcluir

observar e absorver

Aqui procuramos causar reflexão.