quarta-feira, 29 de março de 2017

Tinha uma boca no meu caminho

Eu estava passando perto de uma boca de fumo, quando um dos caras - parecia o gerente - me reconheceu da internet e me abordou, perguntando o que eu achava do juiz Sérgio Moro. "Tu acha que ele veio pra acabar com a bandalheira?" Escondi meu incômodo com a pergunta e pensei que, se dissesse o que penso dessa triste figura, iria bater de frente com o que ele pensava, pelo brilho nos olhos dele. Era esperança.

Então falei da globo, citei várias falcatruas que vieram a público e toquei num ponto chave, Brizola e os CIEPs. O pai dele havia estudado num CIEP. Largou o crime pra estudar, porque tinha tudo na escola, comida, médico, dentista, futebol, capoeira, música, teatro, era o dia todo lá. Conseguiu passar num vestibular, mesmo trabalhando, quando ele era um bebê ainda, e só não se formou porque foi vítima de um tiro da polícia quando chegava em casa à noite, muitos anos depois de sair do crime. Foi confundido com um traficante conhecido na área, risco cotidiano pra quem mora em favela. Ele estava, na época, com nove anos e chorou quando me contou, "ele tava quase se formando, dizia que ia mudar pro asfalto com a família toda. Não ia pra longe da favela não, que todos os nossos amigos moram aqui. Ele só queria uma casa com quintal, com mais espaço pra todo mundo". Aproveitei essa revelação e lembrei de como a globo atacou a construção do sambódromo, boicotando até o primeiro carnaval lá, do ódio do jornalismo contra os CIEPs, evidenciando o horror que as elites dominantes têm da instrução popular, da fraude eleitoral revelada, com a globo desviando urnas pra impedir a eleição do Brizola, do apoio total ao Moreira Franco, que o sucedeu no governo do Rio e comandou o desmonte do projeto dos CIEPs. E depois, quando o sambódromo bombou, mundialmente, a globo comprou o espetáculo e dominou a área.

À medida que eu falava as coisas que ele sabia, mas não havia conectado, fui vendo a compreensão surgindo a respeito das comunicações criminosas que vigoram nesta sociedade dominada e aí foi só pegar a onda. "Pois é, a globo apresenta esse juiz como a salvação da pátria, como herói... por quê que tu acha que eles elogiam tanto o cara?" A resposta veio rápida, "porque ele fecha com esses furingo". Eu sorri e me despedi, "vou nessa parceiro". "Porra, eu sabia que tinha que falar contigo", ele disse. Eu me senti altamente elogiado. Aí ele me complicou, "então qual é a solução?" Mas eu me vali da intuição que é farta nas periferias e respondi "não tem solução, parceiro, tem caminho, tem serviço, tem a vida pra viver e a gente precisa aprender a ver a realidade sem se deixar levar pela televisão". Ele abriu um enorme sorriso cheio de dentes brancos, "aí tá certo".

Fui embora, ouvindo ainda ele falando com outro, "já viu esse cara falando na internet?"

42 comentários:

  1. A esperança que a "pílula do pensamento" chegue pelo menos em grande parte das pessoas que, com certeza, tem poder para isso.

    ResponderExcluir
  2. Camarada, penso nas coisas, aprendo um pouco e falo pras pessoas. Procuro avivar ícones como Darcy Ribeiro, Milton Santos, Paulo Freire e tantos outros pra compartilhar o fogo pra iluminar a caverna e com um pouco de medo penso em fazer algo buscando alcançar mais gente; como você. Espero poder ser inspirador como tu.
    Faço vez por outra algum trabalho com índios e já ajudei a levar comida pra gente com fome a 30km de Curitiba, capital pequeno burguesa e, portanto, criadora de revolucionários como Leite, Trevisan, Leminsky e meu pai.
    Passando pelo Rio gostaria muito de um abraço e uma prosa. Seria uma honra.
    Um abraço de força e sentimento e muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dario Pendragon Weisheimer
      dario.mergulhador@hotmail.com
      +55 41 991881915

      Excluir
    2. Você é semente boa na terra irmão da vida,vou sair de mochilão. Segui sua ideia de fazer a mudança em mim.Escrvi isso pensando em você.
      Ficar correndo atrás de heranças, sabendo que no final das contas a vida são só lembranças. Petro Poeta.

      Excluir
    3. Você é semente boa na terra irmão da vida,vou sair de mochilão. Segui sua ideia de fazer a mudança em mim.Escrvi isso pensando em você.
      Ficar correndo atrás de heranças, sabendo que no final das contas a vida são só lembranças. Petro Poeta.

      Excluir
  3. Hahahaha...sensacional véio!! Cê me ranca uns sorriso sincero.

    ResponderExcluir
  4. Pelo pouco diálogo que tiveram percebi que esse rapaz se importa em ver mudança na sociedade,talvez esteja no crime por achar que não há oportunidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por não ter encontrado oportunidades, nem os direitos constitucionais como moradia digna, educação que valha o nome, qualificação, informação verdadeira, consciência social, e ter sido exposto, como todo mundo, ao massacre midiático-publicitário que induz valores falsos e de consumo compulsivo, é toda uma rede, armada pra produzir exclusão, ignorância, miséria, pobreza, violência e criminalidade. É a estrutura da nossa sociedade.

      Excluir
    2. Olá. Sou de Portugal, indo para o Brasil e gostaria de saber se há possibilidade de encontrar o Eduardo Marinho para adquirir uma de suas obras. Se há algum lugar aonde possa mesmo ver aonde será o próximo evento onde irá participar. Obrigado

      Excluir
  5. Olá! Cada vez mais fico admirado com tamanha sensibilidade do Eduardo, e cada vez mais fã! Vi uns posts falando dele na Bahia, será que ele passou por minha cidade? Ele ainda está na Bahia? Tenho muita vontade de conhecê-lo. Abraço

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Eduardo marinho, exemplo a ser seguido aprendi muita coisa com suas palavras, e consegui tirar minhas dúvidas sobre a globo, manipulação total, achei que eu era louco quando pensava essas coisas e encontrei pessoas que pensam como eu.

    ResponderExcluir
  7. Estou passando por uma profunda reforma íntima, em busca de autoconhecimento e tem duas semanas que conheci seus vídeos e suas sensíveis palavras..desde então estou muito confusa vivendo o caos tenho vontade de sumir, meu último final de semana foi péssimo olho em volta e nada faz sentido..Tudo o q vc diz eu já pensava, mas não tinha certeza agora tudo faz sentido! O coração dos grandes líderes é cheio de ambição, vaidade e interesse próprio as empresas são movidas pelo poder, pela cobiça, pelas mesquinharias de troca de favores, pelo nome, pelos casamentos entre famílias em troca de poder, pelo patriarcal, seus talentos são explorados ao máximo em troca de migalhas..me recuso a competir sou formada em Administração, mas na faculdade já me recusava a competir a passar por cima dos outros me recuso veementemente, consegui trabalhar com pessoas maravilhosas incríveis sei que sou muito abençoada por isso, mas ganho pouco fica na minha cabeça que não tenho sucesso, que não fui pra frente, esse mantra é muito forte! De um lado dizem que o Universo trabalha a seu favor e que se vc mentalizar pode conseguir tudo e melhorar sua condição financeira ok até aí tudo bem concordo a força do pensamento á a mais poderosa que existe, mas de outro tenho vontade de pegar as malas e conhecer outras culturas, outros povos viver experiencias incríveis, mas penso que posso não ir pra frente, não construir nada sei lá sem segurança..está tudo muito confuso, muito difícil mesmo..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, tem uma frase que diz que antes da calmaria vem a tempestade.

      Quando se trata de evoluir nossa consciência, quase sempre sentimos alguma angústia, a cabeça fica conturbada, etc. Faz parte do processo, pois precisamos nos desfazer de crenças erradas que nos foram ensinadas como certas desde quando éramos crianças, e não é fácil finalmente descobrir que a vida toda vinham tentando nos fazer viver na mentira. Faz parte.

      A ideia de sucesso que tentam colocar na nossa cabeça é completamente errada, não se iluda.

      E sobre força do pensamento, não é tão simples assim. Caso contrário todo mundo que já leu O Segredo seria rico. Tem muito mais coisa na parada... Peça sabedoria pra compreender e ela vem.

      Abraço

      Excluir
    2. consegui trabalhar com pessoas maravilhosas incríveis sei que sou muito abençoada por isso, mas ganho pouco fica na minha cabeça que não tenho sucesso, que não fui pra frente, esse mantra é muito forte!
      ESSE MANTRA FOI COLOCADO NA SUA CABECA, . OBSERVE E ABSORVA ABS

      Excluir
  8. A televisão, não é o problema. A falta do pensar e a preguiça mental, são o grande problema. As pessoas tem preguiça de pensar, ter senso crítico e tomar decisões, por elas mesmas. È mais facil falar assim "pensa por mim". São inseguras. A insegurança gera o medo. È mais facil, pedir "toma a decisão por mim"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas a mídia é armada com ferramentas de manipulação psicologicas muito poderosas.
      É muito difícil a massa não se submeter a ela.

      Excluir
    2. Então ao meu vê ela é um dos problemas.

      Excluir
    3. Estranho, mas acho que sua resposta é clichê, algo que você escuta e reproduz, como se escutasse da TV.

      Excluir
    4. OI Adriano. eu realmente acho que televisão é o problema.
      tenho dois filhos pequenos (2 e 4 anos) tento ao maximo não deixá-los na frente da tv, eles ficam hipnotisados, catatonicos.
      por desventuras da vida estou morando com minha mãe, espero em breve mudar-me e não quero televisão na minha casa.
      nasci em 1979, em 1986 apareceu a xuxa, me colocaram na frente da tv, ficava eu demente assistindo aquela besteira sem saber, sem poder escolher. podia estar vivendo, sendo criança... minha geração foi a primeira geração programada realmente para a "sociedade de consumo". não tivemos a oportunidade de refletir sobre nada, eu sou a geração galvão bueno (pergunto-respondo-comento)
      ouvi uma propaganda no rádio (o curso foi hoje em goiania) de um curso "PNL- programção neuro linguagem" é a prova cabal que precisava, o que é o curso? uma desprogramação do seu discurso! chega a ser ironico...

      Excluir
  9. O pior é que a mídia ainda faz o cara se sentir culpado por está lá em uma boca de fumo ao invés de ter "corrido atrás" e batalhar como todo mundo faz.

    ResponderExcluir
  10. Eduardo, a s pedagogia e facilidade em falar c o povo diretamente eh fascinante. Conseguiu fazer o cara entender quem eh o juizeco podre sem bater de frente. Por tudo isso eu te admiro, cara. Parabens uma vez mais.

    ResponderExcluir
  11. Eduardo, te coonheci ontem em um video no youtube. Parabens vc dispertou um interesse muito grande em mim com seus conteudos. Estou acompanhando todos.
    abraços

    ResponderExcluir
  12. Antes de mais nada faço questão de parabeniza-lo pela atitude e coragem, em segundo pelo discernimento. Sou um 'estudioso da consciência humana amador', estudo muito religiões diversas, nasci em berço kardecista, estudei em escola adventista, me aprofundei em Xamanismo, Budismo, enfim...concordo plenamente quando diz que religião foi necessária mas já esta na hora da humanidade entender que já deveria ter capacidade de criar seus códigos de conduta sem depender dessas 'muletas'. Enojo os meios de comunicação e seus manipulações descaradas e enojo mais ainda a ignorância e comodismo autoaceito do ser humano. Confesso que ando até mesmo frustrado por manter sempre a mente aberta, tentar seguir a risca, mesmo muito antes de assistir os seus vídeos, a frase sublime: observar e absorver, pois vejo a cada nova assimilação a minha linha de raciocínio ruir, e me ver obrigado a tentar uma nova direção. Quanto mais me aprofundo neste ou naquele assunto, mais percebo o quanto fomos iludidos e condicionados, e não temos a miníma noção, nem capacidade mental, de esbarrarmos na realidade. Criaram uma 'teia' tão grande e complexa que se assemelha a um labirinto de Fauno, nos deixando infinitamente distantes da verdade. Agora entrou em pauta, através de alguns físicos e matemáticos doutorados, a Teoria da Terra Plana, cada hora é uma coisa coisa! Sabe-se lá as duvidas que surgirão com o aprofundamento da física quântica e seus Quantuns e Multiversos, a Teoria das Cordas então nem se fala, deu nó logo no primeiro contato...Enfim, agradeço a você pela objetividade e pela luz, alivia muito a minha frustração por ser tão pequenino como ser, e ajuda a entender que não precisamos correr com tanto afinco atrás da verdade, que podemos apenas viver de forma íntegra, elevando nossos valores e pronto, apenas observando e absorvendo. Grande abraço e por favor não pare!

    ResponderExcluir
  13. Excelente! Voce eh sensacional 👏👏👏

    ResponderExcluir
  14. Parabéns Eduardo. Vc ajuda muitos a despertarem seu senso crítico e raciocinar sobre a "visão de sociedade".

    ResponderExcluir
  15. Eduardo ola....sou da Bahia meus parabens amigo,,,so acho que vç deveria respoder mais adoro suas respostar valeuu

    ResponderExcluir
  16. Desculpe a minha ignorância, mas o que quer dizer "porque ele fecha com esses furingo"?

    É uma parte importante da história e, simplesmente, não entendi.

    Sou fluente na cultura "cara-pálida" e só... - olha que pobreza de minha parte; além de demonstrar como eu sou colonizada...

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  17. "Porquê ele compactua com esses canalhas"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patu, conviver é compactuar, né...

      Excluir
    2. Mais canalhas são os poderes que impedem investimento sério em educação e em todos os direitos humanos, básicos e constitucionais da população - que são simplesmente roubados, desrespeitados, por um Estado dominado por mega-patrões podres de ricos, tendo à frente banqueiros e mega-empresários, financiadores de campanhas eleitorais e, por conseqüência, determinantes das políticas "públicas".

      Excluir
  18. Você é magnifico, parabéns pelo trabalho!!

    ResponderExcluir
  19. Curioso que o Estado falha nos dois episódios da história citada. No direito à educação e na abordagem errada com o pai do rapaz. A lei só é seguida quando convém para os "poderosos".

    ResponderExcluir
  20. Embora longe do ideal, a criação dos CIEPs foi a única tentativa real de levar uma Educação minimamente decente aos mais carentes, e como disseste foi sufocada logo de início, falo isso como professor da rede pública. Muito bacana o seu trabalho. Abraços.

    ResponderExcluir

observar e absorver

Aqui procuramos causar reflexão.