sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Espiritualidade não é religião

Não ter religião não significa de maneira nenhuma ser ateu. Significa apenas não acreditar nas interpretações religiosas sobre espiritualidade, arrogantes, repressivas, donas de verdades improváveis, que cobram crença sob ameaça de punição, de incorrer na "ira divina", expressão, a meu ver, ridícula, que atribui um dos piores sentimentos à divindade. É o ser humano projetado na imagem do "ser supremo".
Espiritualidade acima da média é amorosidade, generosidade, tolerância, respeito, senso de justiça, cooperatividade, além de humildade e espírito de serviço. Intolerância, julgamento, ameaça, irritação, acusação, preconceitos são característica da baixa espiritualidade, do primitivismo religioso, separatista, orgulhoso, atrasado, verdadeira âncora no desenvolvimento da humanidade.
Não preciso nem posso saber o que está fora do alcance da minha capacidade de compreensão. Tenho quase sessenta anos, não demora muito vou estar de cara pra essa realidade, sem intermediação de nada nem ninguém. E "alguma coisa" me diz que, se tenho uma consciência ativa, alerta, e estou de acordo com ela, em paz comigo mesmo e com o mundo a minha volta, estou bem espiritualmente pra encontrar as boas sintonias das outras dimensões. Saber, só assim mesmo. No momento, é intuição, sentimento e atuação na coletividade humana, minha família espiritual, primitiva e em desenvolvimento.

18 comentários:

  1. Não defendo religião ! Mas será que um indivíduo violento, em razão da truculência estatal. Passe a seguir um caminho de paz por coação ideológica e a doce ilusão de ir pra o céu. Não teria a religião prestado um serviço social ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só olhar para a história e vai saber, os pilotos enquanto sobrevoavam Hiroshima e Nagasaki, o grito era; POR DEUS e matavam, crianças e inocentes, a resposta está ai, sem contar a era das trevas da INQUISIÇÃO, basta saber um cadinho de história.

      Excluir
  2. Um dia gostaria de ter o prazer de falar consigo. Faz lembrar muito o meu pai. Um abraço

    ResponderExcluir
  3. É tão profundo o q vc apresenta!!!
    Me tocou profundamente! Estava me questionando hoje, mas cedo sobre espiritualidade e religião. Seu texto foi para mim uma resposta ao q me angustiava.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Sempre pensei assim agora encontrei uma resposta positiva sou teu fã aqui de Minas gerais eduardo

    ResponderExcluir
  5. Espiritualidade é o estado de espirito no qual nos encontramos em determinado momento! Produtos necessitam de rótulos...No final, todas as ações levam para o mesmo local e será a espiritualidade adotada e a crença ferrenha que te fará sofrer ou não durante o caminho..quem escolhe é você.

    ResponderExcluir
  6. É por aí, tenho essa mesma visão de espiritualidade e religião. Fazendo um trocadilho com Titãs " religião para quem precisa"

    ResponderExcluir
  7. Fui criado com uma família católica não aprendi nada sobre... sempre tive consiencia desde mundo q vive, desde criança penso assim como vc, esta é minha filosofia de vida até hoje 54amos.abraços amigo.

    ResponderExcluir
  8. Cara vc é um daqueles seres iluminados que veio pra abrir os olhos e a alma de muitos, com uma vivência impar e corajosa. Parabéns por compartilhar suas idéias, para um mundo melhor, mais amigável. Tenha certeza que seu objetivo está sendo alcançado, acredito que com a internet, alcançou mais do que imaginava. Forte abraço Renk - Juiz de Fora MG Ps a celestina podia dar lugar a uma injetada 1.4, rsrs Já cumpriu sua missão.

    ResponderExcluir
  9. Concordo plenamente nesta visão que certas religiões, principalmente da vertente do cristianismo da qual temos fortes influência, materializaram um deus com sentimentos humanos, onde expressa preconceitos, vontades e raiva...
    No entanto, existem muitas religiões...
    O segundo trecho que fala da espiritualidade, quando menciona amor, respeito e etc, entendo ser sentimentos que permeiam os pensamentos, já na expressão espírito de serviço, entendi ser a ação que é uma materialização daquilo que se sente e pensa. Acredito muito na ação, como um resultado claro daquilo que realmente acreditamos e somos.
    Acima de tudo gostei, continue promovendo ações que contribuam para reflexões favorecendo o diálogo dando asas a humanidade.

    ResponderExcluir
  10. Eduardo, sou uma admiradora sua de São Luís do MA. Sinta-se convidado para vir conhecer(se não conhece) a minha cidade.
    Obrigada por expor seus sentimentos através da arte.

    ResponderExcluir
  11. Apesar de ter a minha religião apesarnde alguns anos vive-la de forma espiritual e não tão religiosa, gosto bastante do seu ponto de vista pois tambem acho que não ter religião não significa não ter espiritualidade. A sua visão é de uma humildade tão realistica que só posso agradecer por essa reflexão. Eu vivo minha religião pra mim e pratico a espiritualidade en t9da atividade neste mundo onde habito e estou de passagem. Obrigado Eduardo Marinho. Abraço de Portugal.

    ResponderExcluir
  12. Me vi em suas palavras. Geralmente no ambiente familiar já nos impõe ter uma religião e, quando nos opomos a isso viramos automaticamente hereges! Eu tenho crenças, as fiz sob minhas opiniões, experiências e observações pessoais. Daí concentro minha espiritualidade e, acredito que todos deviam crer em algo mas não por medo da descrença.

    ResponderExcluir
  13. Concordo com cada letra, vírgula e ponto...

    Espiritualidade acima da média é amorosidade, generosidade, tolerância, respeito, senso de justiça, cooperatividade, além de humildade e espírito de serviço. Intolerância, julgamento, ameaça, irritação, acusação, preconceitos são característica da baixa espiritualidade, do primitivismo religioso, separatista, orgulhoso, atrasado, verdadeira âncora no desenvolvimento da humanidade.

    ResponderExcluir

observar e absorver

Aqui procuramos causar reflexão.