domingo, 2 de outubro de 2016

Parada forçada em Sampa

Foto - Rogério DSantis
Saímos de Florianópolis depois de esperar quase uma semana pela Celestina, parada num mecânico que "trocaria" o bloco do motor, quebrado por vazamento de óleo na subida da serra catarinense. Daniel nos aturou por esses dias, Clara, Ravi, Roque e eu. Buscando a kombi, reparei que ainda vazava óleo, na noite anterior à viagem de volta. Como o mecânico só se liberava na noite do dia seguinte, levamos a outro, pra avaliação. Este condenou o motor de forma definitiva, "esse aí não vai a lugar nenhum". Sem acreditar na falcatrua, acabamos pegando a estrada durante a noite, passamos por Curitiba e, a quarenta quilômetros de São Paulo, quebrou o tal bloco. Chegamos de guincho e eu já estava desistindo da viatura, pelas despesas que se anunciavam, quando conheci Marcelo Tonella, com seu amor pelos motores a ar e sua especialidade em volkswagen. Ele assumiu a Celestina, como quem recebe um animal de estimação, com carinho. Então me mostrou o motor que iria ser transplantado.
Adicionar legenda

Tivemos que esperar, aproveitei pra expor todos os dias no Masp, avenida Paulista. Foram bons contatos e boas vendas, compensando os prejuízos de até então. De quinta até quarta, todas as noites estávamos expondo no mesmo lugar, com ligeira variação no último dia, por causa de uma fita de isolamento que foi posta no lugar onde ficamos nos outros dias. Clara já se preparava pra ir de ônibus, porque seu avião pra Bahia era na sexta, quando Tonella avisou, "a Celestina tá pronta", arrumada e testada nos principais pontos básicos, freios, suspensão, motor novo e sem vazamento. Marcelo trabalha com sua filha, Bianca, no final da adolescência e no início da juventude. Séria e compenetrada, vai aprendendo com o pai os segredos e os sentimentos da mecânica. Ela faz os vídeos que ele publica, ensinando as manhas dos motores a qualquer um que se interesse, na intenção de evitar a dependência de mecânicos nem sempre honestos.

E assim, a kombi ficou pronta pra viajar, chegamos no Rio tranqüilos, motor mais silencioso, amaciando nos setenta, oitenta por hora. Sem vazamento. Quem gosta do que faz, só pode fazer bem feito, é o caso do Marcelo Tonella, a quem só tenho a agradecer. Na foto, Marcelo, Bianca e eu.

https://www.youtube.com/user/marcelotonella

Ela é a cara do pai. Bem melhorada, claro, mas se vê a matriz forte.

























Abaixo, encontros durante os dias de exposição no miolo de Sampa, avenida Paulista, no Masp.


Foto - Rogério DSantis



Foto - Rogério DSantis











17 comentários:

  1. Muito bom Edu !!! No aguardo aqui em Curitiba. Abraço !

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Eduardo!! Fico feliz que deu tudo certo... Te acompanho aqui no blog, não deixe de postar hahaha.. Abraço e te aguardo algum dia em Varginha!

    ResponderExcluir
  3. Aquele que nao se rende ao mundo tende a sofrer pressões do mesmo, volta pra SP

    ResponderExcluir
  4. O título bem que poderia ter sido: Celestina foi salva!!!

    ResponderExcluir
  5. Fico feliz de ter arrumado a Celestina! Fico triste de não tê-lo visto em Sampa esses dias! Fica para uma próxima...

    ResponderExcluir
  6. nossa, que legal, a Celestina conheceu o Tonella!! certeza de serviço bem feito.

    ResponderExcluir
  7. Fico feliz pela recuperação rápida de Celê! Tentei entrar em contato com alguém que pudesse te ceder um motor, mas não rolou. 😮

    Ótimas fotos! Mandem notícias! 😊😊😊

    ResponderExcluir
  8. Ola Eduardo Marinho eu sou Angolano e já a uns 3 meses assisti um vídeo teu e desde essa data não mas parei de assistir e voltar a assistir os teus trabalhos, espero que continues a despertar as mentes adormecidas e bloqueadas pelo mundo há fora com o seu estilo de vida. Viva as mentes libertadas deste mundo.

    ResponderExcluir
  9. Olá Eduardo, poxa gostaria de ter passado para te conhecer pessoalmente e agradecer pelas ideias que você compartilha. Você publica em alguma rede o lugar que você esta na semana? Como essa passagem por São Paulo. Abração!

    ResponderExcluir
  10. Esse foi o encontro de dois ícones!!!! Marcelo Tonella e Eduardo Marinho!!!

    ResponderExcluir
  11. O encontro e duas pessoas iluminadas que fazem a diferença na vida das pessoas!!!!

    ResponderExcluir
  12. Olá Eduardo!! Conheci sua história através do canal do Tonella. Pensei: "O mecânico que mexeu "passou a pena" bonito no Eduardo". Então decidi entrar no blog para saber mais detalhes desta parada por causa do motor. Fiquei extremamente surpreso em saber que você foi enrolado em Florianópolis (moro na região, em Palhoça, cidade vizinha) e fico muito chateado com isso. Acho realmente que você deve seguir o conselho do Tonella em aprender um pouco para você fazer a manutenção básica.
    Ah, e nem todos os mecânicos da região são ruins. Se algum você voltar à Florianópolis e necessitar de serviços mecânicos de qualidade (acho que esse vai ser um trauma difícil de superar), existe o Marcelo Car Auto Center que fica no Sul da Ilha. Ele é uma pessoa extremamente capacitada e possui uma ótima estrutura (possui canal no youtube e fanpage no facebook).

    Bom, Seria isso. Desejo sorte na sua empreitada.

    ResponderExcluir
  13. queria ter te conhecido na passagem por sampa... Quando vier novamente nos avise... queria muito te conhecer

    ResponderExcluir
  14. Eduardo, vc é um exemplo. Suas ideias fazem muito sentido pra mim e abriram minha cabeça em muitos aspectos. Obrigado por existir.

    ResponderExcluir
  15. Parabéns a toda equipe!! Eduu, vem pro Rio pra gente tromba e toma uma gelada!! Muito grato pelas ideias que compartilhou com a gente, geraram muitas reflexões!!

    ResponderExcluir

observar e absorver

Aqui procuramos causar reflexão.