domingo, 26 de abril de 2020

Desconfio



Desconfio que estou vendo um tabuleiro, um imenso tabuleiro cheio de peças sendo jogadas, todos de olho nas peças. Os movimentos de cada uma geram comentários, opiniões, debates, denúncias fundadas ou alucinadas. Conclusões são tiradas, previsões estabelecidas. “Está se armando pra ser presidente na próxima eleição”, “está se preparando pra dar um golpe de Estado”, nomes são sugeridos pra cargos, candidatos se posicionam, uns dentro do tabuleiro, outros prontos pra entrar, alguns outros na penumbra, em espera de ocasião favorável. No escuro dos bastidores, longe das luzes e dos olhares, os poderes que  movem as peças estudam suas jogadas. A platéia se agita diante do “espetáculo”, se divide nas torcidas várias, de diferentes linhas, idéias, opiniões, visões de mundo. Propostas, saídas e soluções são colocadas pra resolver todos os problemas. O “fim da corrupção” volta à baila. E não se vê a corrupção como regra fundamental do jogo. Como parte da estrutura social. Não aparecem os “jogadores”, não estão neles os holofotes das mídias empresariais, as peças são apresentadas como quem decide seus próprios movimentos. A mentira é pregada no inconsciente coletivo: o bom político serve ao povo, o mau político serve a si mesmo e a seu grupo. E não se vêem as forças tenebrosas que decidem as “políticas públicas”, o nível de atendimento à população, que determinam o modelo de ensino, dominam as comunicações e criam as mentalidades induzidas, em todos os níveis sociais e educacionais, que verão poder de decisão e autonomia nas peças do jogo. Os níveis se hierarquizando entre si, uns vendo e entendendo mais, outros menos, mas sobre a mesma ilusão. De tudo isso, desconfio.

23 comentários:

  1. Estou além de desconfiado, muito ressabiado como diz em belzonte. O teatro cada vez mais macabro. valeu Marinho.

    ResponderExcluir
  2. Como dizem aqui onde estou residente no momento(Ceara)
    !SHOW!

    ResponderExcluir
  3. msm com todos os defeitos e corrupcoes, pelo menos algo (msm infimo) foi feito com a esquerda la. Hoje em dia ratos brigam com ratos pra decidirem o poder, e o povo, a vida, fica como segundo plano. Concordo em muito com Eduardo, mas tenho meu lado meio Darcy tambem kkk.

    ResponderExcluir
  4. Eu tô esperando esse encontro do dia 14 próximo com o Papa, Francisco pode ser tudo o que parece ou não, para a Igreja Católica Apostólica Romana ele é a representação máxima de Deus na Terra, é seja lá quem Francisco seja, essa é uma representação que a minha mente não consegue processar, rs enfim, vou aguardar...

    ResponderExcluir
  5. E quem ganha mesmo são os donos do tabuleiro...os donos do salão...os políticos são apenas peças que se sentem mais confortáveis sendo mexidas do que servindo. E nós, sustentamos os tabuleiros em nossas costas. Se regarem um impeachment, nascerá um golpe militar.

    ResponderExcluir
  6. Como você diz, "não são políticos, são marionetes".

    ResponderExcluir
  7. Olá Eduardo!

    Já vi Você falar em diversas oportunidades sobre a sua falta de afinidade com a tecnologia.
    Acontece que estão explorando sua imagem e não sei se vc acompanha a conversão dessa exposição toda em dinheiro. Seus vídeos estão gerando milhões de visualizações.
    E as mídias sociais pagam (Com dinheiro dos anunciantes, aqueles mesmos que usam psicologia do inconsciente) e pagam bem por isso.
    Um exemplo:
    A cada mil visualizações, O YouTube paga algo entre 4 e 9 dólares, (a variação é grande por conta do algoritmo q analisa o Tipo de público).
    Só seu documentário via Celestina (no canal traficando informação) já tem mais de 2 milhões e meio de acessos. O que deve ter gerado bem mais de 50.000,00 reais. Seu vídeo justificando a análise equivocada do coronavírus está com quase 1 milhão de visualizações. Fora todas os outros vídeos e Midas explorando suas ideias e imagem.
    Só estou comentando Aqui porque nunca ouvi Você falar se tem conhecimento desses retornos. E principalmente pelo risco de Você está sendo usado.
    Logo Você que tem em suas mensagens o propósito de libertar, Isso não faria sentido.
    Abraço de um camarada q admira seu trabalho.

    Igor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme com mais de dois milhões de visualizações é o Observar e Absorver, não o Via Celestina. E o diretor tem mesmo a intenção da fama, da grana, por isso trabalhou com afinco pela divulgação. Não tenho contato com ele desde que o documentário foi terminado. O "traficando informações" não tem toda essas visualizações, até porque é bem recente. Pra mim, o youtube não paga nada, vivo do que faço à mão há cerca de quarenta anos. Vendendo artes.

      Excluir
    2. Parabéns Eduardo. Conheci suas ideias esta semana. Eu sempre acreditei nestas ideias, só não tive a sua ousadia. Agora aos 50, não dá mais para segurar. Vc me inspira. Prosperidade, da tua forma, para vc. Se mantenha íntegro ao teu ideal de vida. Grato por compartilhar suas ideias.

      Excluir
  8. Legal, Eduardo.
    Só queria ter a tranquilidade de que Você está ciente deste potencial e que não se deixasse usar.
    A tecnologia tem esse poder incrível que Você já deve ter percebido. Mas infelizmente ou felizmente, nem sei, isso é remunerado e bem remunerado.
    Bom, só espero que seja tudo canalizado para o bem, não importa na mão de quem.

    Queria aproveitar a oportunidade para agradecer por tantas ideias, mensagens e visões esclarecedoras que Você passa aí pra geral.

    Sou fã do seu trampo.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. E o narrador cumprindo seu papel, achando que tudo vê...gritando para dar emoção ao "jogo", vendendo o espetáculo. Depois do jogo consome seu cigarro, sua cerveja industrial, viaja em sua kombi produzida por uma grande montadora (isso independe do ano de fabricação)... " mas é só o necessário" como se isso fosse estabelecido por indivíduo... E a manada que sempre carece de pensar pensa que está "pensando" junto seguindo um pensador! Nunca pararam para PENSAR que se as coisas fossem como o narrador gostaria a realidade seria igual ou muito pior. Todo crítico do sistema é fruto dele, povos em falta de contato com o sistema não chegaram a poder usar um blog, e para toda mentira das sociedades antigas vivendo de modo compartilhado (longe de serem humanistas) existem milhares de provas que não (uma recente, pesquise sobre os Nukak-Maku). Mas a de se admirar um sábio quando o encontra. Longe do que a maioria pensa eu chego aqui por não ver um maluco mas mais um que enxerga e se destaca, distorce (quem não)... mas enxerga. Minha ideia, minha opinião de alguém que vê muita incongruência e muita sabedoria nas observações. Vamos ver se a não competição se aplica nesse campo também ou é só no que convém. Abraço.

    ResponderExcluir
  10. a política do Brasil é um teatro de fantoches, onde o eleito presta conta para quem o elegeu, sendo assim, nunca vamos ter uma política para o povo, e sim, uma política para quem paga mais.

    ResponderExcluir
  11. Eduardo Marinho é a voz da verdade que muitos não gostam e não querem ouvir. Em contra partida são muitos os que se identificam com seu jeito de ser, pensar e viver, eu sou um. A um ponto crucial que para mim, não desrespeitando sua opinião, discordo da forma como vê Deus, até considero uma blasfêmia, mas ai é entre ele Deus. Não tenho dúvidas de que Deus é o criador de tudo, e verdadeiramente a sua assinatura está no DNA de todas as coisas existentes nos céus e na terra. A vontade de Deus é de que o Homem compartilhasse um com outro de tudo que de graça ele nos deixou. É bem visível para mim, de que há duas foças que regem a vida: bem e mal, positivo e negativo, anjos e demônios que estarão sempre em conflito. Deus é amor, e a forma dele sobre existir em cada um de nós é comprovada pelo sentimento de valorizar a vida do outro como valorizamos a nós mesmos, isto vem do amor de Deus, pra entender isto é preciso entender a a mensagem da cruz. Essa opção de vida, esse senso de justiça em defesa das pessoas menos favorecidas, manipuladas, roubadas no direito de aprender melhor, de viver melhor, de desfrutar do melhor, que é vivenciada apenas pelos que se acham acima dos valores humanos, faz do Eduardo um cristão verdadeiro, um discípulo de Jesus, embora se firma como um ser ateu rico de espiritualidade. Quem dera se todas as pessoas do mundo tivessem a bondade que há em seu coração, seria mais fácil a humanidade compreender as razões de Deus ser onipotente, onisciente, onipresente, pai, filho e espírito santo. Criador dos céus e da terra. A explicação mais coerente com o por que uma minoria enganadora tem esse comportamento ambicioso e egoísta, tem início na criação dos anjos. Um deles se rebelou contra Deus, querendo ser Deus e destronar Deus tomando seu lugar. Lúcifer, anjo de luz, que hoje em nosso mundo espiritual é mais conhecido por Diabo, busca manipular e enganar o maior numero de pessoas, convencendo-as a viverem os seu próprios entendimentos se entregando a todo tipo de impurezas que venham contaminar a carne e adoecer as alma, mas somos livres na escolha entre o certo e o errado, Deus não interfere em nossas decisões, ele deixou-nos exemplos de sucessos e de fracassos, cabe a nós as escolha. tudo que semeamos, é o que colhemos. Há causas e consequências para tudo que fazemos. Porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim, E toda a língua confessará a Deus.
    De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.
    Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão.

    Romanos 14:11-13.

    ResponderExcluir
  12. Salve Eduardo Marinho eai de boa meu brother? Um grande abraço e um beijo no seu coração. Que você continue com essa visão e mente aberta pra esse mundo cheio de desigualdades ,e nos ajude a continuar cultivando uma ideia de " ser humano " visando sempre o ser humano.
    Difícil é encontrar pessoas " pedras preciosas " como você , afim de engajar na idéia e passar pra frente.
    Meu avô já dizia : sem moral sem moral nenhuma esse bando de político ladrão safado. Isso há 30 anos atrás...
    Para mim isso tudo trata-se de um novo método de induzir as pessoas na maneira de pensar , e mais que isso estão mechendo com a próxima geração pois o momento em que vivemos todos trancafiados em casa e os que mais estão sofrendo os problemas psicológicos futuros, SÃO AS CRIANÇAS !
    Abraço e até um dia quando nos encontramos - João Vitor

    ResponderExcluir
  13. Adorei o seu blog, acessa o meu também! https://www.amostrasgratis.shop

    ResponderExcluir
  14. Eu sou Tuga e so me questiono de uma coisa ????
    Que novidade tu apregoa , afinal meus antepassados inventaram globolizaçao.....kkkk

    ResponderExcluir
  15. Teus antepassados escolheram , e tu aguenta para honrar kkkk

    ResponderExcluir
  16. Ou vai na Argentina e chama Che , ou na Galiza e v
    chama Fidel e inventa um mundo novo......7

    ResponderExcluir
  17. Meus antepassados inventaram ....atitude

    ResponderExcluir
  18. Oi Eduardo te conheci hà um mês e te admiro muito.
    Tens idéia de qdo. Virás à Porto Alegre?
    Quero assistir tuas palestras.
    És um exemplo de vida, pra todos nós

    ResponderExcluir

observar e absorver

Aqui procuramos causar reflexão.