segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

A verdadeira seqüência do mito da caverna



Então o cara que saiu da caverna voltou lá e avisou os outros, 'aí, rapaziada, aqui fora o mundo é outro, aberto, arejado, chega pra ver". Pensava que haveria entusiasmo, alegria, mas houve estranheza e rejeição, seguidos de negação e revolta, “que nada, calaboca!”, “sai fora, babaca!”, “não enche o saco!”, “não vem perturbar aqui não”!, “tu não sabe de nada!”, “vai pra Cuba!”. A rejeição foi grande, agressiva, raivosa. Diziam que ele trazia a discórdia, a mentira, davam sinais de violência, reafirmavam suas ilusões como verdades. O cara viu que não dava em nada além de problemas e saiu fora pro mundão, 'então ficaí, cambada de mané, tô vazando', e antes que os otários se dessem conta, ele tinha sumido. Ficou o silêncio, o vazio, a ausência, pra onde ele foi... e o medo. Nesse momento a semente foi lançada . Uma vibração no escuro da caverna, as imagens mostrando a “realidade” projetada na parede e um enorme incômodo no ar. Junto com a consciência, o rancor - de um canto escuro alguém falou baixo, como quem pensa alto, “a gente devia ter matado ele”. 

Lá fora o cara andou, olhando a realidade que desconhecia, conheceu cores, sons, cheiros, paisagens, em profundas admirações, sem entender por que havia quem projetava aquelas imagens ilusórias na parede da caverna, mas mergulhado nas novidades que descobria. E descobriu que haviam outras pessoas como ele, outras cavernas como a dele e muitas, muitas pessoas presas às mesmas ilusões impostas por enganadores. Conheceu essa gente saída de outras cavernas que se atraíam, amistosas, livres das induções à rivalidade e à competição. Conquistaram o acesso ao mundo fora das cavernas e agora dividiam a intenção de acordar os outros, mostrar os limites impostos, causar o rompimento desses limites. Mas encontravam a hostilidade dos condicionados e, sem desistir definitivamente, viviam suas vidas, sempre alertas às oportunidades de provocar reflexão, questionar as mentiras cotidianas, mostrar que as imagens nas paredes são projetadas e que a realidade é muito outra, muito melhor e mais rica. E o cara dividiu experiências, conheceu outras maneiras, conversou, aprendeu, plantou, colheu, cooperou, ganhou vivência,  conhecimento, sabedoria.

Nas conversas coletivas, que eram muitas e sobre muitos assuntos - desde as estrelas, os modos de plantio, remédios naturais, até as relações entre as pessoas e a forma de organização da coletividade, sempre mutante - um assunto freqüente era a alienação geral, os prisioneiros das cavernas, acorrentados em ilusões fabricadas. Idéias eram apresentadas, discutidas e postas em prática. Diante da hostilidade comum e dos perigos do contato direto, entrando nas cavernas, um dia alguém sugeriu chegar do lado de fora, bem na porta, e fazer um barulho, demonstrar a liberdade sendo exercida, em vez de tentar conversar, convencer, argumentar, apelar à razão, à inteligência racional. Esta já estava tomada pela prática rotineira, pelo medo induzido e todos os recursos de mídia pra paralizar o pensamento e conduzir às ilusões. Era preciso atingir a alma, conversar com a intuição, o sentimento, o sentir é mais que o saber, mais profundo, mais forte que a razão. E a idéia brotou: “bora fazer uma charanga?” 

Na porta das cavernas eles botam a boca no trombone. Cantores, palhaços, malabaristas, desenhistas, músicos, pintores, dançarinos, atores foram surgindo de todos os lados. Os que faziam as sombras, projetando da forma que convinha à hipnose, ao entorpecimento, à formação da opinião pública não gostaram nada disso. E começaram a atacar os denunciadores, os reveladores das mentiras cotidianas, de todas as maneiras, difamando, atacando, perseguindo,  sabotando. Mas quase sempre saía alguém da caverna, ofuscado, maravilhado, e era acolhido no grupo, com cuidado, carinho e alegria. Às vezes, mais de um. De vez em quando, grupos vinham pra fora e era uma festa.

A história não acabou.

8 comentários:

  1. A Historia mencionada, é aparentemente uma alusão a oque esta sendo vivenciado hoje em dia , estão todos em suas "Cavernas" apenas sendo enganado , manipulado com oque se passa nas "imagens ilusórias na midia enganadora " curto de mais as ideias aqui postas pelo Eduardo pois de certa maneira ele é um dos que saiu da caverna e esta do lado de fora , tentando alertar os que ainda esta na caverna , bom é isso ai , Obrigado a Todos que Busca a Verdade e a Compartilha , pois " Conhecereis a Verdade e ela Vos Libertara "
    abraço

    ResponderExcluir
  2. Na minha visão a caverna é o nosso planeta e o espaço externo o universo inteiro, são inúmeras as possibilidades de interpretação só oque há em comum é a quebra de protocolos, paradigmas e o não ao condicionamento!

    ResponderExcluir
  3. Fábulas, na maioria das vezes, trazem vislumbres fantásticos de uma pequena parte, da REALIDADE!

    ResponderExcluir
  4. Se fosse tão fácil assim, literalmente pousar a visão em outras coisas, para que a hipnose "nossa" de cada dia se desfaça.. Mas não é tão simples

    ResponderExcluir
  5. Grande Eduardo Marinho, tive contato com as suas ideias há coisa de 1 mês através desta maravilha que é a internet. Estou irmanado com você na crença de que a celebração, a arte, o amor são maneiras muito mais eficazes – e poéticas - de contar aos presos da caverna de que existe um outro mundo, fraterno, colaborativo, libertário, humano. Mais do que conhecer, é importante VIVENCIAR, e essa é a minha busca no momento. Quero fazer parte dessa charanga ae, irmão. Grande abraço e TAMUJUNTO!

    ResponderExcluir
  6. Excelente texto! 2014 foi um ano incrível, pois a sensação é que saí da caverna ou que tomei a "pílula da verdade" (Matrix). Agora que vejo a realidade de competição, escolas, etc... decidi buscar outras formas de viver e as pessoas me acham estranho ou dizem que "estou à frente". Talvez toda sociedade esteja atrasada.
    Parabéns, Eduardo! Gostaria muito de te conhecer pessoalmente.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, ótimo texto...alimentamos as correntes da mentira que nos aprisionam na caverna, mentiras essas que são passadas por gerações como os valores, tradições...valeu Eduardo, o grande abraço.

    ResponderExcluir

observar e absorver

Aqui procuramos causar reflexão.