quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Satisfação aos contribuintes, aviso e pedido...

Chegando na Moita, mais exatamente na Pocilga, onde fomos recebidos com carinho e liberdade, por duas vezes.

Voltamos a Mariana, daqui vou pra casa. Tô precisando expor, devo estar em Santa Teresa sábado, 19, e de segunda a quarta, 21 a 23. Dia 25, madrugada, vamos pra Visconde de Mauá dar uns abraços e beijos na descendência, filha e netas, seguindo pra Sampa dia 26, a ver a movimentação da molecada nas escolas ocupadas,com o parceiro Adelson DeChaves Del, que tá lá agitando com a moçada, a mais antenada em décadas. Fico até 29 ou 30, volto à serra de Mauá, exponho no fim do ano, fico dois ou três dias a mais, vendendo, passo em casa, resolvo problemas mais urgentes da kombi e sigo pro vale do rio Doce. Aprofundar o serviço, porque ir ao fundo cria condições de revelar essa fração da sociedade que, por sua vez, pode criar a oportunidade de ver a realidade como ela é, como funciona e por quê é assim.

A grana que deu pra levantar nesta primeira parte, em torno de três mil reais, pouco menos, sustentou a viagem. Ainda tem pro gás de volta, com direito a uma refeição e um lanchinho. Agradeço demais as contribuições que possibilitaram nossa liberdade de ação entre os vários pontos onde fomos, na maior catástrofe ambiental da história do Brasil. Pra quem não sabe, postamos muito do que captamos na página do feice Narrativas do Vale, graças aos contribuintes desta iniciativa.

O Rafael Lage, fotógrafo e cineasta que tá juntando as cenas pra formar um documentário, armou um financiamento coletivo internético, tal de craudifáundim, logo que começamos o trampo. Isso tem uma data de recolhimento, uma declaração de quanto se pretende como necessário pra fazer o que nos propomos e um prazo pra botar a mão na grana. Estamos juntos nesta iniciativa. Ambos já pusemos grana do bolso, mas ambos temos bolsos muito pequenos. Já atingimos quase 70% do pretendido, mas faltam 13 dias pro encerramento do troço. Os que puderem, que não contribuíram ainda, gostaram do trabalho de divulgação e querem contribuir, ou que desejam contribuir de novo, o link taí, bora lá, moçada, tá na hora.



O Rafael vai ficar pela região na época do fim do ano, entre os afetados e as ruínas, colhendo mais material. Eu volto no início de janeiro pra continuar até o litoral, captando e transmitindo, colhendo e distribuindo informações, imagens e opiniões que não são ouvidas ou mostradas.

8 comentários:

  1. Tenho acompanhado esse trabalho pelo FB, observo bastante para ver se absorvo um pouco das tuas ideias... Vais expor em Sampa ou nem terás tempo para isso?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se me derem espaço, exponho em alguma (s) escolas ocupadas. Estarei em Sampa, na atividade, entre 27 e 30 de dezembro. Ainda não sei como vai ser, mas posto no blogue, divulgo no feicebuque.

      Excluir
  2. Daqui de longe desejo que dê tudo certo, venho acompanhando as imagens e depoimentos e fotos... emoção.
    Boa viagem e alivie as saudades da descendência...o que faço um pouco por aqui...em janeiro vou a santa com a alfazema...kkk

    ResponderExcluir
  3. Com certeza esses ocupantes de nossas escolas estão tendo uma vivência singular, um IMENSURÁVEL APRENDIZADO, que será referência pelo resto de suas vidas!! Com certeza não serão alienados nem acomodados, covardes ou submissos, saberão observar, absorver e reagir no momento oportuno. Fui professora da rede pública por 3 anos, lecionando Matemática e sei como é a realidade do Ensino Estadual, dizem que até piorou... Sinto orgulho e admiração em saber que existem alunos tão conscientes e maduros a despeito da pouca idade.

    ResponderExcluir
  4. boa noite, meu nome e rafael gostaria de conhecer deu trabalho e conversar contigo pessoalmente, na verdade escultar o tem a ensinar.

    ResponderExcluir
  5. bom dia, em qual local de sp vc está Eduardo?

    ResponderExcluir
  6. Caramba... Te conheci hoje em vídeo no facebook de uma amiga. Ja vi vários videos e gpstei muito da expressividade de ideias dos seus trabalhos.. Espero em breve ir a Santa Tereza ....
    .

    ResponderExcluir
  7. Caramba... Te conheci hoje em vídeo no facebook de uma amiga. Ja vi vários videos e gpstei muito da expressividade de ideias dos seus trabalhos.. Espero em breve ir a Santa Tereza ....
    .

    ResponderExcluir

observar e absorver

Aqui procuramos causar reflexão.