domingo, 7 de fevereiro de 2016

Indo pro litoral norte, depois de expor em Vitória.

A exposição em pleno curso, no oásis Gruta da Onça, centro de Vitória.
Fotos - Maria Clara

Saímos ontem de Vitória, onde fomos bem recebidos num oásis do centro da cidade, o parque Gruta da Onça, casa de Filipe e Patrick, um foco de produção cultural independente e anárquico - até onde vi, sem teorias extemporâneas. Os dois dias de exposição garantiram uma autonomia de viagem de alguns dias. A quantidade de pessoas com olhar brilhante que conheci foi bem grande. A hospitalidade e a cordialidade deram o tom do contato. Gente que pensa por si - ou se dedica a esse trampo - é sempre rara e agradável de encontrar.

             




Juliana, Patrick, Filipe, Eduardo e Clara, na foto da despedida.


Agora seguimos o litoral norte do Espírito Santo, sabendo que esse mar já contém os metais pesados dos resíduos de mineração que saem pela foz do rio Doce, às toneladas, desde novembro, todos os dias e noites, sem parar. A cor da água nas praias não é vermelha, mas se percebe nuances cor de terra diluída, em várias áreas. Há notícias da passagem por Vitória das primeiras diluições desses metais cancerígenos, anunciando o que vem atrás, se alastrando em todas as direções, levado pelas correntes, pelos ventos, em área cada vez maior. O assunto não se fala, as praias estão cheias. No que depender do poder público ou da samarco ou da vale e, claro, da mídia, o silêncio vai prevalecer. Quem quer se informar sobre o assunto tem que buscar outras fontes. E elas não faltam.

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Fala Eduardo, a muito tempo que tenho o mesmo pensamento que você e somente ao assistir um vídeo seu foi que percebi que minhas ideias não estavam organizadas. Então, comecei a ver mais os seus vídeos e a forma como você pensa e enxerga esse sistema miserável de sociedade. Sou de Recife e gostaria de saber quando pretende vir por essas bandas de cá. Forte abraço e tudo de melhor sempre.

    ResponderExcluir
  3. Eduardo tenho uma coletânea,por assim dizer, de vídeos seu no meu computador, mas cara queria te pedir pra você falar um pouco, qualquer dia desses, sobre os ideais (bestiais) de Jair Bolsonaro, para me dar um leque de visão sobre seu pensamente a respeito desse cara,que um primo meu chama de facista, pois eu sou sincero em dizer que sou quase um analfa... politico!Valeu!

    ResponderExcluir
  4. Cara, eu não conhecia você. Nunca tinha ouvido falar. Hoje um amigo me mandou um vídeo seu pelo in box do facebook e eu fui correndo procurar outros vídeos, Descobri seu blog, li alguns textos...pouca coisa, mas o suficiente para gostar de sua visão de mundo porque é muito parecida com a forma com a qual encaro a vida. Gostei de você (parece, né? do contrário o que estaria fazendo aqui?rsrrsrsrs). Grata por fugir do convencional. É preciso muita coragem para isso e a humanidade precisa (e como!) de mais pessoas com essa coragem.

    ResponderExcluir
  5. Assisti sus palestra no Ted. Tornei-me seguidora! Simplesmente fantástico.

    ResponderExcluir
  6. Assisti sus palestra no Ted. Tornei-me seguidora! Simplesmente fantástico.

    ResponderExcluir

observar e absorver

Aqui procuramos causar reflexão.