terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Descrédito como elogio

 O cara desacreditou quando eu disse que fazia à mão. Era uma mesa grande, dez a doze pessoas, alguns elogiando meu trabalho e eu explicando como fazia, o assunto foi pro conteúdo, as idéias, mas o cara não se conformava. Fincou pé que não era feito à mão e eu encerrei dizendo que ele era livre pra não acreditar e voltei ao papo sobre a alma do trabalho. Acabei vendendo umas peças, as pessoas já sabiam até onde iam usar, quem ia ver... uma forma de comunicação sutil. Aí ele desesperou, apelou pra mentira. "Eu cheguei de São Paulo ontem e estive lá no lugar onde cê compra isso aí. Vi na minha frente, isso mesmo que taí" e apontou pro painel na minha mão. Olhei pra ele, que sorria, o descarado foi fundo na sua descrença, tinha como certo me desmascarar. No silêncio, todos olharam pra mim, eu olhei pro meu painel. Eram broches gravados em relevo no percloreto de ferro, que exigia quinze horas de movimento só pra gravar, o fundo pintado com laca nitrocelulose, tinta pra metal, os fechos simétricos feitos no alicate e soldados com estanho atrás da chapa cortada com tesoura de metal e depois esmerilhados e polidos. Ficavam fortes e delicados. E lindos, eu gostava muito, apesar de dar um trabalho enorme e não me deixar tempo pra nada. Eu falava com o mundo através deles. O cara duvidava com a razão ignorante, num mundo realmente de mentiras e simulações. Disse a ele, "eu vou tomar como um elogio". Todos fizeram cara de estranheza, mas eu me expliquei. "Tu acha tão bom o meu trabalho, tão bonito e bem acabado, que é impossível eu fazer à mão, né..." o silêncio era geral e eu continuei, "...no fundo, é um elogio". Estendi calmamente a mão aberta virada pra luz de cima, os calos visíveis na palma e em todos os dedos, "...eu é que sei se faço ou não..."Acenei pra todos, "valeu, gente", e diante da expressão meio desconcertada dele, disse sorrindo, "obrigado pelo elogio". E segui adiante que o mangueio ainda ia longe.  

8 comentários:

  1. Sua postura interna vai te levar pra muitos caminhos ainda Eduardo assim como ela te levou pra onde você está hoje no amanhã estará em outro cada vez mais todos nós vamos caminhando pra evolução , sua postura interna trouxe uma lapidação do seus pensamentos e está força de propósito que você manteve Eduardo te deu suas experiências e eu só posso agradecer a Deus por hoje me passar tanto conhecimento ainda mais em um contexto em que sobrevivemos sem nenhuma informação da sociedade , para vivermos o que deveria ser o mundo o que deveria ser um humano vivendo em uma humanidade , não temos isto ainda mais a gente que a base por estudarmos em escola pública sem informação mas começa nossa postura interna podemos fazer cada vez mais , ainda agora que temos novas ferramentas para transformar nossa consciência com a mídia e os novos meios de comunicação mesmo com tantas armadilhas psiquicas que tem em redes sociais no YouTube e em outras plataformas estamos pelo menos por alguns momentos vivendo e podendo desenvolver novas visões de mundo com estas ferramenta e humano de verdade sapiens de verdade como você Eduardo que dão a oportunidade de uma visão única e de anos de trabalho com muito amor quero estar cada vez melhor pra continuar a desenvolver minha conciencia para ser mais útil para a humanidade assim como você está sendo Eduardo em meio a está sistema só tenho a agradecer irmão .

    ResponderExcluir
  2. EDUARDO MARINHO, Suas palavras me fazem acreditar no Caminho.
    Hoje aos 47 anos, mãe de uma menina que dia 13/12 completa 19 anos, nunca me vi adequada aos PADRÕES SOCIAIS.
    Vivi minhas Consequências de meus atos com muita tranquilidade, fui como vc uma ADOLESCENTE desvinculada dos Padrões que me eram exigidos, aos 21 anos já havia realizado alguns sonhos que não me eram PERMITIDOS por imposições paternas e a sociedade hipócrita.
    Sou LIVRE nas minhas Escolhas.. assumo as consequências do que me dizem ser INCONSEQUÊNCIA e não "Sofro" por isso.

    Olho para trás e aos 47, digo sem o menor pudor que SOU FELIZ HOJE, FUI FELIZ ONTEM, MINHA COINSCIÊNCIA E MINHAS EMOÇÕES SEMPRE FORAM E SERÃO AS MANIVELAS QUE MOVIMENTAM A.MINHA VIDA..
    NUNCA ME VI DENTRO DA CAIXA..
    SEMPRE FORA DA MATRIX..

    SOMHO EM CONHECÊ-LO..
    E MEUS SONHOS E OS FAÇO REALIZAR rs..

    Sou da Cidade de SÃO FRANCISCO DO ITABAPOANA.
    INTERIOR DO RIO DE JANEIRO

    TEMOS UM INSTITUTO SOCIAL EM MINHA CIDADE, E SUA PRESENÇA EM.NOSSO ESPAÇO IRÁ SE CONCRETIZAR.

    " O.MAIOR BEM QUE PRECISAMOS CONQUISTAR E NOSSO BEM ESTAR"

    ResponderExcluir
  3. Eduardo muito bom você ter compartilhado essas experiências e seus pensamentos sobre tudo que você viu,e sobre essa sociedade, quero ter a oportunidade de ler um livro seu, estou em Pernambuco, você tras novas idéias que não podemos vê por tar preso ao sistema.

    ResponderExcluir
  4. Gostei da história, gostei de sua atitude. Parabéns pelo texto, vou divulgar!

    ResponderExcluir
  5. Fazer de cada limão uma limonada ou uma caipirinha se preferir...

    ResponderExcluir
  6. Sábias palavras, ainda terei o privilégio de trocar algumas palavras com você aqui no Espirito Santo.

    ResponderExcluir
  7. Muito boa... Imagina o quanto o sujeito ignorante por sua vez, deve ter ficado sem reação, achando que você iria entrar na discussão que ele queria.

    ResponderExcluir

observar e absorver

Aqui procuramos causar reflexão.